Raças

Akita Inu – Um verdadeiro monumento japonês de amor

Evidências encontradas por arqueólogos indicam que cachorros com características semelhantes ao akita existem há milhares de anos no Japão. Sua origem, no entanto, é provavelmente mais recente.

A raça akita inu é considerada um monumento nacional do Japão, além de ter um forte significado espiritual. É comum que as famílias japonesas ganhem uma estátua do akita quando uma criança nasce, sendo um desejo de felicidade, saúde e vida longa.

Interessante: a raça pode ser chamada apenas de akita, uma vez que “inu”, em japonês, significa “cachorro”.

Características físicas do akita inu

A marca registrada do cachorro akita é sua cauda emplumada, que se enrola sobre suas costas.

  • Porte: Grande.
  • Aparência geral: Esse é um cachorro poderoso, com ossos pesados e muita substância.
  • Trufa: Larga e preta.
  • Olhos: São pequenos, quase triangulares. A cor é marrom-escuro.
  • Orelhas: Pequenas, triangulares, inseridas separadas e portadas eretas.
  • Pelagem: Dupla. O subpelo é macio e denso. A pelagem de cobertura é mais longa e áspera, protegendo o pet da umidade.
  • Cor: Qualquer cor é permitida, sendo mais comuns o branco, vermelho, sésamo – vermelho com preto – e rajado.
  • Altura: 64 a 70 cm para machos. 59 a 64 cm para fêmeas.

Clique e tenha acesso aos melhores produtos de higiene e beleza para o seu akita inu!

A personalidade do akita inu

O akita inu é, antes de qualquer coisa, um cachorro digno, corajoso e extremamente leal aos seus humanos. É um bom companheiro, porém não é indicado para famílias com outros pets, pois costuma ser intolerante com outros animais. Seu convívio com crianças deve ser supervisionado, assim como deve acontecer com qualquer outra raça de cachorro.

Atualmente, a raça é bastante utilizada em performances e competições caninas, além de desempenhar muito bem o papel de cão de terapia. Seu treinamento é fácil, pois é um pet que faz o possível para agradar seu tutor. Ainda assim, você deve ser firme em seu treino e socializar seu Akita desde cedo.

O akita inu não é excessivamente ativo, mas ele gosta de se exercitar com certa regularidade. É um pet independente e alerta, de temperamento geralmente quieto. Tem um instinto de guarda natural, sendo desconfiado com estranhos. Já com os conhecidos e com sua família humana, chega a ser bobo e muito carinhoso, mostrando isso abertamente. O akita ama as pessoas que conhece e deseja sua atenção mais do que tudo, não suportando ser ignorado.

Na Petz você tem acesso a muitos brinquedos para se divertir com seu akita inu!

Cuidados especiais com seu akita inu

A pelagem do akita inu muda de acordo com as estações, o que ocorre duas vezes por ano, e deve ser escovada semanalmente. Durante a época de muda, seus pelos precisam ser escovados diariamente, tornando o processo mais fácil para seu akita e diminuindo o lastro de pelos que ele deixaria pelo chão. A dupla camada de pelos que este pet apresenta permite que ele quase não possua odor.

Apesar de não ser muito ativo, é um cachorro que gosta de cavar e escalar, de maneira que o ideal é uma casa a prova de fugas, com cercas e muros altos. O akita é um bom cão para pessoas que gostam de caminhadas ou corridas e é essencial que esse pet esteja numa coleira quando ao ar livre, pois ele apresenta fortes instintos de caça e pode perseguir outros animais, causando problemas.

O principal problema de saúde do akita inu é sua predisposição à torção gástrica, que ocorre quando o estômago sofre uma espécie de torção. Todas as raças de grande porte possuem essa predisposição e é necessário ficar de olho em seu pet após as refeições, levando-o imediatamente ao veterinário caso algo pareça errado. Além disso, os cachorros akita podem sofrer de atrofia progressiva de retina, o que leva a cegueira e catarata, e displasia de quadril, todas também comuns a cães de grande porte.

Gostou do akita inu? Tem ou quer ter um pet desse em casa? Encontre a unidade Petz mais próxima a você e tenha acesso a tudo o que seu akita inu precisa!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

9 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

1 dia ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

1 dia ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

1 dia ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

2 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

3 dias ago