Adoção

Iguana doméstica: como evitar um comportamento agressivo

Publicado em 13 de julho de 2019

Tempo de leitura: 4min

Não tem jeito! Em geral, notícias sensacionalistas tendem a circular rapidamente. Por isso, se você gosta de animais e navega bastante pela internet, é possível que já tenha visto imagens de uma iguana doméstica sendo agressiva.

iguana domestica aquario

Apesar de se encaixar na categoria de animais silvestres, a iguana doméstica costuma ser dócil.  No entanto, é imprescindível respeitar os limites dela e garantir uma qualidade de vida adequada. Do contrário, ela pode mostrar seu lado agressivo e “jurássico”!

Iguanas domésticas e agressividade: instinto?

Criar uma iguana doméstica é muito diferente de ter um gato ou cachorro. Enquanto estes últimos gostam e dependem da interação com o tutor, as iguanas gostam mesmo é de ficar quietinhas no seu canto.

Mas isso não significa que elas sejam agressivas ou que nunca possam ser manuseadas!  Na verdade, ainda mais em cativeiro, onde recebem o alimento com facilidade, as iguanas não têm o ímpeto de atacar. Porém, quando se sentem ameaçadas, irão se defender.

Para isso, elas contam com dentes e unhas afiadas, além de uma cauda forte, semelhante a um chicote.  Portanto, cuidado! Respeite sempre o espaço da sua amiga. Lembre-se de que as feridas decorrentes de ataques de uma iguana doméstica podem ser muito graves.

Terrário adequado: o primeiro passo para evitar uma iguana agressiva

Quando estamos com frio, com sono, com fome e em ambiente hostil, é normal que esses fatores alterem nosso humor. Com a sua iguana doméstica não será muito diferente!

Por isso, garantir que elas vivam em um terrário para iguana com condições apropriadas é fundamental. Afinal, um pet em estado de alerta é muito mais propenso a dar sinais de agressividade.

Na prática, isso significa reproduzir o habitat da iguana no terrário, com temperatura na casa dos 30 °C e umidade em torno de 80%. A iluminação com luz ultravioleta também é importante para o bom funcionamento do metabolismo e para a absorção da vitamina D.

iguana domestica pet

Além disso, fique atento ao formato e tamanho do terrário. Iguanas são arborícolas, portanto, dê preferência aos terrários verticais e tenha troncos para que o pet possa escalar.

Por fim, proporcione uma alimentação balanceada com rações específicas para iguana doméstica. Frutas, legumes, verduras, ovos e até insetos podem fazer parte do cardápio. Mas nada de pegar os insetos no jardim!

Alguns cuidados com iguana doméstica são importantes para evitar problemas de saúde e contaminações. Portanto, adquira os alimentos somente em lojas especializadas, como a Petz.

Cuidados essenciais com sua iguana doméstica

O manejo inadequado é outra causa muito comum para uma iguana doméstica agressiva. Nesse sentido, preste atenção aos sinais emitidos pelo pet e nunca tente pegá-lo quando ele estiver dormindo ou se alimentando.

Tentar segurar uma iguana doméstica pela cauda também não é uma boa ideia. Em alguns casos, o pet pode, inclusive, perder a cauda para se defender.

O ideal é manter a cabeça dela sempre virada para você. Lembrando que, às vezes, a iguana morde e, por isso, não costuma ser indicada para famílias com crianças.

Iguana doméstica só com autorização do IBAMA e microchip

Se uma iguana criada em cativeiro já pode dar sinais de agressividade, dependendo do manejo, imagine uma iguana capturada diretamente da natureza?

Mais do que correr o risco de conviver com um animal perigoso, ao adquirir uma iguana de forma ilegal, você contribui com o tráfico de animais. O grande responsável por desequilíbrios ecológicos e pela morte de milhares de animais anualmente.

iguana domestica

Fique de olho e procure adotar iguana legalmente, somente de vendedores autorizados pelo IBAMA e que tenham o certificado de manejo e microchip!

Em caso de dúvidas, na Petz, você pode conversar com um de nossos especialistas. Visite a unidade mais próxima a você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog