Répteis

Aquaterrários: conheça tudo sobre este incrível ambiente!

Publicado em 26 de julho de 2019

Tempo de leitura: 4min

Um dos objetivos mais procurados pelos aquaristas é criar um visual natural e selvagem. E o melhor é que, além de lindo, um ambiente similar ao natural é excelente para os pets! Se você também gosta deste efeito, saiba que um aquaterrário é uma ótima opção.

Misto de água e terra, este espaço encanta a todos e permite que diferentes espécies de plantas e animais convivam em harmonia. Uma verdadeira reprodução da vida selvagem em sua casa!

Se interessou pelo assunto? Continue lendo para aprender mais sobre aquaterrários de plástico ou vidro e, quais as espécies indicadas e como montar o seu!

aquaterrario iguana

Aquaterrários: o lugar onde água e terra se encontram!

Um aquário sempre é uma bela visão, com os peixes nadando delicadamente na água límpida. Os terrários também possuem sua beleza selvagem, áridos e exóticos.

Mas imagine se fosse possível combinar estes dois ambientes? Bom, na verdade, você pode: são os aquaterrários! Esses espaços combinam terra e água, reproduzindo ambientes como florestas tropicais.

Pode parecer complicado, mas, na verdade, o princípio é simples. Escolhendo as espécies certas e reproduzindo as condições naturais, o aquaterrário começa a funcionar sozinho, precisando de pouca manutenção.

Ou seja, funciona igual uma floresta de verdade! Com um ambiente tão interessante, é só escolher seus pets preferidos para habitar seu aquaterrário!

Conheça quais são as espécies indicadas para aquaterrário

Agora que você já sabe o que é um aquaterrário e como eles podem ser impressionantes, é hora de pensar no melhor pet para lhe fazer companhia

Primeiro, é preciso escolher entre ter uma ou mais espécies diferentes. Assim como os aquários, os aquaterrários podem receber diferentes animais, contanto que eles convivam em harmonia.

Mas atenção: quanto mais complexo seu ambiente, mais complicada a manutenção. Por isso, para tutores de primeira viagem ou sem muito tempo para cuidado, recomendamos começar com um pet apenas.

aquaterrarios

Após um tempo, você pode tentar um aquaterrário mais completo!

  • Tartarugas: como vivem tanto na água como na terra, o aquaterrário para tartaruga doméstica é o habitat mais indicado. Além de muito fofas, elas possuem ótima personalidade e se divertem com seus tutores por muitos anos. As tartarugas tigre-d’água e o jabuti de pés vermelhos são espécies comuns nos lares brasileiros;
  • Iguanas: estes lagartos brasileiros conquistaram o mundo com sua beleza e personalidade! A iguana é típica da Amazônia, por isso os aquaterrários são ótimos para este pet, que adora um ambiente quente e úmido.
  • Lagartos: assim como as iguanas, os lagartos vão se sentir muito bem em um aquaterrário grande.
  • Rãs: anfíbios por excelência, as rãs são perfeitas para aquaterrários! Além de muito fofas, elas adoram um ambiente com água e terra para se desenvolver

Como podemos ver, são muitas as espécies que vivem bem em um aquaterrário. Se você acha que ter um é o hobby ideal para você, continue lendo e aprenda a faze seu próprio espaço!

Como fazer um habitat perfeito

Para os aquaristas mais experientes, é possível montar seu próprio aquaterrário pequeno, a partir de elementos como vidro, acrílico e isopor.

Porém, em lojas especializadas encontramos ambientes práticos, seguros e desenvolvidos especialmente eles. Basta escolher seu pet favorito e equipar o espaço para seu novo amigo!

  • Decoração: lembre-se que aquários e terrários são ambientes delicados. Por isso, utilize somente produtos destinados ao aquarismo. Estes itens são preparados de forma especial, livres de bactérias e com elementos seguros.
  • Equipamentos: o aquaterrário ainda irá precisar de um bom sistema de filtragem. Além de lâmpadas UVA e UVB, que são importantes para os répteis.
  • Segurança: não se esqueça que o ideal é que o pet tenha acesso à terra e água. Por isso, deixe sempre água suficiente para que seu amigo possa descansar na terra quando quiser. Evitar o acesso do pet à parte seca pode causar acidentes.

aquaterrarios

E lembre-se, um aquaterrário deve ser bonito e divertido, mas o principal é que seja confortável. Por isso, ofereça bastante espaço e garanta que condições como luz, temperatura e umidade estejam de acordo com o necessário para seu amigo.

Pensa em ter um aquaterrário? Na Petz você encontra ambientes prontos, pensados por especialistas, com tudo o que você precisa. Venha nos fazer uma visita e conheça nossos produtos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog