Cachorros

Conheça os tipos de Pitbull e as diferenças entre eles

Publicado em 21 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Mesmo que tenham a fama de bravo, os cães da raça Pitbull são adoráveis, divertidos e ótimos companheiros para as famílias. Com personalidade única, essa categoria de animais conquista a atenção de todos e é muito desejada por tutores. No entanto, você sabe quais são os diferentes tipos de Pitbull?

dois pitbulls brincando.

Apesar de possuírem algumas características similares, os tipos de Pitbull apresentam diferenças que podem confundir até os tutores mais experientes. Por isso, preparamos este artigo para apresentar quais são os tipos de Pitbull, as origens, as características e os comportamentos que os diferenciam. Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

A origem do Pitbull

Já que o Pitbull não é propriamente reconhecido como uma raça única pelo American-Kennel Club, com exceção do American Staffordshire Terrier e do Staffordshire Bull Terrier, os tipos são definidos por meio das similaridades das características físicas de cada um deles.

O Pitbull surgiu por volta do século XIX, com o cruzamento do Bulldog Inglês, um cachorro que, no passado, atacava touros bravos em uma espécie de tourada característica da Inglaterra. 

Com a proibição do esporte, surgiu a ideia de cruzar o animal com o Terrier. A variação sempre chamou atenção devido ao porte físico e, por conta disso, demanda a necessidade de passeios e atividades. Confira os tipos de Pitbull abaixo.

American Pitbull Terrier

Apesar da notável capacidade de caça, o American Pitbull Terrier é um animal dócil e conhecido por ser companheiro, especialmente de crianças. Essa raça ocorreu como o resultado do cruzamento entre o Bulldog e o Terrier, tendo grande agilidade e resistência. 

Esse pet apresenta peso médio de 28 kg e altura que pode variar entre 35 e 50 cm. Além disso, possui uma expectativa de vida média de 10 a 12 anos. Normalmente, os pelos do American Pitbull Terrier são extremamente curtos e podem apresentar variedade de cores e mesclas.

Uma curiosidade é que ele pode também ser chamado de Pitbull Blue Nose, pois alguns há chances de apresentar olhos azuis e pelagem acinzentada. Apesar de ser amigável e bastante leal por possuir forte personalidade e perfil territorialistas, o convívio desse tipo de cachorro com outros pets não é recomendado. 

Bull Terrier

Assim como o American Bull Terrier, o Bull Terrier é bastante conhecido entre os tutores do mundo canino. A raça surgiu na Inglaterra, por volta do final do século XIX, onde acredita-se que era ótima companheira de cavalheiros da época.

bull terrier sorrindo para a câmera.

Por muito tempo, esse cão foi utilizado em lutas, mas, felizmente, a prática foi abolida ao longo dos anos. Entre os tipos de Pitbull, esta é a única raça reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club, no ano de 1885, nos Estados Unidos.

O Bull Terrier é uma raça conhecida por ser forte e ágil. O tamanho médio pode variar de 45 a 55 cm de altura, enquanto o peso médio fica entre 22 e 38 kg. Não se preocupe com o tempo de vida desse “pequeno gigante”: a expectativa da raça é de 15 anos.

A respeito da pelagem, o Bull Terrier mais conhecido tem cor branca, mas também pode ser encontrado com pelos nas cores preto, marrom tigrado, vermelho, fulvo e bicolores. As variações com marcações no olho são bastante desejadas pelos apaixonados pela raça.

Staffordshire Bull Terrier

Diferentemente do Bull Terrier comum, o Staffordshire Bull Terrier é considerado um cão de companhia. Por isso, na Inglaterra, país de origem, é conhecido por ser um cachorro-babá.

Também conhecido como Staffbull, possui altura média de 35 cm e peso que pode variar de 11 a 15 kg para as fêmeas e de 13 a 17 kg para os machos. A pelagem do Staffordshire Bull Terrier é curta e pode apresentar diversas mesclas de cores, como preto, castanho, vermelho, branco e azulado.

American Staffordshire Terrier

Outra variação famosa entre os tipos de Pitbull é o American Staffordshire Terrier, um cachorrinho criado para o mercado de trabalho por volta de 1970, nos Estados Unidos.

Em comparação aos outros tipos de Pitbull, esse cachorro costuma ser mais alto e ainda mais forte. O American Staffordshire Terrier possui uma altura média que pode variar de 46 a 48 cm e peso que vai de 18 a 32 kg.

Além de mais alto, possui o rosto um pouco mais arredondado que outros pets parecidos, o que lhe dá um ar distinto. Essa variação de Pitbull adora exercícios e demanda bastante espaço.

Red Nose

Não poderíamos deixar de mencionar o Red Nose. Com tradução para “nariz vermelho”, o nome exalta a principal característica que diferencia esse grupo dos demais: o focinho rosado. Apesar da notoriedade, o Pitbull Red Nose não é uma raça, mas uma família de Pitbulls.

O Red Nose foi originado na Irlanda e se espalhou pelos Estados Unidos, onde conquistou o país com o aspecto diferenciado. Esse é um dos tipos de Pitbull mais raros.

pitbull sorrindo para a câmera.
Agora que você já conheceu mais a respeito das principais características de cada Pitbull e da origem de cada uma das variações dessa raça muito querida, que tal conferir o nosso catálogo? Acesse o site da Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog