Cães

Top raças de cachorros: descubra os melhores em cada categoria

Publicado em 02 de agosto de 2019

Tempo de leitura: 5min

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? E o menor? E com qual raça de cachorro você deve ficar mais preocupado por conta da força da mordida? Para você que adora ficar por dentro de curiosidades sobre esses pets fascinantes, listamos abaixo as top raças de cachorros em diversas categorias.

Preparado para ficar sabendo qual é a raça mais veloz, qual late mais alto, quem vive por mais tempo, qual é o mais inteligente, entre outras curiosidades? É só continuar lendo!

Maior raça de cachorro: Dogue Alemão

Também conhecido como Apolo dos cachorros ou dinamarquês, o dogue alemão pode alcançar, em média, 85 cm de altura, tendo o título de cachorro com maior porte. No entanto, alguns indivíduos dessa raça de cachorro podem crescer ainda mais.

top raças de cachorro dogue alemão

Esse é o caso do cachorro Zeus. Até 2014, ano em que faleceu, estava registrado no Guinness, livro dos recordes, como o cão mais alto do mundo, com impressionantes 111,8 cm de altura!

Menor raça de cachorro: Chihuahua

Na contramão do gigante dogue alemão, os chihuahuas são considerados a menor das raças de cachorro, atingindo, em média, 23 cm de altura. Não à toa, o título de menor cachorro do mundo, cedido pelo livro dos recordes, está com um chihuahua.

A pequena cadelinha é uma porto riquenha chamada Miracle Milly, com meros 9,65 cm de altura. Para se ter uma ideia, o tamanho dela em posição normal equivale à altura de uma latinha de refrigerante!

top raças de cachorro chihuahua

Raça de cachorro que vive mais: Chihuahua

Mais um prêmio para o pequeno cachorro! Além de ser a menor dentre as raças de cães, os chihuahuas têm uma expectativa de vida acima da média.

O mais impressionante é que isso não se trata de uma mera coincidência! A ciência acredita que quanto menor é o porte do cachorro, mais lentamente ele envelhece. Ou seja, uma raça de cachorro pequeno pode ter estimativa de vida maior.

O fato é que, enquanto o dogue alemão, com seus 85 cm, tem estimativa de vida de 8 anos, os chihuahuas, com cerca de 23 cm, podem alcançar incríveis 20 anos.

Mordida mais forte: Kangal

Não existe um consenso sobre qual é a raça com a mordida mais forte. Isso porque, além da dificuldade de fazer a medição, outros fatores como temperamento e contexto podem contribuir para diferenças na mordida de indivíduos da mesma raça.

top raças de cachorro kangal

Segundo estudos realizados para medir a pressão aplicada por polegada quadrada, entre as top raças de cachorro, o título de cão com a mordida mais forte pertence à raça turca kangal, cuja mordida alcança até 743 psi.

Latido mais forte: Labrador Retriever

Outra categoria na qual é difícil chegar a um consenso é a intensidade do latido. Afinal, pode variar muito não só de indivíduo para indivíduo, como também de acordo com a situação.

top raças de cachorro labrador

Contudo, o latido mais alto já registrado pelo livro dos recordes é do cachorro Charlie, um simpático labrador. Seu latido de 113,2 decibéis foi dado durante o evento Bark in the Park (Latido no Parque), realizado no Rymill Park, em Adelaide, na Austrália, em 2012.

Raça de cachorro mais inteligente: Border Collie

A fama do Border Collie como a raça de cachorro mais inteligente do mundo começou com um estudo realizado por Stanley Coren, especialista em comportamento animal da Universidade da Colúmbia Britânica.

top raças de cachorro border collie

Com base em um extenso questionário desenvolvido por ele e respondido por mais de 200 especialistas em prova de obediência canina. O estudo mostrou que os cachorros de raça border collie são os que têm mais tem facilidade para aprender truques.

Ou seja, são necessárias poucas repetições para que esses simpáticos pets entendam determinados comandos.

Melhor olfato: Bloodhound

É um cão muito utilizado pela polícia e por bombeiros para auxiliar na busca por pessoas desaparecidas. Os bloodhounds têm cerca de 300 milhões de receptores olfativos.

Isso é mais que qualquer outro animal no top raças de cachorros!

top raças de cachorro bloodhound

Sem contar que sua anatomia também contribui para um olfato aguçado. Além do focinho comprido, com narinas bem abertas, as orelhas compridas levantam os odores e os mantém concentrados por mais tempo.

Raça de cachorro mais rápida: Galgo Inglês

Assim como acontece nas Olimpíadas, é preciso diferenciar maratonas de corridas de 100 metros. Nessa última categoria, o galgo inglês é, sem dúvidas, a raça de cachorro mais rápida do mundo. Ele pode alcançar até 72km/h em curtas distâncias.

Por isso mesmo, já foram muito usados em corridas de cachorros. Hoje, felizmente, vêm ganhando cada vez mais popularidade como um pet afetuoso, companheiro e, sim, bastante rápido!

top raças de cachorro galgo ingles

Gostou de saber quais são as top raças de cachorros em variadas categorias? Pois é, cada pet tem características que os tornam incríveis, estejam eles entre as top raças ou não.

E, para sempre manter o seu cachorro alegre, com brinquedos, petiscos e outros acessórios, conheça o site da Petz ou vá até a unidade mais próxima.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog