Amoxicilina para gato: é seguro administrar o remédio?

Postado por PETZ, em 09/03/2021

Bem-Estar
Amoxicilina para gato: é seguro administrar o remédio?

Medicamentos são um assunto sério e só devem ser aplicados com a orientação de um profissional da saúde. Esse assunto fica ainda mais delicado quando o medicamento em questão é um antibiótico. Por isso, a amoxicilina para gato é um assunto que merece muita atenção. 

gato deitado

Apesar de esse remédio ser utilizado para tratar bichanos, ele só pode ser administrado com a recomendação de um médico-veterinário. Além disso, é necessário seguir alguns cuidados para que o tratamento do seu peludo ocorra de forma segura. Descubra se pode dar amoxicilina para gato e como fazer.

O que é a amoxicilina?

Um poderoso antibiótico para gatos, a amoxicilina é muito utilizada no tratamento de diversas enfermidades. Para entender melhor sua atuação, vale lembrar um pouquinho das aulas de biologia: as bactérias são organismos que atacam diferentes partes do corpo. 

Depois do contágio, elas passam a se desenvolver e a danificar o organismo, gerando o quadro conhecido como infecção bacteriana. Os antibióticos, como a amoxicilina, atacam essas bactérias, matando-as. Por isso, são aliados poderosos da medicina, tanto humana como veterinária. 

Pode dar amoxicilina para gatos? 

No mundo veterinário, há uma grande variedade de medicamentos que podem ser utilizados para combater infecções bacterianas. Entre os mais comuns, encontramos a amoxicilina. Assim, podemos dizer que sim, é permitido administrar amoxicilina em gatos. Entretanto, é necessário ter cuidado. 

Como todo medicamento, será o médico-veterinário que orientará como dar amoxicilina para gato. É o que explica o Dr. Ítalo Oliveira, médico-veterinário da Petz. “Quando o tutor dá remédios sem orientação, há riscos iminentes de intoxicação e severas lesões medicamentosas”, comenta. 

Ou seja: ao oferecer um remédio sem orientação, você estará colocando a saúde do seu peludo em risco. “Em casos mais graves, pode culminar até mesmo em óbito do pet”, complementa o Dr. Ítalo. Com saúde não se brinca. Procure ajuda de um profissional antes de pesquisar qual remédio dar para gatos. 

Quando é indicada a amoxicilina para gatos? 

Como vimos, a amoxicilina é um poderoso antibiótico, que age combatendo infecções bacterianas. Dessa forma, seu uso é indicado apenas para alguns quadros. Por isso é tão importante ressaltar que apenas o veterinário deve receitar amoxicilina para gato. 

O uso do medicamento de forma equivocada não só não é eficaz como pode trazer prejuízos para a saúde do bichano. Algumas das doenças de gato que comumente são tratadas com amoxicilina são:

  • Infecções cutâneas: o uso mais comum da amoxicilina é para feridas;
  • Infecções genitais: infecções nos órgãos genitais também podem ser tratadas com o medicamento;
  • Infecções no trato intestinal: alguns problemas gastrointestinais podem ser tratados com amoxicilina;
  • Gripes e infecções respiratórias: em alguns casos, pode ser receitada amoxicilina para gatos resfriados. A rinotraqueíte é um dos quadros mais comuns. 

É importante lembrar que nem todas as infecções possuem a mesma causa. Antes de partir para o tratamento, é necessário realizar exames e diagnosticar o que está acontecendo com o peludo. Informações como quantos ml de amoxicilina para gatos dar e tempo de uso também podem variar de acordo com a idade, tamanho e características gerais do pet. 

gato deitado em discos

Pode dar amoxicilina de humanos para gatos? 

A amoxicilina é um medicamento poderoso, que é utilizado tanto na medicina veterinária quanto humana. Como é facilmente encontrado nas prateleiras de farmácias, muitos tutores se perguntam se pode dar amoxicilina de humanos para gatos. 

A Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz, explica que esta é uma questão delicada. Isso porque, graças ao seu pequeno tamanho e peso, a quantidade de remédio que os bichanos podem utilizar é muito pequena. 

“A dosagem de amoxicilina para gatos é tão inferior que, por vezes, não existe o produto para comprar nas farmácias. Caso exista, terá de particionar o comprimido diversas vezes, o que torna a prática inviável”, comenta a veterinária. Para evitar riscos, o melhor é buscar uma loja especializada, como a Petz, e adquirir um produto específico para gatos. Afinal, com tantas opções seguras e certificadas, por que arriscar? 

Amoxicilina para gatos filhotes

Os bichanos bebês precisam de uma atenção especial. Como seu organismo ainda está construindo suas defesas, precisamos ter um cuidado extra. A amoxicilina para gatos filhotes pode ser receitada, especialmente em alguns quadros respiratórios, como a rinotraqueíte. 

Porém, é muito importante seguir a recomendação de dosagem informada pelo veterinário. Como os pets mais novos são ainda menores, a quantidade precisa ser calculada com cuidado. A forma mais segura é oferecer remédios exclusivos para pets, seguindo as recomendações do especialista. 

Cuidados com a amoxicilina para gatos

Assim como outros medicamentos, ao administrar amoxicilina para gatos é necessário ter alguns cuidados. Primeiramente, a amoxicilina só deve ser aplicada quando o médico-veterinário recomendar. Também é importante lembrar que devemos optar por remédios para animais, que já possuem uma dosagem segura para ser utilizadas em nossos pets.

Por fim, a amoxicilina, assim como outros produtos, não deve ser aplicada caso o bichano tenha alergia a seu componente ativo. Alergias a penicilinas também impedem o uso do medicamento. Se você não souber se seu gato tem alergia ao remédio, converse com o especialista. 

gato descansando
Nos Centros Veterinários Seres, um projeto da Petz, você encontra profissionais especializados, que ficarão felizes em ajudar você e seu filho de quatro patas. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *