Curiosidades

Lagartos venenosos: conheça os 3 mais perigosos

Publicado em 20 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Se você é uma pessoa curiosa, já deve ter se perguntado quais são os lagartos venenosos, não é mesmo? Afinal, ao se deparar com um, nem sempre dá para saber se ele é um animal venenoso ou não.

um dos tipos de lagartos venenosos.

Pensando no assunto, preparamos um guia completo sobre os lagartos mais venenosos, em quais países eles são encontrados e tudo sobre esses animais. Para conferir, basta continuar a leitura!

Espécies de lagartos

Lagartos são répteis que podemos encontrar com facilidade em diversos lugares do planeta. Assim, alguns são considerados mais perigosos do que outros. Separamos alguns deles que você não deve chegar perto ou ter nenhum tipo de contato por causa do veneno. Confira!

Dragão-de-komodo

O dragão-de-komodo é considerado o maior lagarto do mundo. Isso porque ele possui, em média, três metros de comprimento. Você já imaginou que um lagarto poderia chegar até esse tamanho?

Também chamado de crocodilo da terra, o dragão-de-komodo tem origem na Indonésia, sendo capaz de matar presas grandes, como o búfalo-asiático. Essa espécie bovina tem um peso que pode ultrapassar meia tonelada. Pois é, o dragão-de-komodo tem um veneno de lagarto mortal, que aplica em suas presas por meio da mordida. 

O nome “dragão-de-komodo” foi dado por causa da sua aparência robusta e assustadora. Além disso, Komodo é o nome de uma das ilhas da Indonésia em que esse animal habita.

Monstro-de-gila

Monstro-de-gila é outra espécie entre os lagartos perigosos que também estão na natureza. Sendo encontrado nos Estados Unidos e no México, ele conta com um veneno de efeito imediato, capaz de matar suas presas. 

Diferentemente das cobras, ele possui dois dentes incisivos na mandíbula inferior, onde está localizado o veneno inoculado. Já nas cobras está localizada na mandíbula superior.

monstro-de-gila sob pedra.

O monstro-de-gila possui garras poderosas que ajudam no momento do ataque às suas presas. Com uma coloração de listras rosas retas, ele pode atingir até 60 cm de comprimento. Agora você já sabe que esse é outro lagarto com o qual não se deve ter contato físico, afinal, ele possui um veneno potente. 

Lagarto-de-contas

O lagarto-de-contas é encontrado principalmente no México e no sul da Guatemala. Ele é outro animal entre as espécies de lagartos que é venenoso. Sua mandíbula e mordida são extremamente fortes a fim de liberar o veneno das glândulas. Por isso, uma mordida, mesmo que superficial, pode gerar estragos.

Com aparência pacífica, o lagarto pode não gerar desconfianças por parte das pessoas. Contudo, é preciso ter cuidado, visto que ele é um animal peçonhento. Sua coloração é preta com listras amarelas espalhadas pelo corpo. O lagarto-de-contas pode chegar até 1 metro de comprimento.

Há lagartos venenosos no Brasil?

Agora que você já sabe algumas espécies de lagartos venenosos, será que há algum presente no Brasil? Muitas pessoas acreditam que a víbora-do-Pantanal é um lagarto peçonhento. Contudo, isso não é verdade.

O Dracaena paraguayensis, como também é conhecido, não é um animal venenoso. Ele é semiaquático, podendo atingir até 120 centímetros de comprimento, com uma coloração arenosa e pele escamada. Assim, possui uma aparência assustadora.

A víbora-do-Pantanal, como o nome já diz, é encontrada nessa região, além de estar presente na Amazônia, na Guiana Francesa, na Colômbia, no Equador e no Peru. Sua alimentação é baseada em ovos de aves, moluscos e caramujos. Ele possui uma grande força na mandíbula, conseguindo quebrar com facilidade as cascas dos caramujos.

Sendo assim, apesar do nome “víbora”, ele não é um lagarto venenoso. O Brasil não possui nenhum dos tipos de lagarto venenoso. Por isso, você pode ficar despreocupado com essa questão. 

Lagartos comuns no Brasil

Se você está curioso sobre os lagartos mais comuns do Brasil, separamos uma lista das espécies que podemos encontrar com mais facilidade. Lembre-se que não são todos os animais exóticos que podemos ter em nossas casas. Os mais vistos são:

  • lagarto língua-azul;
  • calango-verde;
  • lagarto-cego;
  • iguana-verde;
  • camaleão do Iémen.

Curiosidades sobre os lagartos

Diferentemente do que muitos pensam, os lagartos têm uma visão incrível.  Com olhos grandes e bem estruturados, eles podem ver de longe as presas e os predadores.

Ao contrário dos humanos, os lagartos são capazes de enxergar mais cores. Isso porque nós temos três tipos de cones, células dedicadas às cores. Com elas, podemos identificar azul, vermelho, verde e outras cores primárias. Já os lagartos contam com quatro tipos de cones, dedicados às cores ultravioletas. Incrível, não é mesmo?

Ainda falando sobre a visão dos lagartos, eles possuem um “terceiro olho”, chamado olho parietal. Para identificar esse elemento no animal, basta encontrar uma mancha circular na parte de cima da cabeça, bem no meio. Ela é utilizada para ajudá-lo a identificar a luz.

dragão-de-komodo, um dos tipos de lagartos venenosos.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os lagartos venenosos, que tal conferir outros conteúdos exclusivos? Aqui, no blog da Petz, trazemos as melhores novidades para te deixar sempre informado, além de dicas incríveis. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog