Bem-Estar

Cachorro picado por abelha: saiba o que fazer

Publicado em 26 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Quando o pet está ao ar livre, é natural que queira cheirar o ambiente à volta. Afinal, essa é uma das principais maneiras que ele tem de reconhecer o mundo. O problema é que isso também contribui para colocá-lo em enrascadas, que podem acontecer quando o cachorro é picado por abelha, por exemplo.

cachorro picado por abelha pet

Em geral, o cão é um pet muito curioso, por isso, a picada de abelha em cachorro não é novidade para nenhum tutor, principalmente para quem tem um cachorrinho brincalhão. Porém, o que fazer quando esse acidente acontece? É muito perigoso deixar a abelha perto do bichinho?

Para entender como tratar a picada de abelha em cachorro e quais são as consequências do ferrão no organismo do melhor amigo do homem, não deixe de ler o conteúdo abaixo! Preparamos um artigo especialmente para os tutores com um pet brincalhão, curioso e que se aventura com esse inseto.

Afinal, toda picada é perigosa para o cachorro?

Assim como acontece com os humanos, receber a picada de um inseto nunca é uma experiência agradável. No entanto, em alguns casos, as consequências podem ser mais graves. “Como a picada é algo doloroso, todos os animais apresentam desconforto”, explica a Dra. Larissa Seibt, médica-veterinária da Petz.

A picada de abelha em cachorro é algo sério. “A substância liberada pelo inseto provoca uma reação local que, em alguns animais, torna-se mais exacerbada devido à sensibilidade. Isso pode levar a um quadro de choque anafilático”, completa a veterinária.

Nesse sentido, a Dra. Larissa destaca três tipos de acidentes com picadas de insetos no cachorro. Um deles é quando o pet recebe uma ou mais picadas e apresenta somente reação local.

Outro é quando o cachorro é mais sensível às toxinas liberadas pelo ferrão. “O terceiro tipo e, talvez, o mais grave, decorre de múltiplas picadas de abelha. O pet pode desenvolver convulsão, coma e chegar a óbito por conta da cardiotoxicidade do veneno”, alerta.

cao picado por abelha

Como reconhecer um cachorro picado por abelha

Saber por onde o pet andou e se entrou em contato com insetos é um indício importante de que ele pode ter sido picado. Porém, às vezes, o “inimigo” pode estar mais perto do que os tutores imaginam. Esse é o caso do cachorro picado por abelha em casa.

Por isso, o mais indicado é ficar atento aos mínimos sinais do seu companheiro do reino animal. É claro que ele não fala, mas encontra outras formas de indicar que está mal e precisa de ajuda para melhorar, ficando mais quieto, deixando de brincar, comer ou beber.

Os sintomas da picada de abelha em cachorro podem variar, mas, geralmente, se resumem a uma lista bem específica, por isso é importante ficar atento. São eles:

  • inchaço no local da picada (geralmente no focinho ou nas patas);
  • tremores;
  • febre;
  • vômito;
  • diarreia;
  • extremidades frias;
  • dificuldade para respirar;
  • convulsão.

É importante destacar que o pet não necessariamente apresenta todos esses sintomas. Na verdade, os sinais variam de acordo com a sensibilidade do cachorro e o número de picadas. Lembrando que, pela toxicidade múltipla, as abelhas sempre são perigosas para o animal.

Além disso, é importante manter a calma. O seu pet precisa de você, por isso fique calmo e procure por uma clínica veterinária para solicitar ajuda. Não tente fazer nada sozinho nem aplique nenhum tipo de medicamento sem prescrição.

Cachorro picado por abelha: o que fazer?

Suspeita que o pet foi picado por uma abelha? De acordo com a Dra. Larissa Seibt, o primeiro passo é observar a reação do cachorro. “Se perceber que ele está incomodado, procure onde está a lesão e qual é a extensão”, orienta.

Em seguida, leve o pet imediatamente ao veterinário, inclusive para a remoção do ferrão. Isso porque, dependendo de como a retirada for feita, existe o risco de espalhar ainda mais toxina.

Após uma análise do quadro geral, o profissional pode administrar remédios, incluindo anti-histamínicos, e propor o tratamento adequado de acordo com o estado do pet.

Não existe um remédio para picada de abelha em cães indicado para todos, afinal, o estado de saúde do cachorro precisa ser levado em consideração. Por isso, destacamos mais uma vez a importância de não medicar o seu amiguinho sozinho, ok?

Gostou de saber mais sobre cachorro picado por abelha? Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e informações sobre os pets. Trazemos vários artigos para te manter informado sobre como tratar o seu amiguinho de quatro patas em casos de emergências, como cachorro picado por abelha.

Cachorro deitado na grama com carinha triste

Se quiser mimar o seu companheiro, conte com a gente. Acesse o site da Petz e confira o nosso catálogo de produtos. Lá, é possível encontrar caminhas, brinquedos, bebedouros, rações, coleiras, tapetes higiênicos, biscoitos, roupinhas e muito mais para deixar o seu pet feliz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog