Categories: Pets

Twister: rato pode comer manga?

Os ratos ganham cada vez mais espaço nos lares brasileiros. Para mantê-los saudáveis, os tutores devem conhecer os hábitos e a alimentação desses animais. Alguns temas são controversos, como se o rato pode comer manga.

Inteligente e independente, o rato de estimação reconhece o próprio nome e aprende vários truques. Quando está na natureza, o animal sabe selecionar os alimentos, mas, em cativeiro, come o que é oferecido. Sendo assim, é dever do tutor alimentá-lo corretamente.

Alimentação do rato

A alimentação do rato doméstico é o alicerce para a longevidade do pet. A base da dieta deve ser a ração própria para a espécie. Rações para cães, gatos e outros animais de estimação não devem ser oferecidas para o rato.

As rações de outros roedores, como hamsters e chinchilas, também não são ideais para o Twister. Cada espécie possui uma necessidade nutricional. Fornecer uma dieta inadequada pode provocar problemas no crescimento e no desenvolvimento do animal.

Frutas na dieta do rato

Agora vamos falar se o rato pode comer manga e outras frutas. Elas não devem ser consumidas em grande quantidade, pois são ricas em açúcar, o que pode engordar o pet. A dose diária não deve ultrapassar 5% do total de alimentos.

Elas podem ser oferecidas cruas, após serem bem higienizadas. Nunca as ofereça inteiras e com as sementes: corte-as em pedaços pequenos o suficiente para eles não engasgarem. Caso o pet não coma tudo que você serviu, jogue fora, pois isso atrai moscas que podem transmitir doenças, além do apodrecimento gerar toxinas que podem fazer mal a saúde do seu pet.

Os ratos não gostam de comidas geladas. Dessa forma, antes de oferecer as frutas na geladeira, deixe-as atingir a temperatura ambiente. Tome cuidado com as frutas desidratadas: elas concentram mais açúcar que as frescas, portanto, engordam mais.

Benefícios das frutas

Além de proverem vitaminas, minerais e fibras para o roedor, as frutas tornam a refeição mais interessante devido aos diferentes sabores, cheiros e texturas. Isso aguça os sentidos do ratinho.

Frutas permitidas

Existe uma lista bastante vasta de frutas que podem entrar no cardápio do twister: ameixa, amora, caqui, damasco, figo, goiaba, maçã, maracujá, mamão, morango, melancia, pera, pêssego e banana. Porém, será que rato pode comer manga?

Manga para ratos

Existem muitas variedades de manga. Algumas possuem mais fiapos, outras são mais ácidas. Sendo assim, a recomendação da manga para os roedores de estimação é controversa.

As mangas mais ácidas possuem limoneno, componente do óleo essencial das frutas cítricas. Ele causa alguns efeitos, entre eles, alterações nos batimentos cardíacos, devido à vasodilatação.

Além disso, a grande quantidade de fiapos de algumas variedades, como a manga tommy, pode fazer com que o roedor engasgue. Como os ratos não conseguem vomitar, se algo ficar preso na garganta, pode ser fatal.

Então, já que existem essas questões contra a fruta, a resposta perfeita para a pergunta “rato pode comer manga?” é: “melhor não!”. A boa notícia é que existem outros agradospermitidos para o rato.

Como introduzir as frutas na dieta do rato

Caso as frutas nunca tenham feito parte da alimentação do rato, a introdução deve ser gradativa e somente uma opção por vez. Se você der uma salada de frutas e ele tiver alguma alteração intestinal, como diarreia, não saberá qual delas causou o problema.

Como escolher a fruta no mercado

A fruta que você irá oferecer para o roedor deve ser escolhida com atenção. Lembre-se que a quantidade que ele come é pequena. Provavelmente, o restante será consumido por você. Se for possível, dê preferência às frutas orgânicas.

Outros alimentos que podem ser fornecidos ao rato

Além da ração e das frutas, há legumes e verduras podem ser oferecidos ao roedor de estimação: vagem, ervilha, brócolis, couve, couve-flor, quinoa, flocos de milho sem açúcar, abóbora, feno (gramíneas secas) e chicória.

Alimentos proibidos para o rato doméstico

Alguns alimentos não devem ser fornecidos ao twister, como: enlatados, embutidos, massas, chocolates e outros doces, frituras, batatas cruas, ovos crus, leite e derivados, café, alfafa, feijão cru e banana verde.

Agora que você já sabe o que rato come e o que lhe faz mal, que tal conhecer alguns perigos que ele corre no dia a dia sem você perceber? Gaiolas, brinquedos inadequados e acessórios podem machucar o pet.

Sempre observe se a gaiola possui alguma ponta metálica ou ferrugem que possa ferir o twister. Sempre que comprar os brinquedos para o pet roer, certifique-se que o material não possua tinta ou outra substância que possa intoxicar o animal. Leia bem o rótulo do produto, pois eles devem informar que ele e atóxico ou que não faz mal ao animal.

Cuidado com as redes de dormir. Ele pode roê-las e cair por algum buraco ou ter as patas enroscadas no tecido. Sempre vistorie esse acessório para evitar esse tipo de acidente.

Hoje, você aprendeu que deve-se evitar dar manga ao rato e quais outros cuidados devemos ter com esse bichinho. Esqueceu de comprar a ração do pet? Então, visite uma das lojas da Petz pertinho da sua casa e aproveite nossas promoções.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Dicas de como plantar framboesa em casa

Se você é movido pela curiosidade e tem certa habilidade no jardim, aproveite para aprender…

23 horas ago

Como cuidar de manjericão da forma correta?

Se você gosta de ter uma horta em casa, aprender como cuidar de manjericão pode…

23 horas ago

Como acabar com formigas nas plantas: solução definitiva

É comum alguns insetos parecerem na sua casa, mesmo que você cuide da limpeza do…

2 dias ago

Guia prático de como cuidar de samambaia

Se você quer saber como cuidar de samambaia, ficará feliz em saber que essa não…

2 dias ago

15 dicas práticas para diminuir a ansiedade em cachorro

Ansiedade em cachorro é um problema real e cada vez mais comum. Estudos encomendados pela…

4 dias ago

Saúde e sabor: como plantar alecrim em casa

Se tem algo que facilita o cotidiano é ter tudo sempre à mão, principalmente quando…

5 dias ago