Roedores

Quantos filhotes um hamster pode ter por ninhada?

Você sabe quantos filhotes um hamster pode ter por ninhada? De maneira geral, não é recomendado estimular a reprodução dos hamsters em ambiente doméstico. Afinal, por mais que seja um processo natural, a gestação de hamster exige cuidados e demanda bastante energia da fêmea. 

Além disso, é preciso pensar muito bem no destino que você dará para os filhotes de cada ninhada, caso não queira ficar com todos eles. Continue lendo para saber mais sobre o assunto e descobrir quantos filhotes o hamster pode ter!

A reprodução dos hamsters

Como bons roedores, os hamsters se reproduzem com bastante facilidade. Para se ter uma ideia, tanto as fêmeas quanto os machos podem começar a copular e a se reproduzir a partir do segundo mês de vida. 

No entanto, é recomendado aguardar até a partir do quarto mês, a fim de que os hamsters atinjam plenamente a maturidade sexual, evitando complicações. Uma vez atingida a maturidade sexual, a fêmea entra no cio em média a cada três ou quatro dias, sendo que o período fértil pode durar de 4 a 24 horas. 

Pode parecer pouco, mas acredite: desde que colocada numa mesma gaiola com o macho, é tempo suficiente para que ocorra a cópula e a fecundação. Isso, claro, caso a fêmea aceite a monta, o que tende a acontecer preferencialmente em gaiolas neutras — isto é, que não pertençam nem ao macho nem à fêmea.

Havendo fecundação, a gestação de hamster dura de 15 a 20 dias, a depender da espécie do seu hamster. Os primeiros sintomas aparecem a partir de 10 dias. São eles: aumento de tamanho, proeminência dos mamilos e mudanças comportamentais.

A própria fêmea se encarrega de fazer os ninhos e dos cuidados com o filhote de hamster após o parto. Ao tutor, cabe garantir que ela mantenha alimentação e hidratação adequadas. 

Lembrando que o macho não deve ficar na mesma gaiola que a fêmea durante a gestação. Além disso, não toque na fêmea durante o processo e procure deixá-la sozinha, em um cômodo seguro, no momento do parto. 

Quantos filhotes por ninhada um hamster pode ter?

Mas, afinal, quantos filhotes um hamster pode ter? Nesse sentido, é costume dizer que a hamster grávida tem em média seis filhotes a cada gestação, mas o número pode variar de três a dez. Em situações mais raras, pode subir para 20 ou mais filhotes!

O intervalo entre o nascimento de um filhote e outro é de aproximadamente 10 minutos. Por isso, não estranhe se alguns dos filhotes nascerem em diferentes pontos da gaiola. Em seguida, a mamãe os levará para o ninho, garantindo que eles fiquem mais quentinhos e em segurança. 

Após o nascimento, o tutor deve evitar ao máximo tocar nos filhotes e na mãe. Isso não apenas porque os filhotes de hamsters são extremamente frágeis, mas também porque o nosso cheiro pode interferir na relação da mãe com os filhotes. 

Nesse sentido, não é raro que a mãe acabe comendo as próprias crias, o que também pode acontecer quando ela se sente ameaçada. Sabendo quantos filhotes um hamster pode ter, é preciso também aprender sobre os cuidados com a hamster na gravidez e com seus filhotes!

Cuidados com os filhotes após o nascimento

Ao perceber que a fêmea está em sofrimento durante o parto, é recomendado procurar um veterinário. Do contrário, o ideal é que o tutor deixe que a fêmea se encarregue de todo o processo, assim como de todos os cuidados com a ninhada.

Os filhotes nascem pelados e com os olhos fechados, mas em apenas alguns dias a coisa já muda de figura: com 15 dias, eles já estão peludinhos e com os olhos abertos. A partir daí, eles também já começam a se virar sozinhos para comer e beber água. 

Coloque cada hamster em uma gaiola diferente!

Depois de aproximadamente três semanas, os hamsters se tornam maduros e podem ser manipulados. Nesse momento, é fundamental que eles sejam separados, cada um em sua gaiola.

É preciso ter em mente que hamsters são pets briguentos e extremamente territorialistas, mesmo em família. Tanto é que mesmo os casais devem ser mantidos juntos apenas durante o momento do acasalamento. Fora desse período, é grande a chance de eles se envolverem em brigas feias, não raras vezes fatais.

Vale pensar nisso antes de estimular a reprodução desses pets! Caso não tenha experiência e/ou não tenha decidido qual será o destino da ninhada, prefira manter o seu hamster sozinho, deixando a criação de filhotes para os especialistas. 

Gostou de descobrir quantos filhotes um hamster pode ter? Comente aqui, no blog da Petz, outros conteúdos que você deseja saber. E para outras informações sobre os cuidados com esse pequeno roedor, não deixe de ler o nosso blog!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como cortar unhas de cachorro? Descubra!

Se você costuma levar o pet para tomar banho em estabelecimentos externos, talvez nunca tenha…

2 horas ago

Como dar comprimido para cachorro? Descubra a seguir!

Ao ver a prescrição de um medicamento para o pet, vários responsáveis ficam ansiosos. Afinal,…

24 horas ago

Qual a melhor ração para cachorro?

Entender qual a melhor ração para cachorro costuma ser um desafio para muitos responsáveis. Afinal,…

2 dias ago

O que fazer quando o gato não consegue fazer xixi​?

Quando um gato para de urinar ou demonstra dificuldade para realizar as necessidades fisiológicas é…

3 dias ago

Filhotes de pets: confira as principais dúvidas dos responsáveis

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quem tem filhotes de pets em casa costuma ter…

4 dias ago

Descubra a melhor forma de limpar pata de cachorro e manter o bem-estar

O ato de limpar a pata de cachorro é fundamental para impedir que a sujeira…

5 dias ago