Bem-Estar

Você sabe se pode levar cachorro no ônibus? Descubra agora!

Publicado em 20 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 4min

Só quem não tem um automóvel sabe como pode ser difícil se locomover pela cidade na companhia do pet. Sendo assim, será que você pode levar cachorro no ônibus?  Afinal, qual é o problema dos bichinhos utilizarem o transporte público de vez em quando, não é mesmo?

Cachorro olhando pela janela de ônibus

De fato, a locomoção por meio de ônibus, trens e outros tipos de transportes comunitários é uma constante na vida de muitas pessoas. Resta saber se a presença dos peludos é permitida nestes tipos de veículos. A seguir, você tira todas as dúvidas sobre o tema! 

Ônibus municipais: a decisão fica a critério de cada cidade

Até pouco tempo, quem não tinha carro dependia de amigos ou taxistas para transportar o cachorro em casos de necessidade. Com a chegada dos aplicativos de transporte, serviços como Uber Pet (já extinto) facilitaram um pouco a vida. Mesmo assim, eles tinham custo elevado se comparados ao transporte público.

Porém, graças à cobrança da sociedade civil, a partir de 2015, diversas cidades permitiram a entrada de animais em ônibus municipais. São Paulo e Rio de Janeiro são alguns dos locais em que você pode viajar de ônibus com o cachorro

São Paulo: transporte permitido no metrô e nos ônibus intermunicipais

Saber que você pode levar cachorro no ônibus municipal é uma grande conquista. Entretanto, essa prática está longe de resolver o problema por completo. Afinal, dependendo de onde você mora, utilizar o metrô pode ser a opção mais viável. 

Dois cachorros em janela de ônibus

Felizmente, desde janeiro de 2020, é possível transportar cachorro nos trajetos feitos por metrô, CPTM e EMTU no Estado de São Paulo. Com apoio de entidades de proteção aos animais, o projeto de lei que colocou a questão em pauta valeu logo após aprovação.

Conheça as regras para o transporte de cachorro no ônibus

Apesar de representarem um grande avanço, as mudanças nas leis relacionadas ao  transporte de cachorro têm muitas limitações. Por exemplo, como regra geral, só é permitido o transporte de animais de pequeno porte. Abaixo, confira as regras comuns para transportar pets em ônibus coletivos.

  • O transporte é permitido somente para animais com até 10 kg;
  • O transporte de cachorro no ônibus só pode ser realizado fora dos horários de pico, isto é: antes das 6h, entre 10h e 16h, e depois das 19h, salvo em caso de procedimento cirúrgico pré-agendado. Nessa situação, é obrigatória a apresentação de documento assinado por um veterinário;
  • O pet transportado não deve comprometer a segurança e o conforto dos demais passageiros do veículo com agressividade, peçonha ou condições de saúde;
  • Você só pode levar cachorro no ônibus se o peludo estiver em uma caixa de transporte de material rígido e em boas condições;
  • Caso seja solicitado pela empresa responsável pelo transporte, é obrigatória a apresentação de carteirinha de vacinação, atestando a correta imunização do pet;
  • Se o pet ocupar um assento, a empresa responsável pelo transporte está autorizada a cobrar uma passagem extra se achar conveniente.

Também posso levar meu cachorro comigo nos ônibus de viagem?

Muitos tutores que não conseguem sair do lado dos animaizinhos se perguntam: “posso levar cachorro no ônibus de viagem?”. Por não se tratar de um transporte da rede pública, as regras são diferentes nesse caso. Normalmente, elas funcionam de maneira semelhante ao transporte de animais em aviões. 

Ainda assim, a empresa responsável pela viagem decide se você pode levar cachorro no ônibus e quais são as condições para isso. Em geral, para viajar de ônibus com cachorro, gato ou outro animal, siga as regras abaixo.

  • Só estão autorizados a viajar cães e gatos de pequeno porte (até 10 kg);
  • Aves e animais silvestres precisam de autorização especial do Ibama para viajar;
  • É obrigatório o uso de caixa de transporte em boas condições;
  • Os animais transportados não podem comprometer o conforto e a segurança dos demais passageiros em razão de peçonha, ferocidade ou condições de saúde;
  • É obrigatória a apresentação de carteirinha de vacinação, preenchida e em dia;
  • Um atestado de saúde emitido por um veterinário até 15 dias antes da viagem também poderá ser solicitado. 

Cachorro ao lado de ônibus

Agora que você sabe se pode levar cachorro no ônibus ou não, é hora de conferir mais conteúdos sobre saúde e bem-estar animal. Aqui, no blog da Petz, você encontra muitas dicas para lidar com seu peludo da melhor maneira possível!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog