A alimentação é ponto crucial para a saúde de um cavalo. Esse animal pode passar horas por dia dedicado apenas à tarefa de se alimentar. Por isso, descobrir quanto tempo um cavalo pode ficar sem comer pode ser uma informação que choca muitas pessoas.
Isso porque o cavalo pode sobreviver por longos períodos sem comida — apesar disso estar longe de ser o ideal para o bem-estar do pet. Por outro lado, o animal precisa de água e não aguenta períodos longos sem uma hidratação adequada.
Mas afinal, quanto tempo um cavalo pode ficar sem comer? É difícil precisar o tempo exato que o animal consegue sobreviver sem se alimentar. Alguns fatores, como saúde do cavalo e condições ambientais, alteram a expectativa de sobrevivência.
Entretanto, especialistas dizem que um cavalo pode sobreviver até um mês sem comida. Além de possuir uma reserva energética muito eficiente, o organismo do animal pode entrar em alerta em contextos de escassez de alimentos. Assim, é possível que o metabolismo desacelere para conservar ainda mais energia.
Mas, como falamos, isso acontece em situações extremas. Para se manter saudável, o cavalo precisa comer, pelo menos, duas vezes ao dia. Como resultado, ele se manterá nutrido e satisfeito.
Agora você já sabe que o cavalo pode sobreviver longas semanas sem comida. Porém, vale destacar que o mesmo não acontece com a água. Em apenas 48 horas sem se hidratar, o animal já pode apresentar sinais graves de desidratação — como alterações gastrointestinais e letargia — e até mesmo morrer.
Sem oferta de água, o cavalo pode sobreviver até cinco dias, no máximo. Por isso, o mais indicado é que eles tenham acesso livre à água durante todo o dia, podendo se hidratar conforme a sua necessidade. E isso deve acontecer mesmo se o animal não estiver trabalhando ou se o dia não estiver muito quente, tá bem?
De maneira geral, os cavalos bebem por dia cerca de 5% a 10% do seu peso corporal em água. Isso equivale a uma média de 20 a 55 litros diariamente. É claro que os cavalos são diferentes entre si e a necessidade por hidratação também pode variar. Mas é impossível negar a importância da hidratação para os equinos.
Gostou de saber mais sobre a hidratação e a alimentação do cavalo? Confira, a seguir, mais curiosidades sobre a nutrição desse animal:
Quer saber ainda mais sobre alimentação, comportamento e saúde dos equinos? No blog da Petz, você encontra diversos conteúdos sobre a sua espécie preferida. Confira agora!
A busca por uma vida plena e feliz para os animais de estimação vai muito…
Os gatos também podem sofrer com ansiedade — um problema mais comum do que muitos…
Existem diferentes tipos de plantas e cada uma delas exige cuidados específicos. Por exemplo, as…
Receber um diagnóstico de câncer em um pet pode ser assustador e devastador. Seu veterinário…
Uma queixa relativamente comum entre tutores de pets mais velhos é que seu cão idoso…
Você sabe como cuidar de antúrios? Essas plantas são muito populares e podem ser encontradas…