Gatos Raças

Maine Coon – Um gigante gentil no mundo dos felinos

Publicado em 22 de novembro de 2017

Tempo de leitura: 3min

Especialistas em raças de gatos e criadores afirmam: o maine coon é o cachorro do mundo dos gatos. Como assim? Você já vai entender!

Ao pesquisar sobre raças de gato ou até caminhar por uma exposição, você certamente encontrará ao menos um exemplar da raça. O maine coon é uma das raças mais tradicionais e antigas da América e, inclusive, como o próprio nome da raça subentende, este gato é um dos símbolos do Estado do Maine, nos Estados Unidos.

Muitas teorias circulam ao redor da verdadeira história do maine coon. Algumas afirmam que sua cauda longa está relacionada a um parentesco com guaxinins, mas isso é pouco provável. As hipóteses mais plausíveis apontam para a descendência de gatos domésticos de pelo curto e pelo longo que chegaram às Américas em navios provenientes da Inglaterra, Noruega e outros países da Europa.

Características do maine coon

Características físicas do maine coon

Os maine coons são muito conhecidos e especialmente identificáveis pelo seu corpo, que se destaca entre as demais raças, e é aqui que entra a comparação entre esta raça e os cachorros: os gatos maine coon são uma das maiores raças de gato existentes, se não a maior! O maine coon é conhecido como o gato gigante.

Sendo gatos de clima frio, os pets da raça possuem pelagem longa e, até mesmo, resistente à agua. Sua cauda longa e muito peluda é ideal para ser abraçada por ele mesmo em busca de calor.

A raça maine coon pode ser apresentada em todos os padrões e cores possíveis, exceto padrões de pintas. Estes gatos possuem olhos grandes, redondos e bastante expressivos, que podem variar entre tons de azul, verde ou mel. As fêmeas Maine Coon podem pesar cerca de 8 quilos, enquanto machos chegam a quase 10.

Gato da raça maine coon

A personalidade do maine coon

Essa raça de gatos gigantes é extremamente amigável e adora ficar perto, fazer companhia, mas não necessariamente no seu colo. Ainda que, assim como em quaisquer outras raças e espécies de animais, hajam exceções, maine coons não gostam muito de colo. Brincalhão e curioso, seu pet não chamará sua atenção com miados altos, uma vez que a vocalização da raça é discreta e suave.

Como cuidar de um maine coon

Uma dieta rica e balanceada é ideal para o bem-estar de qualquer gato e esta raça não foge à regra. Devido ao seu corpo maior e mais pesado, os maine coons precisam manter seus ossos e juntas em saúde perfeita, por isso busque por rações para gatos que forneçam nutrientes que os ajudem nisso e, também, a manter sua pelagem saudável e brilhante.

O mercado pet, inclusive, já oferece opções de comedouros específicas para determinadas raças, com a preocupação de, até mesmo, formatar a tigela de ração de acordo com a anatomia da boca do pet.

Maine coon aconchegado com tutora criança

Curiosidade: gigantes notáveis

Pergunta: em que idade o maine coon atinge o ápice do seu crescimento?

A) 1 ano
B) 2 anos
C) 3 anos
D) 6 anos

Resposta: letra C! O maine coon não para crescer até que eles estejam entre os 3 e 5 anos de idade!

Gostou desta raça felina? Tem um gigante destes em casa? Visite a unidade Petz mais próxima a você e encontre tudo o que você precisa para o seu felino!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Mais no blog