Cachorros

Cachorro de porte pequeno: conheça 7 raças encantadoras!

Publicado em 16 de fevereiro de 2020

Tempo de leitura: 5min

Fofo, divertido e cheio de personalidade, um cachorro de porte pequeno derrete qualquer coração. Com um jeitinho todo irresistível, os pets com essa característica, aos poucos, conquistaram o seu espaço!

Não à toa, pesquisas mostram que o cachorro de porte pequeno é o favorito entre os lares brasileiros. Afinal, algumas vezes, os melhores perfumes vêm nos menores frascos, não é mesmo?

pug

Para encantar ainda mais os apaixonados por esses peludos, separamos um guia com as sete raças de cachorro de pequeno porte mais populares. Acompanhe!

1. Pug

Altura: 30 cm em média

Peso: 10 kg em média

Este curioso cachorro de pequeno porte é um dos mais amados do Brasil. Com o rabinho enrolado, cara achatada e várias dobrinhas na pele, o pug tem uma aparência única e muito fofa.

É muito amigável e amoroso, e adora receber carinho da família. Muito tranquilo, se dá bem com outros pets e crianças. Por sua personalidade dócil e calma, costuma ser uma ótima opção para apartamentos e ambientes menores.

Porém, ele é um tanto comilão e tem tendência a ganhar peso. Por isso, precisa de exercícios leves, de preferência acompanhado de seu tutor.

2. Chihuahua

Altura:  20 cm em média

Peso: 3 kg em média

O chihuahua é uma das primeiras raças que vêm à mente quando pensamos em cães de pequeno porte. Famoso por andar na bolsa das celebridades, a raça, na verdade, é muito antiga.

Acredita-se que o chihuahua tem origem em civilizações ancestrais do México. Mas, desde o início do século 20, conquistou o mundo com sua fofura. Apesar de seu tamanho, é um cão muito fiel e atento.

Não costuma ser muito amigável nos primeiros encontros e não é recomendado para lares com crianças. Possui muita energia e precisa de exercícios regulares. O chihuahua é um companheiro leal e carinhoso, que vai adorar brincar durante todo o dia com seus familiares.

3. Lhasa apso

Altura: 25 cm em média

Peso: 9 kg em média

Nanico e muito fofinho, o lhasa apso é um dos mais populares cães de porte pequeno. Possui uma pelagem longa e fofa, além de uma personalidade forte que tornam o pet único.

É considerada uma das raças mais antigas e, antigamente, vivia entre monges do Tibet. Hoje, conquistou o mundo e é um bichinho comum entre pessoas que vivem em apartamentos.

Não é muito energético, e um curto passeio diário já é o suficiente. Apesar de seu tamanho pequenino, é corajoso e valente. Se dá bem com crianças, mas pode demorar a se acostumar com estranhos.

De todo modo, com a família adotiva, o lhasa apso é extremamente carinhoso!

4. Maltês

Altura: 25 cm em média

Peso: 4 kg em média

O maltês é um cachorro de porte pequeno conhecido por sua pelagem fofa, longa e branca. De acordo com estudiosos, ele vem das ilhas do mediterrâneo e, com sua personalidade encantadora conquistou o mundo.

maltes

É um pet muito ativo, com muita energia para gastar! Quem pensa em ter um maltês em casa precisa se preparar para muitas brincadeiras e carinhos. Entre os cuidados da raça de porte pequeno, recomenda-se fazer exercícios diários, como caminhadas e jogos.

Apesar de ser tradicionalmente um cão mais agitado, o maltês pode se adaptar ao ritmo do tutor. Por isso, é muito indicado para pessoas com mobilidade reduzida.

5. Shih tzu

Altura: 30 cm em méida

Peso: 10 kg em média

Conhecido por sua beleza e porte elegante, o shih tzu está entre as principais raças de cachorro de porte pequeno. A raça se originou na China, onde era o cãozinho da família real. Logo se espalhou pelo mundo, graças a sua beleza e personalidade.

É extremamente dócil e amigável, e se adapta a toda a família. Possui muita energia e, por isso, precisa de atividades e brincadeiras diárias. Apesar de sua personalidade fácil, pode latir um pouco ao ouvir ruídos ou conhecer estranhos.

Mesmo sendo meio animado, o shih tzu é perfeito para apartamentos e locais pequenos. Apenas se lembre de oferecer muitas atividades para o peludo.

6. Corgi

Altura: 30 cm em média

Peso: 12 kg em média

O fofíssimo corgi é pet conhecido por seu temperamento dócil e aparência encantadora. Possui um corpo robusto e pernas curtas, o que dá um ar curioso e divertido para esse pet.

A raça é do Reino Unido e ganhou o mundo após meados do século 20. São pets curiosos e leais, e, mesmo com o tamanho pequenino, estão sempre alertas para proteger seu tutor.

Adoram um carinho e brincar com sua família. No entanto, é um pet que fica melhor sozinho, e não se dá muito bem com outros cães ou gatos. Com uma boa dose de brincadeiras, essa raça de cachorro porte pequeno vive perfeitamente bem em um apartamento.

7. Yorkshire

Altura: 22 cm em média

Peso: 4 kg em média 

Com ares de ursinho de pelúcia, o yorkshire é um excelente cachorro de porte pequeno. Suas orelhas empinadas e pelos fofinhos são inconfundíveis!

A raça nasceu no século 19, no Reino Unido, e logo conquistou o mundo por suas características charmosas. São pets extremamente enérgicos e adoram correr pela casa, buscando atividades para se divertir.

As famílias que possuem um yorkshire em casa precisam ficar atentos para atender às necessidades e cuidados do cãozinho. São sociáveis e se dão bem com toda a família, mas podem ficar carentes quando ficam sozinhos em casa. Por isso, sempre se planeje bem para seu amigo não ficar estressado.

yorkshire

Conhecendo tantas raças encantadoras, ficamos ainda mais apaixonados pelos cachorros, não é mesmo? Se você está pensando em ter um novo amigo em sua casa, não importa qual seja sua escolha!

Seu filho de quatro patas certamente trará muitas alegrias para sua família. Caso esteja pensando em adotar um pet, confira o calendário da Petz.

Regularmente, organizamos feiras de adoção com diversos animaizinhos encantadores. Venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog