Répteis

Qual a diferença entre cobra e serpente? Tire suas dúvidas

A diversidade do reino animal é gigantesca e, ao mesmo tempo, existem muitas similaridades entre algumas espécies. Por exemplo: você sabe qual a diferença entre cobra e serpente? Se você acha que esses dois são o mesmo animal, está muito enganado!

A classificação dos animais

A classificação dos animais é realmente extensa. São muitas as categorias criadas para organizá-los entre classe, ordem, família, gênero, espécies e subespécies, e por aí vai. Pode parecer demais, mas tudo isso serve para definir a relação entre as diversas formas de vida.

Para isso, é preciso bastante estudo. Afinal, as categorias são diferenciadas por meio das diversas características de cada animal. Podem ser as patas, os pelos, seu habitat, comportamento, entre muitos outros detalhes que são observados pelos pesquisadores.

Nesse sentido, é comum que muitas pessoas se perguntem qual a diferença entre cobra e serpente. O que será que diferencia uma da outra? Como saber identificar quando se deparar com uma?

É cobra ou é serpente?

Antes de te contar qual a diferença entre cobra e serpente, fique sabendo que não há tanta distinção assim entre uma e outra. Aqui no Brasil, inclusive, essas duas palavras são tratadas como sinônimos no dicionário. Mas, então, são a mesma coisa? Na verdade, não.

Em primeiro lugar, é preciso buscar o real significado dessas palavras. Porém, é muito comum que as pessoas façam uma divisão simples entre esses dois répteis. No conhecimento popular, a serpente é venenosa, enquanto a cobra não causa essa preocupação.

No entanto, não é bem assim. Tanto a cobra quanto a serpente pode, sim, possuir veneno. Ou seja, é preciso ter muito cuidado, pois ambas são animais peçonhentos, sendo que algumas podem causar até a morte.

Em outras palavras, não é esse fato que determina qual a diferença entre cobra e serpente. Para você conseguir compreender melhor o que as diferencia, é simples: a serpente é um grupo de animais do qual a cobra faz parte. Ou seja, pode-se afirmar que as cobras são uma subcategoria dentro da grande família das serpentes.

De maneira geral, podemos dizer que a serpente designa um tipo de réptil específico: o que não tem patas para caminhar, com escamas que cobrem todo o corpo, abrem a mandíbula até impressionantes 180º e possuem um estômago que dilata. Em alguns casos, produzem veneno.

Já o termo cobra costuma ser utilizado quando nos referimos aos répteis também conhecidos como “najas”. Mas o que são najas? Trata-se de répteis geralmente encontrados com facilidade nos continentes africano e asiático.

Inclusive, é comum que o termo “naja” esteja relacionado ao veneno, e não é por acaso. Afinal de contas, esses animais rastejantes são um dos mais venenosos que existem e podem tirar a vida de alguém muito rapidamente.

Serpentes: características gerais

Como mencionado, as serpentes são animais rastejantes que fazem parte da mesma categoria dos répteis. No entanto, é importante observar que estes possuem extremidades, enquanto o corpo das serpentes é diferente. Isso se deve à sua locomoção, que acontece por meio de suas escamas.

Você já sabe que as serpentes designam um grande grupo de diversas famílias do reino animal, certo? Mas há algumas dessas famílias que compõem o grupo das serpentes para que, assim, não sobre nenhuma dúvida sobre a diversidade que existe entre elas!

  • Família Elapidae (entre elas, serpentes marinhas);
  • Família Viperidae (víboras);
  • Família Boidae (entre elas, as jiboias);
  • Família Colubridae (cobras, com exceção das najas).

Cobras: características gerais

Após conhecer um pouco mais sobre as serpentes e aprender que elas formam um grupo de animais rastejantes extremamente diverso, ficou mais fácil entender que as cobras fazem parte delas, não é mesmo?

Como vimos, entre as famílias das serpentes estão as cobras: a família Colubridae. Dentre todos esses subgrupos, o das cobras é o maior e, talvez por isso, seja muito comum achar que cobra e serpente são sinônimos. São cerca de 1.800 espécies diferentes que fazem parte dessa família de rastejantes.

Com tantas espécies assim, é natural que também haja muita diversidade entre os indivíduos, não é mesmo? Dentre as cobras nessa categoria, existem desde as mais inofensivas até as mais peçonhentas.

Além disso, o tamanho também varia. Algumas cobras possuem um comprimento médio, enquanto outras chegam a ser bastante compridas. Da mesma forma, também varia a letalidade do veneno das que possuem essa capacidade de produção.

Veneno

Nesse sentido, existem cobras que produzem venenos tão letais que podem fazer um ser humano perder a vida em menos de uma hora. Ao mesmo tempo, muitas cobras também produzem veneno, mas sem essa característica mortal.

Porém, toda cobra que produz veneno, não importa o tipo, possui uma coisa em comum: a dentição. Nesse caso, os dentes ficam localizados na região anterior da boca, a posição perfeita para dar o bote.

Cobras e serpentes: diferentes e semelhantes

De fato, esses rastejantes não são tão diferentes assim. Esperamos que você tenha compreendido qual a diferença entre cobra e serpente e agregado conhecimento sobre o reino animal.

Para conhecer mais espécies diferentes, acesse o nosso blog! Sempre compartilhamos diversas informações e curiosidades para quem se interessa em saber mais sobre esse universo.

Se você é tutor de algum animalzinho, não perca as ofertas no site da Petz! Diversos produtos para a higiene, a alimentação e o lazer do pet estão disponíveis on-line. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Qual remédio pode dar para cachorro com dor?

Seja por aprontar alguma e se machucar, seja por estar com algum mal-estar, os peludos…

12 horas ago

Papagaio pode comer siriguela? Confira os cuidados

Quem tem uma ave em casa está sempre querendo apresentar novidades no cardápio para ver…

1 dia ago

Cores e raças de chinchila: escolha uma para chamar de sua!

Os roedores são animais de estimação de uma fofura incalculável! A pelagem é supermacia, e…

2 dias ago

Cachorro pode comer bacalhau

Cachorro pode comer bacalhau? Esse peixe é rico em proteínas e ômega 3, nutrientes que…

3 dias ago

Cachorro pode comer coco

O coco é um fruto tropical que conquista paladares humanos, e caninos também! Mas será…

3 dias ago

Coelho pode comer tomate?

Você já se perguntou se coelho pode comer tomate? Essa dúvida é frequente entre os…

3 dias ago