especies de passaros 1
Você sabe como é a reprodução dos pássaros? O acasalamento é muito mais que o breve momento da reprodução. Ele faz parte do processo de sobrevivência das espécies. Para saber mais, continue lendo.
A reprodução das aves é orquestrada pelo instinto natural. Os pássaros possuem características que os diferenciam dos outros animais no que diz respeito a esse processo complexo que é o acasalamento. Confira essas características.
As aves são animais dioicos, o que significa que têm sexos separados (macho e fêmea). Além disso, são ovíparas, ou seja, se reproduzem por meio de ovos. A fêmea bota ovos com casca rígida e rica em cálcio, que protegem o embrião.
Uma curiosidade: no Condor da Califórnia, existe uma particularidade descoberta recentemente. Essa ave, em cativeiro, foi capaz de se reproduzir por partenogênese, ou seja, sem a necessidade de fecundação do óvulo.
Em muitas espécies, é possível distinguir visualmente se o animal é macho ou fêmea. Essa diferença é chamada de dimorfismo sexual. Os machos frequentemente exibem penas mais coloridas, cantos mais elaborados ou comportamentos de corte específicos para atrair as fêmeas.
No entanto, em algumas espécies, principalmente de psitacídeos, esse dimorfismo é mais discreto, o que dificulta a identificação do sexo das aves para a formação do casal. Um bom exemplo disso ocorre na reprodução da calopsita, já que a ave quase não possui diferenças entre os sexos.
A união dos gametas acontece dentro do corpo da fêmea, um processo chamado fecundação interna. Na maioria das aves, a cópula ocorre pela aproximação das cloacas, uma abertura comum para os sistemas digestivo, excretor e reprodutor de algumas espécies.
Dependendo da espécie, o macho, a fêmea ou ambos constroem o ninho, que serve como um abrigo para os ovos e os futuros filhotes se desenvolverem. O formato e os materiais variam muito entre as espécies.
Para que o bebê se desenvolva, os ovos precisam ser mantidos em uma temperatura constante. Esse processo, chamado de incubação, é feito pelos pais, que se sentam sobre os ovos. A duração da incubação varia de acordo com a espécie.
O cuidado com a prole é uma característica marcante das aves. Após o nascimento, os pais se dedicam a alimentar, aquecer e proteger os filhotes, aumentando bastante suas chances de sobrevivência. Em muitas espécies, tanto o macho quanto a fêmea participam ativamente desse cuidado.
Tudo nesse animal é pensado para que o voo seja facilitado, o que também ocorre na reprodução dos pássaros. Os órgãos reprodutores não são aparentes, o que é ótimo para que a ave não se machuque ao passar pelos galhos das árvores.
Dessa forma, os testículos dos machos, que são dois, como nos mamíferos, ficam dentro da cavidade abdominal, bem perto dos rins. Com as fêmeas, não é diferente: o ovário também é internalizado.
Porém, diferentemente do que ocorre nos mamíferos, o ovário esquerdo é bem desenvolvido e tem sua função dobrada. Já o ovário direito, durante o desenvolvimento embrionário, acaba atrofiando para reduzir o peso da ave e otimizar seu voo.
Nas aves, não existe pênis nem vagina. Por isso, é tão difícil, em alguns casos, diferenciar o macho e a fêmea no casal de passarinhos. Dessa forma, também não existe penetração, só um roçar de cloacas. O macho transfere o esperma para a fêmea através desse contato.
O cruzamento dos pássaros é complexo: há a corte; em alguns casos, uma disputa pela fêmea; a atração entre os pares; e, por fim, a união.
No Beija-Flor, por exemplo, o cortejo e o acasalamento são bem rápidos. Já no Mergulhão, o processo é mais demorado. Essa ave aquática possui uma dança de acasalamento, em que ambos os pássaros imitam os movimentos um do outro. Isso inclui movimentos de cabeça, agitação de penas e, ao final, um abraço com o peito e a oferta de plantas aquáticas.
Essa divisão é meramente didática, pois a reprodução das aves é diferente para cada espécie. Porém, para facilitar a compreensão, ela pode ser dividida em algumas fases, que podem ocorrer ou não, dependendo da espécie:
A reprodução de pássaros em cativeiro, embora siga as fases naturais, tem algumas particularidades importantes. Nesse caso, a intervenção humana é fundamental para criar um ambiente seguro e estimular o comportamento reprodutivo.
Se você gostou de saber sobre a reprodução dos pássaros, continue acompanhando o blog da Petz para conhecer mais sobre aves e pássaros. Por aqui, temos artigos todos os dias sobre diferentes espécies. Aproveite.
Ela tem muitos nomes, pode causar pneumonia, mas é facilmente prevenida com a vacina de…
A cana-de-macaco, também conhecida como marianinha ou dicorisandra, é uma planta ornamental que se destaca…
Cada vez mais, os tutores se preocupam com a saúde física e mental dos felinos.…
A vacinação para pets é uma das principais formas de garantir a saúde e o…
Eles são maioria nos lares brasileiros e ganharam destaque em músicas, filmes e até em…
Embora a presença de animais seja proibida na maioria das praias, muitas prefeituras já entenderam…