Pode levar cachorro no ônibus? Conheça regras e cuidados

Postado por PETZ, em 21/02/2020

Bem-Estar
Pode levar cachorro no ônibus? Conheça regras e cuidados

Só quem não tem um automóvel sabe como pode ser difícil ter acesso à cidade na companhia do pet. Tutores que costumam usar o transporte público já devem ter se questionado: posso levar cachorro no ônibus? Descubra agora!

cachorro-janela

Ônibus municipais: a decisão fica a critério de cada cidade

Até pouco tempo, quem não tinha carro dependia de amigos ou de taxistas para transportar o cachorro em casos de necessidade. Com a chegada dos aplicativos de transporte, serviços como o agora extinto Uber Pet facilitaram um pouco a vida. Mesmo assim, tinham custo elevado se comparados ao valor do transporte público.

A boa notícia é que, graças à cobrança da sociedade civil, a partir de 2015 diversas cidades, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, permitiram que gato e cachorro pode viajar de ônibus municipais. 

Em São Paulo, o transporte também é permitido no metrô e ônibus intermunicipais

Poder utilizar ônibus municipais para se deslocar com seu filho de quatro patas é sem dúvidas uma grande conquista. Mas ela está longe de resolver toda a questão. Afinal, dependendo de onde você mora e precisa chegar, o metrô costuma ser a opção mais rápida. 

Felizmente, desde janeiro deste ano você também pode viajar com cachorro nos trajetos feitos por metrô, CPTM e EMTU, no Estado de São Paulo. Com apoio de entidades de proteção aos animais, o projeto de lei que colocou a questão em pauta passou a valer logo após aprovação.

Conheça as regras para o transporte de cachorro no ônibus

Apesar de representarem um grande avanço na garantia de bem-estar aos pets, as mudanças nas leis sobre transporte de cachorro no ônibus possui muitas limitações. 

cachorros-janela-onibus

 

Por exemplo, como regra geral, só é permitido o transporte de animais de pequeno porte. Abaixo, confira as regras comuns para o transporte de pets em ônibus coletivos:

  • O transporte é permitido somente para animais com peso de até 10kg;
  • É obrigatório o uso de caixa de transporte de material rígido e em boas condições;
  • O transporte de animais só pode ser realizado fora dos horários de pico, isto é: antes das 6h, entre 10h e 16h, e depois das 19h, salvo em caso de procedimento cirúrgico pré-agendado. Nessa situação, é obrigatória a apresentação de documento comprovante assinado por um veterinário;
  • O pet transportado não deve comprometer a segurança e o conforto dos demais passageiros do veículo com agressividade, peçonha ou condições de saúde;
  • Caso solicitado pela empresa responsável pelo transporte, é obrigatória a apresentação de carteirinha de vacinação, atestando a correta imunização do pet;
  • Se o pet vier a ocupar um assento, a empresa responsável pelo transporte está autorizada a fazer a cobrança de uma passagem extra se achar conveniente.

E nos ônibus de viagem, também posso levar meu cachorro comigo?

Muitos tutores que não saem do lado de seus animaizinhos se perguntam: posso levar cachorro no ônibus de viagem?. Por não se tratar de transporte da rede pública, as regras são diferentes nesse caso. Normalmente, elas funcionam de maneira semelhante ao transporte de animais em aviões

Ainda assim, fica a critério da empresa se pode levar cachorro no ônibus de viagem e em que condições. Consulte a empresa responsável pela sua viagem para melhores informações. Em geral, para viajar de ônibus com cachorro, gato ou outro animal devemos seguir as seguintes regras:

  • Só estão autorizados a viajar cães e gatos de pequeno porte (até 10 kg);
  • Aves e animais silvestres precisam de autorização especial do Ibama para viajar;
  • É obrigatório o uso de caixa de transporte em boas condições;
  • Os animais transportados não podem comprometer o conforto e a segurança dos demais passageiros em razão de peçonha, ferocidade ou condições de saúde;
  • É obrigatória a apresentação de carteirinha de vacinação preenchida e em dia;
  • Um atestado de saúde emitido por um veterinário até 15 dias antes da viagem também poderá ser solicitado. 

cachorro-onibus
Agora que a questão “posso levar cachorro no ônibus de viagem?” foi respondida, confira mais conteúdo sobre cuidado e bem-estar para seu animalzinho. Aqui no blog da Petz você encontra diversos conteúdos relacionados a esse. Aproveite!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *