Aprenda a escolher o aquaterrário para tartaruga tigre d’água

Postado por PETZ, em Atualizado em May 3, 2021

Dicas
Aprenda a escolher o aquaterrário para tartaruga tigre d’água
Tempo de leitura: 2 minutos

O aquaterrário para tartaruga é um item essencial para a criação doméstica de quelônios semiaquáticos, como os cágados-tigre-d’água. Somente com ele é possível manter as condições ambientais adequadas para bichinhos dessa espécie, como temperatura, umidade e iluminação. 

tartaruga na água de rio

Contribuindo para um bom funcionamento do organismo desses pets, as condições apropriadas podem fazer com que o quelônio ultrapasse os 25 cm na fase adulta. Trata-se de um crescimento notável que leva os tutores a outras questões: qual é o tamanho ideal do aquário para tartaruga-tigre e como escolher um modelo?

Como escolher o modelo ideal de aquaterrário?

Na hora de montar um aquaterrário para tartaruga-tigre-d’água, muitos tutores optam pela montagem a partir de um aquário para peixes. Desde que sejam feitas as devidas adaptações, não há nada de errado nisso.

No entanto, em lojas especializadas, como a Petz, já é possível encontrar aquaterrários prontos, feitos especialmente para as necessidades dos cágados. Nesse sentido, a presença de uma plataforma é um fundamental para a vida desses pets, que são seres semiaquáticos. 

A vantagem dos modelos prontos é que neles a plataforma já possui uma inclinação que facilita a passagem do cágado do meio aquático ao meio terrestre. Além disso, eles já vêm com decoração que lembra o habitat das tartarugas-tigre-d’água. 

Outros diferenciais de aquário para tartaruga pronto é o filtro de purificação da água, já embutido, e o fundo com proteção de impacto em EVA, que deixa o equipamento mais resistente. 

tartarugas tomando sol

Acessórios indispensáveis para um aquaterrário

Adquirir um aquaterrário que já venha com plataforma facilita a tarefa de garantir o bem-estar da tartaruga-tigre-d’água. Além disso, entre os acessórios fundamentais, também estão:

  • Filtro de purificação de água: os melhores são os do tipo mangueira, que não movimentam tanto a água. Habituados aos lagos, os cágados preferem água parada;
  • Lâmpada para répteis: ela substitui a solar, garantindo o fornecimento de raios UVB, necessários para a absorção do cálcio. Deve ser ligada durante o dia e desligada à noite;
  • Termômetro: indica a temperatura do aquaterrário para tartaruga, que deve ficar entre 23°C e 26°C,
  • Aquecedor e termostato: juntamente com o termômetro, que serve de indicador, eles garantem a manutenção da temperatura.

Em relação à quantidade de água, coloque até a metade, garantindo que haja uma parte seca para que a tartaruga se seque completamente. No caso dos modelos prontos, a altura da plataforma já indica o volume de água a ser colocado. 

Qual é o tamanho ideal do aquaterrário para tartaruga-tigre-d’água?

Quando filhotes, as tartarugas-tigre-d’água têm, em média, 5 cm. Em condições adequadas, elas podem chegar a até seis vezes esse tamanho, alcançando 30 cm. Por isso mesmo, se não quiser ficar trocando de aquaterrário o tempo todo, o melhor é adquirir um grande aquaterrário de tartaruga, onde o pet ocupe cerca de 30% do espaço.

tartaruga na água nadando

Depois de conferir como escolher um aquaterrário para tartaruga, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros textos sobre bem-estar animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *