Saúde e Cuidados

Bola de pelo em gatos: saiba como prevenir esta situação

Graças aos desenhos animados, a cena de um gato vomitando uma bola de pelos foi eternizada. Enquanto alguns tutores veem o fato com certa dose de bom-humor, outros podem se assustar com o resultado que a mania de limpeza dos bichanos traz. Você, já ficou em dúvida quanto a bola de pelos em gatos ser ou não prejudicial para o seu amigo?

Saiba que, apesar de comuns, as bolas de pelo em gatos podem trazer problemas para o pet, principalmente quando se formam com muita frequência ou não são expelidas de maneira natural facilmente.

Nesse caso, buscar informações sobre o assunto ajuda, mas é essencial falar com um veterinário para garantir a saúde do seu gato. Continue a leitura e confira tudo sobre bola de pelo em gatos. 

Bola de pelo em gatos: saiba como e porque ela se forma

Como sabemos, os gatos são animais extremamente limpos. Acontece que, diferente dos cachorros, eles costumam cuidar da higiene ao se lamberem. Para isso, eles contam com uma língua áspera, capaz de remover a poeira e os pelos soltos.

O problema é que, depois de serem removidos com a língua, esses pelos são ingeridos pelos gatos, formando o chamado tricobezoar no estômago, em outras palavras, a famosa bola de pelos! 

Portanto, podemos considerar que a bola de pelo em gatos acontece com a maioria dos bichanos. Contudo, é preciso ficar atento a alguns sintomas, como, por exemplo, o gato vomitando pelo com muita frequência. Continue a leitura e confira quando é preciso levar o pet ao veterinário.

Quando a bola de pelo em gatos é motivo de preocupação

Considerando situações normais, o ideal é que todo pelo ingerido na limpeza seja eliminado gradualmente pelas fezes. No entanto, é esperado que gatos com pelo longo ou que estão em estações de troca de pelo (primavera e outono) eliminem até uma bola por semana via oral.

O maior risco ocorre quando essas bolas se formam, mas não podem ser eliminadas e ficam presas no intestino dos bichanos. Por isso, fique atento aos sintomas de bola de pelo em gatos:

  • desconforto abdominal;
  • vômitos;
  • diarreia;
  • fezes ressecadas;
  • falta de apetite;
  • apatia.

Ao notar qualquer um desses sinais, leve imediatamente seu amigo para um veterinário. Além da orientação, pode ser necessário algum tratamento para bola de pelo, como a remoção cirúrgica do tricobezoar.

Seja como for, quanto antes você procurar ajuda de um médico-veterinário, maior será a chance de ficar tudo bem com seu peludo. Agora, você já está ciente dos sintomas de bola de pelo em gatos.

Gato engasgado com bola de pelo

Por ingerir grandes quantidade de pelos, alguns bichanos podem engasgar. Assim, caso você se depare com o gato engasgado com bola de pelo, não se desespere: provavelmente, trata-se de algo passageiro. Contudo, se não houver melhora no quadro, procure ajuda do especialista rapidamente.

Prevenindo a formação de bolas de pelo

Como dito anteriormente, as bolas de pelo são um resultado comum e até esperado da auto-higiene dos gatinhos. Porém, não custa nada dar uma mãozinha aos bichanos para evitar que elas se formem. Afinal, nossos peludinhos merecem os melhores cuidados, não é mesmo?

Para isso, basta seguir algumas dicas práticas e fáceis, que irão ajudar o seu amigo de quatro patas, prevenindo a formação de bolas de pelo e evitando complicações futuras. Confira algumas delas a seguir. 

  • Tenha o costume de escovar o pelo do seu gato desde filhote. Assim, as escovações semanais se tornarão cotidianas, ajudando na remoção dos pelos;
  • Não deixe de levar o seu amigo para consultas regulares ao veterinário. Em alguns casos, problemas de intestino podem estar por trás de causas regulares de tricobezoares;
  • Mantenha seu amigo hidratado e forneça a ele somente rações de qualidade, que tenha alta digestibilidade e nutrientes essenciais;
  • Forneça brinquedos e estimule o bichano a se movimentar. Atividades físicas ajudam no funcionamento do organismo, incluindo o intestino.

Se notar seu gato vomitando bola de pelo com frequência, procure um veterinário. Ele poderá recomendar rações, petiscos e até pastas direcionadas, feitas especialmente para a prevenção do tricobezoar.

Outras dicas para prevenir a formação de bola de pelo

Para garantir que a bola de pelo em gatos não seja um problema, compre acessórios para escovação e higiene. Afinal, é importante cuidar da saúde e do bem-estar do seu amigo de quatro patas, prevenindo possíveis complicações futuras do gatinho.

Gostou de saber um pouco mais sobre bola de pelo em gatos? Então, não deixe de conferir outros incríveis conteúdos desenvolvidos especialmente para ajudar você a cuidar da saúde e do bem-estar dos bichanos. Além disso, aqui, no blog da Petz, você encontra diversas dicas que irão facilitar o seu dia a dia.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

View Comments

  • Não tenho gatos porém achei às informações muito útil. Gostei

  • Ameai saber sobre os pelos dos gatos.quero saber mais coisas sobre gatos. Pois tenho 18 gatos

  • Gostei muito das informações sobre bolas de pelos, o meu gato é muito peludo sempre mando tossar exatamente por 6,para mim foi as informações

  • Adorei a matéria pois,tenho 8 gatos e sempre ficava na dúvida sobre a bola de pelo

  • Amo receber informações sobre detalhes do bem cuidado com o gato. Tenho dois e é sempre bom dicas importantes.

Recent Posts

ESPÉCIES ENDÊMICAS

O que são espécies endêmicas? As espécies endêmicas são aquelas que têm uma distribuição restrita…

11 horas ago

O QUE É O IBAMA

O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, foi criado em…

11 horas ago

GATO PODE COMER KIWI

"Gato pode comer kiwi?". Essa é uma pergunta que pode surgir para quem tem felino…

12 horas ago

O QUE É POLINIZAÇÃO

Quando o assunto é plantas, um processo fundamental e muitas vezes subestimado governa a vida…

12 horas ago

O QUE FAZER COM OS ANIMAIS NA ENCHENTE

Prevenção: Preparando-se para possível enchente Quando se trata de se preparar para possíveis inundações, é…

12 horas ago

GATO PODE COMER ABOBRINHA?

Os gatos são conhecidos por sua seletividade alimentar e muitas vezes são vistos como carnívoros…

12 horas ago