Raça de gato peludo: conheça 5 desses fofinhos!

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 27, 2021

Curiosidades
Raça de gato peludo: conheça 5 desses fofinhos!
Tempo de leitura: 4 minutos

Que a maioria dos gatos tem pelos, todo mundo sabe. Porém, existem alguns bichanos que se destacam nesse aspecto, e há bem mais de uma raça de gato peludo por aí. Sucesso absoluto entre muitos tutores, essas raças são elegantes e encantadoras. Afinal, o charme dos bichanos também vem da pelagem bem vistosa.

gato peludo com sua tutora

Entretanto, pets com pelagem longa necessitam de cuidados especiais. Sem o tratamento especial, esses gatos ficam mais propensos a doenças (como carrapatos e pulgas), alergias e irritações na pele.

Sendo assim, vamos apresentar a seguir cinco tipos de raça de gatos peludos para você se apaixonar. Além disso, explicaremos a melhor forma de tratar os pets, para que, assim, a pelagem deles se mantenha sempre linda, e a saúde, em dia.

Persa

O gato Persa é muito popular entre os fãs de peludos. Afinal, um gatinho muito conhecido por odiar segundas-feiras é dessa raça. Além disso, a bela pelagem comprida desse bichano chama muita atenção, atribuindo ao Persa uma aparência muito fofinha e simpática. 

Como o próprio nome indica, a raça é originária da antiga Pérsia, atual Irã. Seus pelos costumam aparecer em cores sólidas, como branco, caramelo ou preto. Há também espécies bicolores e malhadas. 

Além de sua linda pelagem, o Persa é famoso por seu focinho achatado, que lhe dá um ar irresistível. Mas essa característica apareceu na raça de gato peludo depois de uma anomalia genética e, por isso, eles podem ter problemas na respiração e dificuldades na hora de comer. 

Maine Coon

O Maine Coon pode ser um bichano desconhecido para muitas pessoas. Entretanto, essa raça de gato peludo está ganhando cada vez mais espaço nos corações dos tutores. Conhecido como “gato gigante”, esse belo pet pode chegar a pesar até 10 kg e medir até 1 metro. 

De maneira geral, esses gatos são simpáticos, brincalhões e se dão bem com todos. Devido ao seu tamanho avantajado, esse pet demanda um pouco mais de espaço. 

A raça é originária dos Estados Unidos, mais especificamente do estado do Maine, e possui uma pelagem bem espessa e charmosa, característica típica da raça. Em alguns gatos da raça, os pelos do pescoço ficam parecidos com uma juba de leão.

gato persa

Ragdoll

O Ragdoll vem ganhando popularidade no Brasil graças à sua beleza e personalidade. A origem dessa raça de gato peludo é recente: foi criada na década de 60, sendo um misto de Angorá e Sagrado da Birmânia. Outras características desse bichano são o porte avantajado e a pelagem felpuda.

O nome significa “boneca de pano” e revela o comportamento extremamente dócil desse pet. Ele é muito fiel e carinhoso, e é comum que siga seu dono por onde ele for. Se dá bem com famílias amorosas e que possuem disponibilidade de passar longos momentos acariciando-os.

Sagrado da Birmânia

Devido à origem ainda desconhecida, o Sagrado da Birmânia é um gato misterioso e com características únicas. Acredita-se que ele era cultuado em templos budistas na antiga Birmânia, atual Myanmar.

Esse é um gato peludo que costuma aparecer na coloração preta e branca, com as extremidades escuras e os olhos claros. Em geral, ele é brincalhão e amigável, sendo perfeito para lares animados. Além disso, esse bichano prefere ficar no chão e não costuma escalar móveis ou muros. 

Os gatinhos da raça tendem a engordar mais facilmente, por isso, os tutores devem controlar a quantidade certa de ração e não deixar que comam mais do que o necessário. 

Angorá

Outra raça muito popular, o Angorá conquista a todos com sua aparência esbelta. É originário da Turquia, mas, no século XVI, se popularizou por toda a Europa. Seu belo pelo pode aparecer em diversas cores. As mais comuns, porém, são caramelo e branco (em geral, o animal com esta coloração tem olhos azuis). 

A bela cauda felpuda é sua característica mais marcante. Essa é uma raça sociável e enérgica, que adora brincadeiras e se dá bem com toda a família. Além disso, diferentemente de outros fatos, esse bichano adora água, e é comum vê-lo brincando em poças e banheiras.

Cuidados com gato peludo

Se você tem um gato peludo ou está pensando em introduzir um desses bichanos em sua vida, saiba que existem alguns cuidados a serem tomados. Para afastar doenças e possíveis irritações, é importante manter a pelagem dos animais sempre muito bem tratada. Confira a seguir algumas dicas:

  • escovação diária: a escovação vai retirar os pelos mortos e outras impurezas, garantindo uma ótima aparência e muita saúde;

 

  • ração premium: uma ração de qualidade vai fornecer a nutrição necessária para manter os pelos sempre fortes e brilhantes;

 

  • Visita ao pet shop: gatos peludos necessitam de visitas regulares a pet shops e centros estéticos. Pessoas qualificadas saberão lidar com as necessidades do pet, utilizando produtos especiais para isso;

 

  • tosa: alguns gatos necessitam de tosas periódicas, que sempre devem ser realizadas por profissionais.

gato branco peludo

Prontinho, agora você já sabe mais sobre cinco dos tipos de raça de peludo mais conhecidos. Se gostou deste texto e deseja conferir mais conteúdos sobre animais de estimação, não deixe de explorar o blog da Petz. Temos muitas curiosidades sobre os mais variados tipos de bichinhos por aqui!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *