Cães Raças

Collie – Protetor, inteligente e amigo das crianças

Publicado em 17 de novembro de 2017

Tempo de leitura: 4min

O belo e elegante collie tem sua origem na Escócia. Acredita-se que o ancestral desse cachorro chegou ao país através dos romanos, que cruzaram seus cachorros com os nativos da região.

Apesar de seu jeito gracioso, o collie é conhecido por sua habilidade de pastoreio e de proteção, sendo um pet ágil, forte e leal a sua família humana. Você provavelmente se lembra bem de um collie famoso: a Lassie! Inclusive, não é incomum acreditarem que “Lassie” seja o nome oficial da raça.

Características do collie

Características físicas do collie

O collie é um cachorro elegante, forte e com uma bela pelagem. A raça se apresenta em duas variações de pelo: curto e longo.

  • Porte: Médio.
  • Aparência geral: Cão forte, de construção harmoniosa e proporcional.
  • Olhos: Médios, levemente oblíquos, na cor marrom-escuro. Os cães azul-merle possui um ou ambos os olhos na cor azul. Expressão doce.
  • Orelhas: Pequenas, inseridas levemente afastadas.
  • Pelagem: Densa, sendo o subpelo macio e de cobertura áspero e reto. A variação “smooth” apresenta pelo curto e a “rough” possui pelo longo.
  • Cor: Azul merle, tricolor e Sable – dourado a mogno.
  • Altura: Machos entre 56 e 61 cm. Fêmeas entre 51 e 56 cm.

Clique e tenha acesso aos melhores produtos de higiene e beleza para o seu collie!

A personalidade do collie

Estamos falando, essencialmente, de um cachorro amigável, sendo uma excelente companhia e mantendo sempre um ótimo humor. A raça se dá bem com outros cachorros e crianças. Por ser, originalmente, um cão de trabalho em pastoreio, o collie é um pet especialmente bom com as crianças, tendo energia para entrar em suas brincadeiras e estando sempre atento e protetor com elas, garantindo que estejam a salvo.

Collie

É um cachorro ativo, podendo viver tanto no campo quanto na cidade desde que tenha espaço para se exercitar. Cheio de energia, ele precisa de muita atividade diária, mas também aprecia ficar junto de sua família ao final do dia.

Devotado a seu tutor, esse belo pet responde muito bem ao treinamento gentil, fazendo o possível para agradar sua família humana. O collie é leal e afetuoso, sendo conhecido pelo seu jeito protetor. É também um cachorro rápido, forte e responsivo, outra característica da sua origem como cão de pastoreio.

É um cachorro muito inteligente e orgulhoso, sendo ótimo em entender a natureza humana e desejando sua companhia para ser feliz. É ágil e está sempre em alerta, possuindo uma necessidade de ser estimulado física e mentalmente.

O collie tem tendência a ser um cão bastante vocal e às vezes pode ser um pouco teimoso. Apesar de seu instinto protetor, é um cachorro amigável mesmo com os desconhecidos, desde que fique claro que eles são confiáveis. Caso contrário, o collie vai assumir sua posição de cão de guarda, mas sem se tornar de fato agressivo.

Atualmente, a raça collie vem sendo utilizada em competições caninas de agilidade, obediência e pastoreio, além de desempenhar o papel de cachorro assistente ou de terapia, sendo muito apto ao trabalho.

Na Petz você tem acesso a muitos brinquedos para o seu collie!

Cuidados especiais com seu collie

A raça apresenta mudança de pelagem sazonal. Sua escovação deve ser ocasional, sendo que o “smooth” collie demanda menor atenção com sua pelagem.

Cão collie no gramado

O collie é um cachorro muito inteligente, carinhoso e ativo, de maneira que a melhor forma de fazê-lo feliz é combinar muita atividade física com convívio familiar diário. Um cão desta raça, quando negligenciado, tende a latir excessivamente, deixando claro sua frustração.

Os problemas de saúde mais comuns para a raça são: alergias, sensibilidade a remédios – nunca medique seu pet sem a orientação de um veterinário -, displasia de quadril e atrofia progressiva de retina – doença que leva a perda de visão.

Gostou da raça? Tem ou quer ter um pet desse em casa? Encontre a unidade Petz mais próxima a você e tenha acesso a tudo o que seu pet precisa!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog