Conheça os tipos de Pitbull e as diferenças entre eles

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 22, 2021

Cachorros
Conheça os tipos de Pitbull e as diferenças entre eles
Tempo de leitura: 5 minutos

Com fama de bravo, os cães da raça Pitbull são adoráveis, divertidos e ótimos companheiros para as famílias. Com sua personalidade única, a categoria de animais conquista a atenção de todos e é muito desejada por tutores de cães. No entanto, você sabe quais são os diferentes tipos de Pitbull?

pibull marrom

Apesar de possuírem algumas características similares, os tipos de Pitbull apresentam diferenças que podem confundir até mesmo os tutores mais experientes. É importante lembrar que o American-Kennel Club, clube de registro de cães de raça pura, não reconhece o Pitbull como uma raça.

Por isso, preparamos este artigo para apresentar quais os tipos de Pitbull, suas origens, características e os comportamentos que os diferenciam. Vale ressaltar que mesmo com a fama de bravo, estudos indicam que a agressividade dos cães não está diretamente associada à raça que pertencem.

A origem do Pitbull

Já que os cães Pitbull não são propriamente reconhecidos como uma raça única — com exceção do American Staffordshire Terrier e do Staffordshire Bull Terrier —, os tipos são definidos por meio das similaridades das características físicas de cada um deles.

O Pitbull surgiu por volta do século XIX, com o cruzamento de Bulldogs com o já extinto Terrier Inglês. A variação sempre chamou atenção devido ao porte físico e, por conta disso, demanda a necessidade de passeios e atividades.

Sua origem vem do antigo Bulldog Inglês, um cachorro que, no passado, atacava touros bravos em uma espécie de tourada característica da Inglaterra. Com a proibição desse esporte, surgiu a ideia de cruzar o Bulldog com o Terrier. Confira abaixo os tipos de Pitbull.

American Pitbull Terrier

Esse é o mais conhecido entre as variações de Pitbull existentes. Como resultado do cruzamento entre o Bulldog e o Terrier, essa variação possui grande agilidade e resistência. O American Pitbull Terrier, apesar da notável capacidade de caça, é um animal dócil e conhecido por ser companheiro, especialmente de crianças.

Essa variação apresenta um peso médio de 28 kg e uma altura que pode variar entre 35 e 50 cm. Além disso, possui uma expectativa de vida média de 10 a 12 anos. Os pelos do American Pitbull Terrier normalmente são extremamente curtos e podem apresentar uma variedade de cores e mesclas.

Apesar de serem amigáveis e bastante leais por possuírem forte personalidade e um perfil territorialistas, não é recomendado o convívio desse tipo de cachorro com outros pets. Uma curiosidade é que podem ser chamados também de Pitbull Blue Nose, pois alguns podem apresentar olhos azuis e uma pelagem acinzentada.

Bull Terrier

Assim como o American Bull Terrier, o Bull Terrier também é bastante conhecido entre os tutores no mundo canino. A raça surgiu na Inglaterra, por volta do final do século XIX. Acredita-se que esses cãezinhos eram ótimos companheiros de cavalheiros da época.

Por muito tempo, esses cães foram utilizados como cães de luta. Infelizmente, porém, a prática foi abolida ao longo dos anos. A raça também é uma das únicas do grupo a ser reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club, que ocorreu no ano de 1885 nos Estados Unidos.

O Bull Terrier é uma raça conhecida por ser forte e ágil. O tamanho médio pode variar de 45 a 55 cm de altura, e o peso médio do cachorro varia entre 22 e 38 kg. A expectativa de vida da raça é de 15 anos.

pitbull preto

A respeito da pelagem, o Bull Terrier mais conhecido é de cor branca, mas também pode ser encontrado com pelos mais coloridos, nas cores preto, marrom tigrado, vermelho, fulvo e alguns bicolores. As variações com marcações no olho são bastante desejadas pelos amantes da raça.

Staffordshire Bull Terrier

Diferentemente do Bull Terrier comum, o Staffordshire Bull Terrier possui origem inglesa e é considerado um cão de companhia. Essa variação é bastante leve e, assim como as outras, possui grande agilidade e são confiáveis. Por isso, em seu país de origem, é conhecido por ser um cachorro babá.

Também conhecido como Staffbull, possui altura média de 35 cm e um peso médio que pode variar de 11 a 15 kg para as fêmeas e de 13 a 17 kg para os machos. Além disso, a pelagem do Staffordshire Bull Terrier é curta e pode apresentar diversas mesclas de cores, como preto, castanho, vermelho, branco e azulado.

American Staffordshire Terrier

Outra variação famosa entre os tipos de Pitbull é o American Staffordshire Terrier. Essa categoria corresponde a um grupo de cachorros que foi criado para o trabalho por volta de 1970, nos Estados Unidos.

Em comparação aos outros tipos de Pitbull, esses cachorros costumam ser mais altos e ainda mais fortes. O American Staffordshire Terrier possui uma altura média que pode variar de 46 a 48 cm e uma média de peso que varia entre 18 e 32 kg.

Além de mais alto, possui o rosto um pouco mais arredondado que outros pets parecidos, o que lhe dá um ar distinto. Essa variação de Pitbull adora exercícios e demanda bastante espaço.

Red nose

Uma variação que está entre as mais conhecidas e que inspirou o nome de uma marca popular são os Red Noses. O nome, com tradução para “nariz vermelho”, exalta a principal característica que diferencia esse grupo dos demais. Apesar da notoriedade, o Pitbull Red Nose não é uma raça, mas uma família de Pitbulls.

Os Red Noses foram originados na Irlanda e se espalharam pelos Estados Unidos, onde conquistaram o país com seu aspecto diferenciado. Esse é um dos tipos de Pitbull que é considerado raro e está entre os mais desejados pelos tutores de cachorros.

pitbull

Agora que você já conheceu mais a respeito das principais características de cada Pitbull e sobre a origem de cada uma das variações dessa raça muito querida, que tal conferir os outros conteúdos da Petz? Aproveite!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *