Embora a presença de animais seja proibida na maioria das praias, muitas prefeituras já entenderam que os deixar em casa não é mais uma escolha quando o responsável vai viajar. Por isso, existem praias pet-friendly no Brasil que permitem a companhia de forma segura. Continue lendo para saber mais.
A expressão pet-friendly ainda é desconhecida para alguns responsáveis. Afinal, o que é pet-friendly? Em tradução, “pet-friendly” significa “amigável para pets”. Isso indica que um local aceita a presença de cães, gatos ou outros animais domésticos.
Geralmente, esses estabelecimentos (restaurantes, hotéis, pousadas, shoppings e praias pet-friendly) possuem a estrutura necessária para receber animais. Pode ser uma área específica aos responsáveis e aos pets, permitindo que ambos desfrutem do momento de lazer. Esses locais costumam ter uma equipe treinada, bebedouros, saquinhos para recolher as fezes e lixeiras disponíveis.
No entanto, as praias pet-friendly não necessariamente oferecem toda essa estrutura. Algumas apenas permitem a presença deles, ficando a cargo dos responsáveis recolher os dejetos, fornecer hidratação constante e garantir a segurança tanto dos outros animais quanto das pessoas ao redor.
Há quem defenda que os animais podem frequentar o litoral, enquanto outros acreditam que os riscos envolvidos são grandes. O motivo pelo qual nem todas as praias são pet-friendly são as fezes dos animais, que podem transmitir doenças aos seres humanos.
Nem todos os responsáveis se preocupam em vermifugar e vacinar os animais com a frequência adequada ou não recolhem as fezes. Assim, eles contribuem para a disseminação de parasitas.
Além disso, existe a preocupação com cães mais agressivos em locais movimentados, que podem causar acidentes. Por essa razão, muitas cidades ainda não possuem praias pet-friendly.
O responsável conhece o animal melhor do que ninguém. Se ele for arisco, talvez a presença de outros cães e pessoas não seja confortável para ele. Antes de aproveitar esse momento com o animal, procure ajudá-lo a melhorar o comportamento.
Outro ponto de atenção são os pets que sentem muito calor e não gostam de ficar expostos ao sol. Observe o que os incomoda antes de decidir qual tipo de passeio é ideal. Alguns podem entrar na água para se refrescar, enquanto outros preferem fazer uma leve caminhada no fim da tarde.
Para frequentar uma praia que aceita pet, informe-se antes. Geralmente, as praias que permitem a presença de animais delimitam trechos específicos para isso. Mantenha-se atualizado sobre as normas e as regras.
Confira anteriormente qual praia que pode levar cachorro e prepare o pet. Sempre consulte o médico-veterinário sobre o estado de saúde do animal e siga à risca as orientações do profissional. As vacinas também devem estar em dia.
Mesmo que o animal seja obediente e calmo, sempre utilize a guia. Além da movimentação de pessoas, as praias pet-friendly têm animais com diferentes temperamentos. A guia assegura que o pet esteja por perto e protegido.
Escolha horários menos quentes e fique por pouco tempo. A sensação térmica do cachorro é mais elevada. Portanto, ofereça sombra e água fresca em abundância, além de alimentação equilibrada. Não se esqueça de aplicar o protetor solar para cães nas pontas das orelhas e no focinho. Também recolha toda a sujeira.
Fique atento aos sintomas de incômodo ou hipertermia. Cachorros ofegantes, com salivação excessiva ou abatidos indicam alerta. Respeite o limite do animal e, caso seja necessário, esteja preparado para voltar para casa antes.
Agora que você sabe como as praias que aceitam cachorro funcionam e o que fazer para se preparar para essa aventura, só falta ir ao destino escolhido.
As praias pet-friendly ganharam espaço em muitas partes do mundo. No Brasil, quatro regiões são permitidas por lei. Lembre-se de que ter cachorro na praia não significa necessariamente que de ele está liberado. Muitos responsáveis desrespeitam as leis municipais.
Confira onde o acesso é livre:
A praia pode ser uma boa opção de passeio com o cachorro. Para saber todos os cuidados essenciais no verão, confira o vídeo da Petz TV:
A cada ano que passa, surgem novas praias pet-friendly. Fique atento, pois, logo, você pode desfrutar desse momento, sem correr riscos com as leis municipais. Aqui, no blog da Petz, você encontra mais curiosidades e dicas sobre a saúde e o lazer do animal.
Ela tem muitos nomes, pode causar pneumonia, mas é facilmente prevenida com a vacina de…
A cana-de-macaco, também conhecida como marianinha ou dicorisandra, é uma planta ornamental que se destaca…
Cada vez mais, os tutores se preocupam com a saúde física e mental dos felinos.…
A vacinação para pets é uma das principais formas de garantir a saúde e o…
Eles são maioria nos lares brasileiros e ganharam destaque em músicas, filmes e até em…
Você já parou para pensar se o coelho transmite doença para humanos e outros animais?…