Gato manês: descubra tudo sobre esse gatinho peculiar

Postado por PETZ, em 06/08/2019

Gatos
Gato manês: descubra tudo sobre esse gatinho peculiar

Na eterna disputa entre gatos e cachorros, os segundos saem ganhando quando o assunto é raça. Afinal, enquanto os cachorros possuem exemplares bem distintos, as raças dos bichanos parecem ser um tanto parecidas. A não ser que você esteja falando do gato manês.

Este curioso gatinho se destaca por uma característica única: a ausência de rabo!

Com essa aparência um tanto diferente, o gato manês saiu de uma pequena ilha na Europa e conquistou o mundo! Gostaria de conhecer melhor este fofo bichano? Continue lendo e aprenda mais sobre os gatos de raça manês!

Origem da raça

Apesar de ser um tanto popular, a origem do gato manês ainda é bastante misteriosa. Seu nome indica sua nacionalidade: a Ilha de Man, no Reino Unido. Porém, como a raça surgiu é uma pergunta que intriga pesquisadores.

Afinal, é difícil entender como a ausência de rabo pode contribuir na evolução da espécie. Os estudos mais recentes indicam que, provavelmente, os humanos que achavam a ausência de cauda charmosa cruzaram gatos até chegar ao manês.

Com o tempo, a raça virou maioria e muito comum nos lares da ilha. Hoje, é possível encontrar o gato manês por todo o mundo. Viajantes que se encantaram pelo bichano acabaram levando-o para outros países, inclusive o Brasil!

Por que eles não têm cauda?

Alguns estudos apontam que o motivo da ausência de cauda no gato manês, também chamado de manx, pode ser genético. Bichanos desta raça possuem um gene que os deixa sem rabinho.

Apesar de muitos acharem esta característica curiosa e um tanto charmosa, especialistas indicam que isso pode afetar a saúde dos pets. Como a cauda é uma extensão da coluna vertebral, o gato manês possui menos vértebras que os outros bichanos.
Incontinência urinária e problemas de locomoção são alguns dos problemas frequentes na raça. Por esse motivo, é um tanto raro encontrar gato manês em gatis comuns.

Se você quiser um para chamar de seu, talvez seja possível adotar gato manês em eventos como as feiras de adoção da Petz!

Características do gato manês

Tirando o fato do gato manês não ter cauda, ele é um bichano comum. Apesar de poder estar entre as raças de gatos pequenos, seu tamanho e hábitos não diferem muito de outros gatos.

Inclusive, é possível encontrar gatos manês de diversas cores como cinza, malhado ou branco.

Eles são alegres e divertidos, e costumam ser ótimas companhias. Se o gato for saudável e não apresentar as doenças típicas da raça, sua expectativa de vida pode girar em torno de 10 anos, chegando até os 18.

Apesar de muitos possuírem problemas de locomoção, o gato manês adora brincar e correr pela casa. Assim como todo pet!

Cuidados especiais

No gato manx, a genética exclusiva pode ser fofa, mas também traz alguns problemas de saúde para a raça. Apesar de, no dia a dia, ele ser como qualquer outro gato, os especialistas indicam alguns cuidados especiais. São eles:

  • Hidratação: outra característica curiosa do gato manês é que eles adoram água! Isso não tem nenhuma relação com a ausência de cauda, mas aparece em todos os gatos da raça. Por isso, não deixe de disponibilizar diversos potes de água para seu amigo;
  • Alimentação: por ter uma saúde delicada, é necessário ter uma boa fonte de nutrientes. Para isso, especialistas indicam rações super premium, que possuem fórmulas mais ricas em vitaminas essenciais para os pets,
  • Escovação: a raça manês é especialmente peluda, e os bichanos costumam perder bastante pelo. Assim, escove com frequência, especialmente no verão.

Encontre tudo o que o seu gatinho precisa!

Com o cuidado correto e muito carinho, o gato manês será uma ótima companhia por muitos anos!

Lembre-se, claro, dos procedimentos normais ao tomar conta de um pet: vacinação e vermifugação em dia, boa alimentação e visitas regulares ao veterinário. Ser tutor de um gato manês certamente vai trazer muitas alegrias para você e sua família!

Precisa de produtos para gatos? Na Petz, você encontra todo o necessário, como ração, brinquedos e escovas! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *