Gatos

Himalaio: cruzamento de gato Persa com Siamês

Publicado em 20 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 4min

O cruzamento de gato Persa com Siamês resulta em um animal único e elegante. Não se pode negar que a aparência dele atrai muitos olhares e é a perfeita mistura dos pais: com características físicas do Persa, e o padrão ou a pelagem do Siamês.

Gato persa atento

Se você é um gateiro de plantão e adora se informar sobre raças diferenciadas de gato, fique conosco. Vamos nos aprofundar na origem, nos aspectos físicos e nos cuidados necessários para você garantir o bem-estar do gato Himalaio. 

Qual a origem do Himalaio?

Os antepassados do Himalaio surgiram nos anos 1930, nos Estados Unidos, não exatamente com o mesmo padrão oficial que conhecemos hoje. Embora algumas pessoas associam, o nome não faz nenhuma alusão à mais alta cadeia montanhosa do mundo, mas, sim, ao Coelho Himalaio, de quem essa raça se assemelha muito fisicamente.

Características físicas

Os olhos azuis e o focinho achatado são as marcas registradas desse gatinho. Além disso, o corpo de tamanho médio, robusto e compacto é herança do gato Persa, uma das matrizes. 

Por fim, o pelo comprido, originado do gato Siamês, apresenta diversos tons de marrom, azul, vermelho e lilás, chamado de padrão tortie. O conjunto da obra é um gato muito bonito e bastante particular.

Comportamento do gato Himalaio

O cruzamento de gato Persa com Siamês resulta em um gato inteligente e dócil, duas características almejadas por qualquer tutor. Esse bichano não costuma fazer traquinagens e está sempre em busca do carinho do humano.

Outro traço muito positivo desse gato é o fato de não miar com frequência e se adaptar fácil a qualquer ambiente. Se você morar em um apartamento, por exemplo, o felino vai se dar muito bem.

Por fim, ele não é um animal agitado e prefere o conforto de um sofá aos estímulos da rua. Sendo assim, se você for uma pessoa caseira e não gostar de aventuras, esse pode ser o seu pet ideal, um amigo para todas as horas.

Doenças mais comuns nos Himalaios

A melhor maneira de retribuir essa tranquilidade e essa amorosidade é ficar atento à saúde do bichinho. O primeiro passo é estar ciente das doenças mais comuns que afetam essa raça.

As alterações oftalmológicas, mandibulares e faciais, além da asfixia e da obstrução intestinal causadas por bolas de pelo, tendem a se desenvolver mais facilmente nessa raça. Por isso, o melhor a fazer é levar o animal periodicamente à consulta com o médico-veterinário.

O fato de não se movimentar muito pode torná-lo um animal obeso e com problemas nas articulações. Então, estimule o seu pet a fazer atividades físicas, como brincadeiras.

Gato persa dormindo

A ida ao veterinário também deve servir para receber orientações quanto à alimentação e às vacinas. Sem dúvida, essa é a melhor prova de amor a um bichinho totalmente dependente do tutor. 

Cuidados com a pelagem

Por ter um pelo comprido, herdado do cruzamento de gato Persa com Siamês, é importante que ele tome banho a cada 15 ou 30 dias. Não esqueça que o shampoo e o condicionador utilizados devem ser específicos para felinos.

Esses cuidados são suficientes para manter a pelagem do gato brilhante e sem nós, seguindo o padrão tortie, com tons coloridos ainda mais vivos. Assim, o seu amigo peludo ficará ainda mais irresistível e, o mais importante, saudável e feliz.

Curiosidades sobre o Himalaio

Apesar de ser caseiro e muito tranquilo, esse amigo é um exímio caçador. Não estranhe se, nas poucas vezes que sair, ele chegue com um presente para você tutor. Por mais domesticado que o gato seja, o instinto predador nunca é esquecido.

Outro dado interessante é sobre a expectativa de vida desse animal. Se for bem cuidado, ele pode viver até 15 anos. Uma vida longa para um bicho de estimação, não é mesmo? Então, o melhor é aproveitar essa grande oportunidade.

Ser tutor de um gato como esse requer dedicação. Porém, todo esse investimento é muito bem recompensado pelo carinho e pela companhia que o pet expressa. Você e ele tem tudo para serem amigos inseparáveis, por um longo tempo.

Há quem diga que ser tutor de um animal torna a vida mais leve e menos solitária, além de ser uma grande oportunidade de sentir-se amado e importante para outro ser vivo. Em resumo, é uma excelente experiência! 

Gato siamês observando

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o gato resultante do cruzamento de gato Persa com Siamês, não ignore a possibilidade de tornar-se tutor de um deles. A loja da Petz está preparada para atender a todas as necessidades do gatinho, por toda a vida.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog