Cães Raças

Pequinês – Independência combinada com muito carinho

Publicado em 24 de agosto de 2017

Tempo de leitura: 3min

A raça pequinês é mostrada em artes chinesas que datam do século VIII e seu nome é uma referência à cidade de Pequim. Na China Antiga, os cachorros dessa raça eram sagrados e apenas a realeza podia criá-la. O pequinês era considerado tão nobre pelos chineses que a punição por roubar um exemplar da raça era a morte.

A raça migrou para a Europa em decorrência da guerra, por volta de 1860, quando a Inglaterra tomou o Palácio Imperial Chinês. Mesmo tanto tempo depois, a aparência geral do pequinês ainda passa a ideia de dignidade e nobreza.

Características da raça pequinês

 

Características físicas do pequinês

O pequinês é um cachorro de expressão alerta, com aparência nobre e digna. A pelagem não deve impedir suas atividades.

  • Porte: Pequeno.
  • Aparência geral: Bem balanceado, compacto e que lembra um leão em miniatura.
  • Trufa: Apresenta pequena ruga.
  • Olhos: Redondos, escuros e brilhantes.
  • Orelhas: Formato de coração, longas e franjadas.
  • Pelagem: Longa, reta e rústica, sendo o subpelo macio.
  • Cor: Todas as cores são aceitas com exceção do albino e fígado.
  • Peso: Não deve exceder 5 kg para machos e 5,4 kg para fêmeas.

Clique aqui e tenha acesso aos melhores produtos de higiene e beleza para o seu pequinês!

Cão pequinês

A personalidade do pequinês

Trata-se de um pet leal, amoroso e corajoso. É um cachorro digno e inteligente, que aprende bem ao estimulo positivo. É independente e individualista, digno e com um senso de importância nato, sendo um doce companheiro para famílias e formando um forte vínculo com seu humano favorito.

No entanto, é importante ressaltar que este não é um cachorro que gosta particularmente de crianças, convivendo apenas de maneira a tolerá-las. A raça deve, portanto, ser treinada e socializada desde cedo, necessitando de encorajamento e reconhecimento pelos bons hábitos que adquire.

Não é um cachorro muito ativo, se adaptando bem à vida dentro de um apartamento, por exemplo, mas ainda assim ele fará bom uso de uma caminhada com seu dono. Seu propósito de vida é, por assim dizer, o conforto e a diversão.

Não se engane por seu pequeno porte; atento e seguro de si, este é um pequeno cão de guarda.

Clique aqui e tenha acesso ao que há de melhor para a alimentação do seu pequinês!

Cachorro pequinês no colo do tutor

Cuidados especiais com seu pequinês

Devido à sua pelagem longa e seu subpelo, a raça precisa de uma boa atenção semanal com relação à escovação e banhos para auxiliar na manutenção dos pelos. Os cachorros dessa raça preferem temperaturas amenas e mais frias, portanto preste maior atenção ao seu pet nos dias mais quentes, assegurando que ele fique em um local fresco.

A média de vida deste pet fica entre 12 e 14 anos. Como em todas as raças de face “achatada” (conhecidas como braquicefálicas), a maior preocupação com relação ao pequinês é sua respiração, que pode apresentar problemas e causar desconforto ao pet. Por isso, não é indicado que faça passeios longos em dias mais quentes. Irritação nos olhos é outro problema comum, portanto preste atenção ao ambiente no qual seu pequinês se encontra, o mantendo livre de possíveis agentes irritantes.

Não sendo um pet particularmente ativa, a raça se contenta com brincadeiras dentro de casa ou caminhadas diárias.

Gostou do pequinês? Tem ou quer ter um pet desse em casa? Encontre a unidade Petz mais próxima a você e tenha acesso a tudo o que seu bichinho de estimação precisa!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog