O Betta é muito popular entre os aquaristas, principalmente os iniciantes. Entretanto, ele também possui fama de territorialista. Por isso, muita gente pergunta: “qual peixe posso colocar junto com o Betta?”.
Se esse é o seu caso, continue lendo para saber mais sobre a espécie e quais peixes podem se dar bem com o Betta.
Antes de se perguntar “qual peixe posso colocar junto com o Betta?”, é importante conhecer mais sobre a espécie para saber se ela é realmente a mais indicada para o seu aquário.
Colorido e com uma cauda chamativa, o peixe Betta é famoso fora do aquarismo. Não é só a beleza que o torna tão popular: a reputação de “peixe de briga” é bem conhecida.
Afinal, o peixe Betta pode ficar junto com outro Betta ou demais peixes? Os profissionais explicam que a recomendação é apostar em animais de gêneros diferentes: um macho e uma fêmea.
O Betta é extremamente territorialista. Por isso, defende o espaço de todas as formas. Isso justifica a fama de brigão. Entretanto:
Ou seja, apesar de ser verdade que ele costuma brigar, o peixe Betta pode ficar junto com outros peixes, com alguns cuidados.
Sabendo mais sobre a espécie, é a hora de responder: “qual peixe posso colocar junto com o Betta?”. Separamos uma lista das espécies mais recomendadas. Confira, a seguir.
O popular Limpa-Vidros está entre os principais companheiros para Betta. Esse peixe simpático é muito pacífico. Por isso, não costuma arranjar problemas com outras espécies.
Ele vive no fundo do aquário, enquanto o Betta é um peixe de superfície. As condições de água para as duas espécies também são bastante similares. Por isso, ambos podem ficar juntos.
Natural da região sudeste do Brasil, esta espécie é muito comum no aquarismo e facilmente encontrada em lojas especializadas. Ela é conhecida pelo comportamento pacífico e pela facilidade de trato.
Como também fica no fundo do aquário, costuma ser boa companheira para Betta. Entretanto, vale ressaltar, que a Corydora é um peixe de cardume. Por isso, é necessário ter pelo menos cinco.
O Tetra-Neon é natural da região amazônica. Ele se destaca por cor vibrante. Geralmente, os especialistas não recomendam que o Betta conviva com peixes de cores fortes para evitar possíveis brigas.
Porém, como o Tetra-Neon é muito ágil, costuma ser um bom companheiro para Betta. Lembre-se apenas de que ele também é um peixe de cardume. Por isso, deve viver em grupos de 6 a 10, dependendo do tamanho do aquário.
Com colorido discreto e mancha negra no corpo, Rasbora Arlequim é uma espécie muito querida entre os aquaristas. Natural do sudeste asiático, ela é considerada fácil de cuidar.
Deve viver em grupos de 10 peixes ou mais, dependendo do espaço disponível. Quando vive em um ambiente equilibrado, pode conviver com o Betta sem grandes problemas.
O Ramirezi possui cores suaves e atinge em média 4 cm, sendo uma espécie pequena. Muito pacífico, ele costuma viver no fundo do aquário. Por isso, não cria problemas para o Betta. Entretanto, é recomendado criar o Ramirezi junto com o Betta apenas em aquários espaçosos, para evitar disputa de território.
Este peixe é natural da China, mas conquistou aquaristas do mundo todo. Pequeno e rápido, costuma viver no fundo do aquário. Assim, raramente arruma confusão com o Betta. Muito resistente, sobrevive bem em diversas condições de água. Para seu bem-estar, deve viver em grupos de seis ou mais peixes.
Agora que você já sabe qual peixe pode colocar junto com o Betta, é importante tomar alguns cuidados com o aquário para garantir a saúde do animal.
Se você estiver considerando um aquário coletivo, é necessário levar em conta as necessidades dos outros peixes. Separamos algumas recomendações para a montagem do aquário de Betta.
O peixe Betta macho e fêmea precisa de filtro de aquário para oxigenar e auxiliar na limpeza da água. Caso isso não ocorra, em pouco tempo, o ambiente fica nocivo e tóxico para eles.
Escolha um bom filtro, seguindo as recomendações de acordo com o tamanho do ambiente que você pretende cuidar.
Muitos tutores acreditam que esse peixe sobrevive bem em espaços pequenos. Entretanto, os especialistas reforçam que, quanto maior for o espaço, melhor.
Isso é um ponto importante se você pensa em ter um aquário coletivo. Como o Betta é territorialista, precisa de um ambiente grande para viver em paz com os outros pets.
O termostato e o termômetro são estratégicos para oferecer condições agradáveis, contribuindo para a saúde e o bem-estar dos peixes.
Além disso, é importante realizar trocas parciais, fazer regularmente testes de água e oferecer ração de qualidade adequada para as espécies, seguindo a recomendação do médico-veterinário.
A decoração de aquário o deixa mais bonito e contribui para o bem-estar do pet. É importante buscar elementos que remetem ao ambiente natural, como galhos e pedras.
O excesso de enfeites diminui a área útil do aquário. Com isso, pode gerar competitividade por espaço. Como o Betta é territorialista, é necessário ficar de olho e não exagerar.
Você já sabe a resposta para “qual peixe posso colocar junto com o Betta?” e “como montar aquário de forma mais consciente e responsável?”.
Se precisar de ajuda, procure a Petz mais próxima. Em nossas lojas, você encontra tudo que um animal aquático precisa, como ração, filtro, termostato e muito mais.
As plantas aéreas chamam atenção justamente por dispensarem o uso de solo, algo incomum no…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet As brigas entre gatos preocupam qualquer tutor. Às vezes,…
O Buldogue Campeiro é uma das poucas raças de cachorro genuinamente brasileiras. Surgiu no Sul…
Ter um cachorro é sinônimo de companhia e momentos de alegria. Por isso, cada vez…
De acordo com a OMS, o Brasil tem cerca de 30 milhões de animais abandonados.…
Um cachorro com febre é um sinal de alerta. Assim, é importante saber identificar os…