Saúde e Cuidados

Filhotes chegando: quanto tempo dura a gestação da cadela?

Saber da chegada de novos filhotes é uma notícia que pode ser muito especial para o responsável e para o pet. Ao mesmo tempo, algumas dúvidas começam a surgir, sendo as mais comuns quanto tempo dura a gestação da cadela e quais são os cuidados necessários ao longo do processo.

Vale lembrar que o ideal é castrar os animais quando não há a intenção de reprodução. Porém, se a sua pet acabar engravidando, o mais importante é conhecer quanto tempo dura a gestação e se assegurar da saúde da futura mãe e dos bebês.

Por que saber sobre a prenhez da cachorra é importante?

A gravidez canina é um momento complexo, em que são geradas novas vidas. Assim, todo cuidado é necessário para garantir que tudo dê certo. A seguir, você encontra todas as informações que precisa para saber quanto tempo dura a gestação da cadela, além de aprender a deixar a futura mãe confortável e saudável para que os bebês nasçam bem. Confira!

Gestação canina: sintomas e duração

Afinal, quanto tempo dura a gestação canina? Em média, esse período dura 63 dias, podendo variar de 58 a 68 dias, independentemente da raça ou do porte do cão.

Se você busca como saber se a cadela está grávida, uma dica é prestar atenção aos hábitos do animal. A fêmea prenhe costuma apresentar aumento do apetite, inchaço das mamas e mudanças de comportamento.

Como esses sinais podem ser difíceis de notar, se você observar algo incomum em sua cachorra, o ideal é levá-la a um médico-veterinário. Assim, é possível descartar outras condições, como gravidez psicológica, tumor de mama e infecção do útero.

Não sabe ao certo se é uma gestação?

Nem sempre o responsável vê a cachorra cruzando ou, mesmo que veja, pode não ter certeza de que ela emprenhou. Para confirmar a gestação, você deve contar 21 dias a partir do cruzamento, quando ocorre a fecundação.

Caso você não saiba a data exata, o ultrassom pode ajudar. A partir da terceira semana de gestação, você pode pedir ao veterinário uma ultrassonografia de abdômen. Assim, é possível ter certeza sobre a gestação de cachorro e os filhotes que a fêmea carrega no ventre.

Cuidados durante a gestação da cadela

Para ter uma gravidez tranquila, é preciso estar com a saúde em dia. Por isso, um dos primeiros cuidados da gestação de cadela é a realização de uma consulta com um médico-veterinário.

Na clínica veterinária, o profissional pode fazer um exame físico, checar vacinas e vermifugação, além de pedir exames de sangue e imagem, caso haja necessidade. O check-up completo ajuda a garantir a saúde da pet e dos filhotes.

É muito importante fazer o pré-natal com acompanhamento veterinário. Assim, é possível cuidar de problemas que possam surgir, além de saber quantos filhotes ela está esperando — para fazer todo o acompanhamento do seu desenvolvimento.

“O pré-natal inclui um exame ultrassonográfico com 21 dias, que avalia a viabilidade dos fetos, e uma radiografia com 47 dias de gestação, que permite saber quantos filhotes há e em que posição estão. Além disso, podem ser solicitados exames laboratoriais, quando necessário”, explica a Dra. Karina Mussolino, médica-veterinária da Petz.

O estado de saúde da gestante deve ser monitorado durante as consultas. Os exames podem levar o médico-veterinário a recomendar uma cesariana, caso os bebês não estejam posicionados corretamente ou se houver indícios de sofrimento fetal.

Atenção à alimentação

Para contribuir com a boa saúde da fêmea e dos filhotes, ofereça à gestante somente alimentos de qualidade. Um exemplo é uma ração Super Premium, que promove uma maior absorção de nutrientes. Porém, lembre-se de que a troca da ração deve ser feita com orientação profissional e de maneira gradual, evitando problemas gastrointestinais.

Além disso, atente-se ao consumo de líquidos da sua cadela. É ainda mais importante manter a pet bem-hidratada, deixando água fresca e limpa sempre à disposição.

Higiene e bem-estar

Conforme a gestação avança, é provável que a cadela se sinta mais cansada. Por isso, embora os passeios sejam recomendados, eles devem ser mais curtos e lentos, sempre com oferta de água durante o percurso. Observe, com atenção, sinais de cansaço da pet e interrompa a caminhada, se necessário.

A higiene também é muito importante durante a gestação. Os banhos são fundamentais, mas devem ser dados com cuidado, evitando o estresse, e sempre seguindo a recomendação do médico-veterinário.

Evitar situações de tensão é muito importante para a segurança da gestação, principalmente nas últimas semanas. Isso porque tudo o que a cadela passar pode afetar os filhotes.

Segundo a Dra. Karina, o melhor é já deixar à disposição da fêmea uma cama bem confortável, em um ambiente limpo, tranquilo e aquecido. Assim, você proporciona um local adequado e seguro para ela se concentrar no parto quando chegar a hora.

Além de saber quanto tempo dura a gestação da cadela, é preciso ter o acompanhamento profissional durante todo o processo. Para isso, o Centro Veterinário Seres conta com uma equipe multidisciplinar e equipamentos de ponta para oferecer todo o cuidado, antes, durante e após o parto.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Rãs venenosas: fique longe delas

Os anuros são animais pertencentes à ordem dos anfíbios. Os representantes principais são os sapos…

1 dia ago

Ferret: guia completo de cuidados com esse pet curioso

Do corpo magro ao pelo sedoso e personalidade curiosa, o ferret é um pet irresistível.…

3 dias ago

Vacina de coronavirose: o que é a doença e como proteger seu cachorro

Você sabia que existe uma coronavirose canina? Apesar do nome, a doença é bem diferente…

4 dias ago

Calopsita: guia completo de cuidados com esse pet carismático

O topete é inconfundível. O jeito brincalhão também. Por isso, a calopsita é uma das…

1 semana ago

Conheça os tipos de carrapatos que podem afetar seu animal de estimação

São muitos os tipos de carrapatos que podem atingir os animais. Ainda que algumas pessoas…

2 semanas ago

Animais da Amazônia: você sabe quais são?

A Amazônia é reconhecida globalmente como a floresta com a maior biodiversidade do planeta. Portanto,…

2 semanas ago