Roedores

Porquinho-da-índia bebe água? Como oferecer?

A resposta para a questão “porquinho-da-índia bebe água?” pode parecer óbvia para alguns, mas não é tanto assim. Ao contrário do que muitos imaginam, não são todos os animais que precisam beber água com frequência. 

Animais que vivem em locais muito secos, como em regiões desérticas, por exemplo, costumam obter a hidratação a partir dos próprios alimentos, como as sementes. Estas diminuem a evaporação e ainda podem ser armazenadas.

Entre os roedores, a chinchila é um bom exemplo de pet cujo metabolismo não necessita de uma grande ingestão de água para sobreviver. Também os porquinhos não são dos animais mais sedentos, mas será que o porquinho-da-índia bebe água? Com que frequência? A seguir, saiba dicas de como criar um porquinho-da-índia!

A importância da água para os seres vivos

Fundamental para os seres vivos, a água é importante pois participa de diversas reações que ocorrem nos organismos. Como um solvente universal, ela é capaz de dissolver as diversas substâncias presentes no organismo, possibilitando novas ligações, necessárias para transformações que, por sua vez, estão ligadas às funções vitais dos seres vivos.

A água também participa do transporte de substâncias pelo corpo, da eliminação de resíduos, ajuda na manutenção da temperatura corporal (especialmente nos animais endotérmicos), da lubrificação e ainda tem função protetora, como nas mucosas.

Por todos esses motivos, todos os animais precisam de água para sobreviver. Já a quantidade varia de espécie para espécie, dependendo do hábitat de cada uma.

Como alguns animais conseguem sobreviver com pouca água?

A quantidade diária de água necessária para a sobrevivência de determinada espécie está diretamente relacionada ao hábitat. Nesse sentido, animais originários de regiões desérticas costumam beber muito menos água que aqueles de ambientes úmidos.

Isso ocorre pois, ao longo de milhares de anos, o próprio ambiente foi selecionando os animais mais aptos a sobreviverem nele. Como resultado desse processo de seleção natural, alguns animais modernos possuem adaptações bem interessantes para sobreviver em climas secos.

O exemplo mais famoso de animal que consegue sobreviver por dias sem água é o camelo. No caso deles, o segredo está em outro atributo célebre desses animais: a corcunda.

Composta principalmente por gorduras, ela pode ter suas moléculas quebradas pelo organismo do camelo a fim de obter água e energia. Além disso, os camelos são muito resistentes ao calor e suam muito pouco, o que evita a perda de água. 

Quanto de água um porquinho-da-índia precisa beber?

Originais dos Andes, o porquinho-da-índia bebe água e precisa de uma quantidade moderada para sobreviver. Esta deve estar disponível o tempo todo em bebedouro próprio para roedores, acoplado à gaiola. 

Lembrando que a água para porquinho-da-índia deve ser mantida sempre fresca e em temperatura agradável, e que o bebedouro deve ser limpo com regularidade para evitar a formação de algas.

Meu porquinho-da-índia não bebe água, o que fazer?

Em geral, o porquinho-da-índia gosta de água, mas muito menos que outros grupos de roedores. No entanto, isso não quer dizer que eles não precisam de hidratação. 

Acontece que justamente por precisarem de uma ingestão hídrica menor, se o seu amigo tem bebido pouca água, pode ser que ele já esteja obtendo toda água de que precisa a partir dos alimentos. 

Então, se você está se questionando “por que meu porquinho-da-índia não quer beber água do bebedouro?”, saiba que, se ele ingere muita água encontrada em outros alimentos como tomate, pepino, melão, melancia e outros, menos líquido ele precisará beber.

Seja como for, certifique-se de que o bocal do bebedouro presente na gaiola é adequado para o tamanho do seu porquinho. Além disso, procure trocar a água todos os dias, fazendo sempre a limpeza do bebedouro. Água parada, morna e/ou com resíduos, como algas, podem desestimular ainda mais a ingestão do líquido pelos porquinhos-da-índia. 

Agora que sabe se o porquinho-da-índia bebe água, veja outros conteúdos imperdíveis sobre a vida desses seres, além de dicas de cuidados e saúde. Tudo isso no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Guia completo sobre o enriquecimento ambiental para cães

Queremos garantir sempre o melhor para os animais de estimação. Pensando nisso, o enriquecimento ambiental…

15 horas ago

Rãs venenosas: fique longe delas

Os anuros são animais pertencentes à ordem dos anfíbios. Os representantes principais são os sapos…

2 dias ago

Ferret: guia completo de cuidados com esse pet curioso

Do corpo magro ao pelo sedoso e personalidade curiosa, o ferret é um pet irresistível.…

4 dias ago

Vacina de coronavirose: o que é a doença e como proteger seu cachorro

Você sabia que existe uma coronavirose canina? Apesar do nome, a doença é bem diferente…

5 dias ago

Calopsita: guia completo de cuidados com esse pet carismático

O topete é inconfundível. O jeito brincalhão também. Por isso, a calopsita é uma das…

2 semanas ago

Conheça os tipos de carrapatos que podem afetar seu animal de estimação

São muitos os tipos de carrapatos que podem atingir os animais. Ainda que algumas pessoas…

2 semanas ago