Cães

Por que o cachorro segue o dono?

Ter um cãozinho é ter um verdadeiro companheiro. Quem é tutor de pet sabe que alguns bichinhos acompanham seus parceiros em todos os lugares. Mas por que o cachorro segue o dono com frequência?

Para explicar essa atitude, preparamos este conteúdo, que traz algumas informações que podem ajudar a entender um cachorro seguindo o dono. Continue acompanhando e entenda!

Devo me preocupar?

Esse é um comportamento de cachorro que chama a atenção, mas não é nada fora do comum. O que acontece é que alguns cães são mais apegados e outros não ligam tanto para isso. Nos casos em que o pet gosta de ficar o tempo todo ao lado do tutor, não é preciso se preocupar.

Não é nenhum tipo de carência ou dependência emocional. É apenas uma forma de o cão estar próximo de quem ele ama, seja protegendo ou tendo como uma referência. Em alguns casos, pode ser até porque o pote de ração dele está vazio. Confira alguns possíveis motivos de por que o cachorro segue o dono.

Cachorro que acompanha o tutor preferido

Seja na sala, quarto, cozinha ou quintal, o ato é um caso sério de amor, porque o cachorro segue o dono até no banheiro. O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles.

Ou seja, é comum que ele siga o tutor que dê o que ele precisa: carinho, comida, água e brincadeiras. Isso porque ele sabe que com aquela pessoa, não ficará desamparado. Isso não quer dizer que outros tutores não deem atenção a ele, mas ter um membro favorito na família pode ser real.

Como o cãozinho não sabe falar “obrigado”, a única forma de agradecer e retribuir o amor que recebe, é dando a sua companhia. Fofo, não é mesmo? Essa é uma das possíveis explicações de por que o cachorro segue o dono.

Proteção do tutor

Ainda nessa mesma linha de pensamento, se o seu cãozinho ama você, ele vai querer te proteger. Algumas raças têm esse instinto ainda mais aguçado, por isso, estarão em sua companhia em qualquer lugar da casa que você for.

Tudo isso é para se certificar de que você está bem e não está correndo nenhum perigo. Até porque, se algo for acontecer, ele será um destemido cachorro protegendo seu dono!

Costume de andar em bando

Não esqueça que cachorro já foi acostumado a andar em bando nos primórdios, e seus instintos primitivos ainda podem aparecer de vez em quando. Normalmente, nas matilhas, há um líder que ele deve seguir. Nesse caso, ele enxerga o tutor como essa referência, por isso, quer estar por perto dele o tempo todo. 

Deu para ver porque o cachorro segue o dono, né? Não é algo anormal e, se o seu peludo não tem essa atitude, não há motivos para se preocupar. Cada um tem sua personalidade. Aqui, no blog da Petz, temos mais conteúdos que explicam comportamentos dos bichinhos de estimação. Continue acompanhando!

 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Rãs venenosas: fique longe delas

Os anuros são animais pertencentes à ordem dos anfíbios. Os representantes principais são os sapos…

1 dia ago

Ferret: guia completo de cuidados com esse pet curioso

Do corpo magro ao pelo sedoso e personalidade curiosa, o ferret é um pet irresistível.…

3 dias ago

Vacina de coronavirose: o que é a doença e como proteger seu cachorro

Você sabia que existe uma coronavirose canina? Apesar do nome, a doença é bem diferente…

4 dias ago

Calopsita: guia completo de cuidados com esse pet carismático

O topete é inconfundível. O jeito brincalhão também. Por isso, a calopsita é uma das…

1 semana ago

Conheça os tipos de carrapatos que podem afetar seu animal de estimação

São muitos os tipos de carrapatos que podem atingir os animais. Ainda que algumas pessoas…

2 semanas ago

Animais da Amazônia: você sabe quais são?

A Amazônia é reconhecida globalmente como a floresta com a maior biodiversidade do planeta. Portanto,…

2 semanas ago