Curiosidades

Gato Sphynx: o bichano mais diferente que existe!

Publicado em 14 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

De aparência singular, com grandes orelhas, olhar penetrante e inúmeras dobrinhas de pele com uma penugem bem discreta, o gato Sphynx não demorou para cair nas graças dos gateiros de plantão – especialmente aqueles que apreciam uma beleza exótica.

gato sphynx

Um visual tão distinto não poderia vir desacompanhado de fatos inusitados e uma história curiosa, certo? Conheça mais sobre o famoso gato sem pelo e veja que não tem como não se apaixonar por ele!

O gato Sphynx não é egípcio!

Por conta do nome (em inglês, sphinx significa “esfinge”), é comum presumir que os gatos da raça Sphynx têm origem egípcia. Contudo, eles são canadenses! A partir de uma mutação natural de um gene, uma gata da cidade de Ontário deu à luz um gatinho sem pelos em 1966.

Alguns anos depois, outros bichanos surgiram com essa mutação. Assim, graças ao esforço dos entusiastas, a raça foi estabelecida, ganhando esse nome pela similaridade com as famosas esfinges. Enfim, o chamado gato egípcio não é do Egito!

Os Sphynx não são totalmente pelados!

Pode até parecer, à primeira vista, que esse bichano é peladinho, mas, ao olhar mais de perto e fazer carinho, é possível perceber uma camada de pelos muito curtos e finos, quase invisíveis!

Porém, tudo bem chamar o Sphynx de gato pelado. Afinal, se formos comparar a quantidade de penugem dele com a dos outros bichanos comuns, ele não tem nada de pelos! Contudo, engana-se quem acha que, por causa disso, ele não exige tantos cuidados.

A pele dessa raça desidrata e queima mais facilmente, afinal, não tem pelos para protegê-la. Por isso, esse gato precisa usar hidratantes específicos e protetor solar quando for ficar deitado no sol.

O gato Sphynx não é hipoalergênico

Ao contrário do que muitos acreditam, não são os pelos dos gatos que causam alergia nas pessoas. Na verdade, as coceiras e irritações são provocadas por uma proteína presente na saliva dos felinos, chamada Fel d 1.

Caso você queira adotar o Sphynx por ser alérgico, ele não vai ajudar. Porém, isso não quer dizer que seja impossível você ter um gato. Existe uma ração que diminui a produção dessa proteína, permitindo que pessoas com alergia a felinos possam realizar o sonho de ter um bichano!

Garfield? Não, é só o faminto Sphynx!

A raça apresenta metabolismo acelerado, que faz com que precise de mais comida do que a média. Prepare-se para alimentar muito esse bichano! Contudo, alguns cuidados na alimentação dos Sphynx são essenciais, principalmente, para evitar problemas como o excesso de peso.

Para evitar um bichano pidão (e quem resiste?), é necessário acostumá-lo a ter horários para comer e pesar a ração a ser oferecida conforme as indicações do fabricante.

gato sphynx

Banho é requisito obrigatório para o gato Sphynx

Ainda que não haja pelagem para atrair poeira e acumular sujeira, a pele do gato Sphynx produz oleosidade como qualquer outra. E, justamente por ele não ter pelos, esse sebo pode ficar acumulado.

Por isso, banhos a cada 30 ou 40 dias são recomendados para evitar que o felino fique com a pele muito oleosa. Também é importante a limpeza constante das orelhas, que, desprotegidas, podem acumular muita sujeira e causar problemas.

O gato queridinho da América

Ainda que pets peludos sejam muito populares, não pense que os gatos Sphynx ficam para trás entre as raças de gatos preferidas dos americanos. De acordo com a Cat Fanciers’ Association, a raça foi registrada como a 8ª mais popular dos Estados Unidos em 2014.

Aqui no Brasil, ela ainda é muito pouco conhecida. No entanto, tem muitos criadores sérios e cuidadosos que criam animais saudáveis e filhotes livres de doenças comuns à raça, como problemas cardíacos hereditários.

O gato Sphynx é bem simpático!

O comportamento do gato Sphynx não se parece em nada com o das esfinges. Sociável, amável e brincalhona, essa raça foi classificada pelo Journal of Veterinary Behavior como a mais amigável.

E por que eles são assim? Especialistas acreditam em dois motivos principais: eles contam com a ajuda dos humanos para se proteger e, normalmente, os filhotes são deixados com as mães por um período mais longo do que o usual pelos criadores da raça.

O felino que também é criatura mágica

Não é difícil acreditar que os Sphynx são relacionados a poderes místicos por terem “cara de elfo”. No folclore russo, essa raça de gato sem pelo é um símbolo de sorte e abundância, e é por isso que membros da realeza russa sempre gostaram de tê-la como pet.

Por conta da popularidade com a realeza, os Sphynx se tornaram símbolo de status e prosperidade. Se você tivesse um gatinho desses, isso significava que você podia arcar com os custos dele e de muitas outras coisas!

gato sphynx

Amou conhecer mais sobre o gato Sphynx e está pensando em adotar um? Na Petz, você encontra alimentos, acessórios, medicamentos e brinquedos para garantir o melhor para o bichano. Visite a loja mais próxima ou acesse nosso comércio virtual!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog