Gato Sphynx: descubra 9 fatos sobre esta exótica espécie

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 3, 2019

Curiosidades
Gato Sphynx: descubra 9 fatos sobre esta exótica espécie
Tempo de leitura: 3 minutos

De aparência singular, com grandes orelhas, olhares penetrantes e inúmeras dobrinhas de pele no lugar da pelagem, não demorou para o gato Sphynx cair nas graças dos gateiros de plantão – especialmente aqueles que apreciam uma beleza exótica.

Um visual tão distinto não poderia vir desacompanhado de fatos inusitados e uma história curiosa, certo? Conheça mais sobre a raça Sphynx!

1. Gatos Sphynx: Egípcios… do Canadá?

Por conta do nome (em inglês, “sphinx” significa esfinge), é comum presumir que os gatos de raça Sphynx possuem origem egípcia. Mas, eles são, na verdade, canadenses! Resultado da mutação natural de um gene, uma gata da cidade de Ontario deu à luz um gatinho sem pelos em 1966.

Alguns anos depois, outros bichanos surgiram com essa mutação. Assim, graças ao esforço dos entusiastas, a raça foi estabelecida, ganhando esse nome pela sua similaridade com as famosas esfinges.

2. Os Sphynx não são totalmente pelados!

Pode até parecer à primeira vista, mas ao olhar mais de perto e fazer carinho, é possível perceber uma camada de pelos muito curtos e finos, quase invisíveis! Portanto, esse não é um gato sem pelo, como foi popularizado!

3. Esse não é um gato hipoalergênicos

Ao contrário do que muitos acreditam, apesar de não serem peludos, os Sphynx ainda produzem a proteína que causa alergia em algumas pessoas. Por isso, fique atento ao adotar esse fofo gato pelado canadense.

4. O gato Sphynx é uma companhia quentinha

A ausência de pelagem não significa que um Sphynx nunca te dará um abraço quentinho. Na verdade, a temperatura corporal média da raça é cerca de 4 graus mais alta do que a da maioria dos gatos!

5. Garfield? Não, é só o faminto Sphynx!

A raça apresenta um metabolismo acelerado que faz com que os felinos precisem de mais comida do que a média. Prepare-se para alimentar muito esse bichano! Mas, alguns cuidados com Sphynx são essenciais, principalmente, para evitar problemas como o excesso de peso.

Sempre consulte o médico-veterinário para saber qual a melhor dieta para um gato Sphynx!

6. Banho é requisito obrigatório para o gato Sphynx

Ainda que não haja pelagem para atrair poeira e acumular sujeira, a pele do gato Sphynx produz oleosidade como qualquer outra. E, justamente por não ter pelos onde se espalhar, essa oleosidade pode se tornar excessiva.

Assim, banhos semanais são recomendados para evitar que o felino fique com a pele muito oleosa. Também é importante a limpeza constante das orelhas, que, desprotegidas, podem acumular muita sujeira e causar problemas.

7. O gato queridinho da América

Ainda que pets peludos sejam um grande hit, não pense que o gato Sphynx ficam para trás nas raças de gatos preferidas dos gateiros americanos. De acordo com a Cat Fanciers’ Association, a raça foi registrada como a 8ª mais popular dos Estados Unidos em 2014.

8. O gato Sphynx é bem simpático!

O comportamento do gato Sphynx não se parece em nada com a estátua de pedra que deu o nome à raça. Sociáveis, amáveis e brincalhões, os Sphynx foram classificados pelo Journal of Veterinary Behavior como a raça de gatos mais amigável.

E por que eles são assim? Especialistas acreditam em dois motivos principais: poderia ser por eles contarem com a ajuda dos humanos para se protegerem. Além disso, pelos criadores da raça tenderem a deixar os filhotes com suas mães por um período mais longo do que o usual.

9. Um felino que também é criatura mágica

Não é difícil acreditar que os Sphynx são relacionados a poderes místicos desde os seus primórdios.

No folclore russo, o Sphynx é um símbolo de sorte e abundância e é por esse motivo que membros da realeza russa sempre gostaram de ter a raça como pet.

Por conta da sua popularidade com a realeza, os Sphynx se tornaram símbolo de status e prosperidade. Se você tivesse um Sphynx, isso significaria que você podia arcar com os custos dele e de mais muitas outras coisas!

Amou conhecer mais sobre o gato Sphynx e está pensando em adotar um? Na Petz você encontra alimentos, acessórios e, até, medicamentos para garantir o melhor para seu bichano. Visite a loja mais próxima ou acesse nosso Pet Shop on-line!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *