Cães

Raça de cachorro pequeno: encontre uma para chamar de sua!

Publicado em 07 de fevereiro de 2024

Tempo de leitura: 6min

Não importa o tipo de pelagem, qualquer raça de cachorro pequeno é sempre muito fofa. Quem não quer um cão que pode ser carregado facilmente no colo, não é mesmo?

raca de cachorro pequeno

E não é só a fofura que explica esse interesse crescente por raças pequenas de cachorro! A verticalização das cidades também é fator decisivo: quem mora em um apartamento reduzido, mas não abre mão de ter um cãopanheiro, também tem optado por cães menores!

Vantagens ao escolher um cão pequeno

Sem dúvidas, quando o espaço é limitado, é muito mais fácil criar brincadeiras e evitar esbarrões ou outros acidentes com um cachorro menor. Além disso, o peludinho come menos e as fezes também são menores.

Por outro lado, se, além de morar em apartamento, você não tem muita disponibilidade para passear com seu cão, saiba que esses cães precisam ser estimulados da mesma forma de outros portes!

Tem cachorrinho pequeno por aí, como aqueles selecionados para caça e pastoreio, que é muito ativo e precisa gastar bastante energia para não se tornar destruidor e ansioso.

Assim, para escolher o peludinho ideal para você, vale conhecer a raça de cachorro pequeno de antemão para evitar problemas. A seguir, descubra qual é mais sossegada e qual exige uma rotina com estímulos mais intensos.

Raças de cachorro pequeno sossegadas

Embora não seja uma regra, em geral, cães selecionados como animais de companhia tendem a ser menos ativos que os de trabalho. Consequentemente, costumam exigir menos exercícios físicos por dia para se manterem saudáveis.

Contudo, isso não quer dizer que eles não precisam brincar, passear e socializar com outras pessoas e cachorros diariamente! Abaixo, apresentamos as raças mais populares de cães de companhia de pequeno porte.

Pug

Famoso por participar do filme “Homens de preto”, esse pequeno todo enrugadinho faz sucesso por onde passa! Essa é uma raça de cachorro pequeno bastante alegre e inteligente e que adora um cochilo ao lado do tutor!

O Pug não costuma latir muito, por isso, é considerado um cachorro pequeno para apartamento. Ele também não é muito fã de exercícios pela sua configuração, mas um filhote de Pug vai exigir muito de você.

Shih-Tzu

O Shih-Tzu é um cãozinho que encanta pelo temperamento dócil e brincalhão. Acredita-se que essa raça de companhia tenha surgido na China por volta de 600 a.C., onde, posteriormente, tornou-se grande companheira da corte durante a Dinastia Ming, entre 1368 e 1644.

Apesar de tranquila, essa raça de cão pequeno gosta muito de brincar e é bastante ligada aos tutores. Prova disso é que os Shih-Tzus adoram seguir os membros da família pela casa e não dispensam um colo.

Em geral, essa raça é pouco destruidora e seu gasto energético e menor do que outras raças. Por outro lado, costuma latir para presença de estranhos ou sons desconhecidos, quando não socializado, o que pode ser um problema para quem mora em apartamento. Se você for escolher um Shih-Tzu, procure socializar o pet desde cedo!

raca de cachorro pequeno

Lulu da Pomerânia

Muitos historiadores dizem que o Lulu da Pomerânia é descendente de antigos cães puxadores de trenó. Porém, atualmente, o Spitz Alemão Anão, como também é conhecido, desenvolveu um temperamento mais sossegado, ainda que goste muito de brincar, passear e correr.

Além de atividades físicas, o Lulu da Pomerânia precisa de diversos estímulos cognitivos, pois é muito inteligente e obediente. Assim como o Shih-tzu, ele tem o costume de latir. Para deixar seu pet mais tranquilo, tenha uma rotina de passeios e enriquecimento ambiental adequada, além da socialização com estranhos.

Maltês

O Maltês é outro exemplo de raça de cachorro pequeno. Ele é originário da ilha de Malta, onde teria servido como um grande caçador de ratos nos navios que atracavam nos portos. Apesar de ter essa função, ele também era visto como um grande companheiro, noção que permanece viva até hoje por bons motivos!

O Maltês é enérgico, então, gosta muito de brincar, passear, correr e socializar — e precisa fazer isso diariamente.

Para quem mora em apartamento, vale ficar atento aos latidos. Um bom adestramento pode ajudar a manter o Maltês mais tranquilo e com mais qualidade de vida, evitando problemas com vizinhos.

Raças de cachorro pequeno agitadas

Cachorros de raças com bastante energia podem viver em apartamento sem causar problemas com a família ou os vizinhos: tudo depende do modo como o pet é criado.

Enquanto alguns cachorros não precisam de tantos exercícios físicos diários, outros precisam de brincadeiras mais intensas e mais passeios para gastar as energias. A seguir, apresentamos algumas dessas raças.

Yorkshire Terrier

Apesar da aparência fofinha e da fama como cão de companhia, o Yorkshire é outro pequeno notável selecionado, inicialmente, para atividades de caça. Conforme a historiografia, a raça teria surgido durante a Revolução Industrial e foi escolhida para perseguir ratos.

Ele é um dos cachorros pequenos que não crescem, por isso, é ideal para espaços diminutos. No entanto, os passeios e as brincadeiras devem ser diários para suprir a necessidade de caça que o peludo tem.

Pinscher

Quem nunca ouviu a frase “50% ódio e 50% tremedeira”, não conhece um Pinscher. Esse pequeno é notável pela valentia. Ele parece não ter medo de nada e enfrenta o que for preciso para manter sua família a salvo.

O Pinscher também é um dos cachorros que não crescem muito. Ele é extremamente ciumento e costuma se apegar mais a uma pessoa da família, não permitindo que ninguém se aproxime dela quando ele está por perto.

Dachshund

Justamente pela origem caçadora, o Dachshund tem olfato aguçado, sendo extremamente ativo e curioso. Ele adora perseguir pequenas presas, como insetos e outros animais menores.

É importante socializá-lo desde cedo com crianças e diferentes pessoas, caso contrário, ele pode se tornar arisco e até agressivo com desconhecidos. Porém, no geral, ele é um amor com o tutor!

raca de cachorro pequeno

Já se apaixonou por uma raça de cachorro pequeno? Tem um? Então traga-o para conhecer uma das lojas da Petz! Nós vamos adorar ver esse peludinho escolhendo um brinquedo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog