O envelhecimento dos cães ainda gera muitas dúvidas entre os humanos. Não à toa, muita gente se pergunta qual raça de cachorro vive mais. Afinal, diversas pessoas esperam passar muitos anos ao lado do pet.
Antigamente, acreditava-se em uma tabela fixa para o tempo de vida de um cachorro. Hoje em dia, é sabido que a taxa de envelhecimento é diferente de um cão para outro.
Estudos recentes defendem que, quanto menor é o pet, mais lento é o envelhecimento, entretanto outros aspectos importantes também entram na equação — como estilo de vida e quadro de saúde. Continue a leitura para entender melhor!
Para além da curiosidade, saber ao certo ou até estimar o tempo de vida de um animal é uma questão de planejamento. Isso porque adotar uma vida é uma responsabilidade muito grande.
São muitos anos de dedicação de tempo e de recursos financeiros. Por isso, antes de adotar um cachorro, é importante pensar em como pode estar sua vida daqui a 10 ou 15 anos.
Caso você esteja certo desse compromisso e pronto para ser responsável por um cão, nada mais justo que ter o pet ao seu lado por muitos anos. A seguir, confira qual raça de cachorro vive mais.
De origem mexicana, o Chihuahua é um dos menores cães do mundo, mas o seu tamanho não diz nada sobre a longevidade. Essa raça tem a maior média de expectativa de vida. Ou seja, pode ser considerado o cachorro que mais vive — ou, pelo menos, um dos.
Portanto, se você quer saber qual é a raça de cachorro que vive mais tempo para escolher um pet longevo, não deixe de considerar o Chihuahua. A estimativa de vida desta raça varia entre 15 e 20 anos.
Apesar do pequeno porte, ele é conhecido pela alta animação e pela inteligência. Em geral, costuma ser bastante desconfiado com estranhos. Por isso, é importante fazer a socialização desde cedo.
Campeão de popularidade nos anos 90, o Poodle Toy segue sendo um dos cachorros preferidos dos brasileiros. Bastante leal, a raça é conhecida pela docilidade e pelo companheirismo, desde que seja socializada e tenha um adestramento adequado.
Por serem muito inteligentes, os Poodles precisam receber muitos estímulos. Do contrário, é provável que apresentem comportamentos indesejados. Com média de 18 anos de vida, a raça é outra boa resposta para a pergunta “qual cachorro que mais vive?”.
Não é difícil entender a crescente popularidade do Shih Tzu ao redor do mundo. Tranquilo, companheiro e divertido, ele se adapta muito bem à vida em apartamento.
No entanto, é justamente o comportamento dócil que faz com que muitos tutores relaxem no adestramento, contribuindo para deixar o Shih Tzu teimoso. Portanto, não se esqueça de socializá-lo assim que tiver a aprovação do médico-veterinário.
Para quem está em dúvida sobre quantos anos vive um cachorro dessa raça, a resposta é entre 10 e 16 anos. Então, na lista de qual a raça de cão que vive mais tempo, ele está em terceiro lugar.
Também conhecido como Lulu-da-Pomerânia, o Spitz Alemão anão é outra raça cada vez mais popular. Com uma pelagem que lembra a juba de um leão, ele é enérgico e brincalhão, além de muito companheiro.
Por causa do temperamento sempre alerta, o cão pode acabar estranhando e latindo para estranhos. Sendo assim, também é importante começar a sua socialização o quanto antes, com a orientação de um profissional.
Nesta lista sobre qual raça de cachorro vive mais, o Lulu-da-Pomerânia está em quarto lugar. A estimativa de vida da raça varia entre 12 e 15 anos, quase empatando com o Shih Tzu.
Engana-se quem pensa que o Yorkshire é um típico cão de companhia. Embora a principal função dele hoje seja essa, a raça já foi muito útil na cidade e no campo, onde ajudava a caçar ratos.
Por isso, o Yorkshire é muito atento, agitado e curioso, além de bastante inteligente. A posição dele na lista de qual raça de cachorro vive mais empata com o Lulu-da-Pomerânia, com estimativa de vida entre 12 e 15 anos.
Não confunda este pequeno braquiocefálico com o Shih Tzu. Apesar de semelhantes na aparência, as duas raças de origem asiática têm temperamentos bem distintos.
Ao contrário do Shih Tzu, o Lhasa Apso não é tão chegado em colo, é desconfiado com estranhos e tende a latir bastante. Mesmo assim, é muito leal e brincalhão. Se decidir adotá-lo, leve em conta que a raça vive entre 12 a 15 anos.
Com pelos brancos e postura altiva, o Maltês costuma chamar atenção. Além disso, a raça é dona de um temperamento gentil e amigável. No entanto, é importante garantir a socialização desde cedo para evitar conflitos com estranhos.
Por ser muito inteligente e agitado, esse cão também precisa de estímulos para afastar comportamentos indesejados, como latidos em excesso. No que se refere à longevidade, um cachorroMaltês pode viver entre 12 e 15 anos.
É importante lembrar que as idades mencionadas são apenas estimativas. Definir quanto tempo um cachorro pode viver depende de uma série de fatores aos quais o responsável precisa se atentar ao longo da vida do pet.
Fatores como visitas regulares ao médico-veterinário, alimentação balanceada, atividades físicas constantes, herança genética, vacinação anual, vermifugação periódica fazem toda a diferença.
Para saber mais sobre a longevidade dos pets, confira o vídeo da Petz TV — com dados exclusivos sobre o tema:
Agora que você conhece qual raça de cachorro vive mais, converse com um dos profissionais do Centro Veterinário Seres mais próximo e receba orientações de como manter o pet saudável por muitos e muitos anos.
As doenças de pele em gatos podem atingir a população felina a qualquer momento. A…
Aprender como plantar grama de semente pode ser uma opção estratégica para quem quer economizar…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Ver seu pet se lambendo com frequência pode parecer…
Você sabe a partir de quando pode dar banho em filhote de cachorro? É normal…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Muita gente me pergunta como, após a adoção de…
Quem gosta de plantas vive procurando uma muda a mais para cultivar. Um exemplo prático…