Cães Raças

Saiba se o cão da raça Poodle é inteligente!

Publicado em 15 de setembro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Que os cães podem nos surpreender com sua capacidade de aprender e entender o que falamos não é surpresa para ninguém, afinal, esses pets são muito espertos. Porém, ainda que todos os peludos possam aprender comandos, algumas raças são consideradas mais astutas do que outras. Será que Poodle é inteligente, por exemplo?

como dar banho em poodle

O Poodle é um dos cachorros mais populares no Brasil e no mundo. Além de encontrarmos as raças puras, vários Poodles mestiços, bem peludinhos, ganharam os corações de seus tutores. Isso porque são brincalhões, carinhosos e inteligentes, além de ótimos pets de companhia.

É difícil encontrar um pai ou mãe de pet que não ache seu filho de quatro patas inteligente, pois eles geralmente fazem coisas inimagináveis. Mas como podemos dizer que o Poodle é inteligente se todos os cães também são? Confira este artigo para entender melhor como é feita essa classificação.

Como a inteligência dos cães é medida?

A medida da inteligência dos animais é um pouco diferente da realizada com os seres humanos. Primeiro, os animais possuem instinto muito aguçado, então, a maneira como o pet desempenha essa habilidade é um fator importante a avaliar quando falamos de sua inteligência.

Por exemplo, o Poodle era usado como animal de caça, principalmente de aves aquáticas. Por isso, seu instinto é se preparar e obedecer ao comando do tutor quando solicitado. O Poodle é inteligente, pois é um animal que obedece a comandos e é ensinado facilmente.

Outra maneira de medir a inteligência dos cães é se o animal consegue aprender a fazer algo sozinho sem que ninguém o tenha ensinado. Somente na observação e com base nas experiências do ambiente, o peludo repete uma ação, como quando o Poodle abre a porta sozinho, pega um petisco dentro da geladeira, etc.

Outro tipo de inteligência é a de obediência, ou seja, quando o tutor ensina algum comando específico e o pet é capaz de aprender. Alguns aprendem quase tudo, outros têm mais dificuldade.

As raças mais inteligentes

Para saber quais são as raças de cachorro mais inteligentes do mundo, foi elaborada uma pesquisa para medir a obediência, adaptação ao meio ambiente e o instinto das raças. Algumas podem se sair melhor em uma classificação, mas, de maneira geral, a classificação das mais inteligentes é a seguinte:

  • Border Collie;
  • Poodle;
  • Pastor Alemão;
  • Golden Retriever;
  • Doberman;
  • Pastor de Shetland;
  • Labrador Retriever;
  • Papillon;
  • Rottweiler;
  • Australian Cattle Dog.

Então, podemos afirmar com toda certeza que o Poodle é inteligente — e muito! Essa raça é considerada a segunda mais inteligente de todas. Assim, é um cão que aprende rápido e gosta de obedecer aos comandos do tutor.

nomes para cachorro poodle 1

Características do Poodle

O Poodle tem pelagem encaracolada que pode ser branca, preta, marrom, cinza ou avermelhada. Devido aos pelos longos, geralmente, os tutores optam pela tosa (específica da raça), que deixa os Poodles parecidos com ursinhos.

Esse é um cachorro carinhoso, alegre e animado, que gosta de companhia, não importa qual seja a atividade. Ele aproveita desde corridas na praia até ficar no sofá assistindo televisão. O importante para um Poodle é estar junto da família.

Uma característica que chama atenção nos Poodles é a variedade de tamanho. Mesmo sendo classificados como a mesma raça, o tamanho dos Poodles varia e pode apresentar leves diferenças quanto ao comportamento:

  • Poodle toy: de 24 a 28 cm, e 4,5 kg;
  • Poodle anão: de 28 a 35 cm, e 8 kg;
  • Poodle médio: de 35 a 45 cm, e 12 kg;
  • Poodle gigante (grande ou standard): de 45 a 60 cm, e 15 kg.

Adestramento do Poodle

Como vimos, o cachorro Poodle é muito inteligente e esperto, mas isso não quer dizer que o peludo não precise de orientação. Toda essa energia e esperteza pode se tornar um problema se o Poodle aprender maus hábitos.

Após instalados alguns comportamentos ruins, o Poodle pode se tornar desobediente, por isso, é necessário que o adestramento seja feito desde filhote para estimular ações desejáveis pelo tutor.

Como adestrar um Poodle?

Atualmente, especialistas recomendam o adestramento por meio do reforço positivo e nada de punições. O reforço positivo é feito com recompensas quando o peludo consegue realizar a tarefa pedida, seja com um petisco ou muito carinho.

Certos comportamentos devem ser corrigidos assim que notados. O Poodle, principalmente filhote, pode destruir os móveis e objetos se não receber atenção (como quase todas as raças). Porém, a punição pode prejudicar seu lado emocional. O correto é suprir as necessidades básicas principalmente nessa fase mostrar a ele seus brinquedos e outras coisas com as quais possa brincar.

O Poodle quer sempre agradar seu tutor, então, se ele receber algo que gosta em troca da obediência ao comando, vai associar o bom comportamento à recompensa e se manter estimulado em repetir tal ação. O Poodle é uma raça de cachorro fácil de adestrar.

poodle tamanhos cao

Como o Poodle é inteligente, rapidamente vai entender e aprender o que o tutor quer ensinar. Para mais dicas, informações e produtos para cuidar do seu peludo, visite agora mesmo o site da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog