Cães Raças

Animais albinos: saiba como cuidar de pets com a variação genética

Publicado em 08 de janeiro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Talvez por não serem vistos com tanta frequência, os animais albinos geram grande fascínio em muita gente. Há relatos e reportagens de tigres, leões, cangurus e até répteis albinos encontrados na natureza.

animais albinos cachorro

Mas o albinismo em animais domésticos também pode acontecer, principalmente em gatos e cachorros! Será que eles precisam de cuidados especiais? É isso que você vai descobrir a seguir!

Albinismo em cães e gatos: uma questão genética!

A gente costuma aprender sobre albinismo nas aulas de ciência, na época da escola. Considerado uma condição genética, o albinismo ocorre quando o organismo não consegue produzir melanina.

A melanina, por sua vez, é uma proteína escura, que é responsável por dar cor à pele, aos cabelos, aos pelos e aos olhos, além de funcionar como um agente protetor contra os raios ultravioleta.

De acordo com o médico-veterinário da Petz, Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, a incapacidade de produzir melanina não é uma condição muito comum tanto em cachorro quanto em gato. Pelo menos, não de forma natural.

No entanto ela pode ser vista com mais frequência como resultado da intervenção humana. “Algumas pessoas têm preferência por animais albinos e acabam buscando tal variação, cruzando animais com os genes recessivos do albinismo”, diz Dr. Ítalo.

Como reconhecer animais albinos?

Dependendo da espécie, é fácil reconhecer o albinismo animal. É o caso, por exemplo, de girafas, cangurus, leões, tartarugas e crocodilos. Afinal, esses são animais que apresentam cores específicas.

Mas como avaliar o albinismo em cães e gatos que podem ter a pelagem de diversas cores, incluindo o branco?

animais albinos pet

Nesse caso, para não precisar recorrer a um teste genético, a dica para identificar animais com albinismo é observar a tonalidade da pele, dos olhos, do focinho e até dos coxins (almofadinhas das patas).

Isso porque a falta de melanina não afeta somente os pelos, como já comentamos. Ela também faz com que outras partes do corpo tenham menos pigmentação.

Logo, se seu cachorro ou gato é branco, mas tem focinho e coxins mais escuros, além de olhos escuros, o mais provável é que ele não seja albino. Outra dica é observar se existem manchas mais escuras na pele ou na pelagem dele, já que animais albinos são inteiramente brancos.

3 cuidados especiais com animais albinos

Embora o efeito mais lembrado seja estético, a melanina também tem função protetora no organismo. Por isso mesmo, gatos e cães albinos precisam de alguns cuidados especiais:

1. Tenha muito cuidado com o sol

Justamente pela falta de melanina, que ajuda a proteger o organismo dos raios ultravioleta, gatos e cachorros albinos estão mais sujeitos a desenvolver queimaduras e câncer de pele.

Sendo assim, o ideal é aplicar filtro solar neles todos os dias, mesmo quando estiverem em casa. Além disso, nunca passeie com o pet nos horários de muito sol (entre 10h e 16h).

2. Atenção também à claridade!

Também em razão da falta de melanina, os olhos dos animais albinos são muito sensíveis. Essa é outra razão para mantê-los abrigados nos horários mais ensolarados. No entanto, é preciso, ainda, ficar atento à claridade do ambiente, que deve ter menor taxa de iluminação.

3. Leve seu pet albino para check-ups regulares

Você já deve ter notado que os animais albinos são muito sensíveis e precisam de cuidados especiais, não é mesmo? Por isso, não deixe de levá-lo ao médico-veterinário para um check-up ao menos uma vez a cada seis meses.

animais albinos

Em especial, além de observar a pele e os olhos do pet, o especialista poderá acompanhar também como vai a audição do seu amigo, pois a mesma melanina que dá cor a estruturas externas atua na cóclea, para viabilizar que ele ouça direitinho.

Gostou de saber mais sobre animais albinos? Continue acompanhando o blog da Petz e nossas redes sociais para mais informações interessantes sobre os pets!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog