Descubra se cachorro pode comer chocolate

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 28, 2020

Cães
Descubra se cachorro pode comer chocolate
Tempo de leitura: 2 minutos

Para agradar ao cãozinho, muitas vezes, oferecemos-lhe alimentos de humanos que podem fazer mal ao pet. Com isso, algumas comidas podem prejudicar o pet e até causar diversos problemas de saúde ao amigo de quatro patas. Mas, no caso do cacau, será que cachorro pode comer chocolate?

cachorro com olhar pidão

A fim de responder o que chocolate faz no cachorro, selecionamos um conteúdo para falar sobre os ingredientes do chocolate e quais as reações o alimento causa ao pet. Assim, você garante a saúde do amigo canino. 

Afinal, cachorro pode ou não pode comer chocolate?

Muita gente se pergunta se cachorro pode comer chocolate, mas, ao contrário do que se imagina, o chocolate é tóxico. Por isso, cachorro não pode comer chocolate de maneira nenhuma! Inclusive, a intoxicação em cães pelo alimento continua sendo um problema. 

Por que chocolate é tóxico?

O chocolate é um produto feito a partir dos grãos de cacau (Theobroma cacao), que contém dois ingredientes potencialmente letais para os cachorros: teobromina e cafeína.

Existem de 1 a 9 miligramas de teobromina por grama de chocolate, com níveis mais altos nos chocolates mais escuros. Portanto, quanto mais cacau tiver o produto, mais tóxico é aos cães.

cachorro com cara triste

Sintomas de cachorro que comeu chocolate 

Apesar de todo cuidado, e, mesmo sabendo que chocolate faz mal para cachorro, acontece de o pet achar pedaços pela casa ou até mesmo em lugares escondidos. Nesse caso, é possível perceber que o cão ingeriu o alimento a partir de alguns sintomas, como inquietação e hiperatividade.

A cafeína é absorvida dez vezes mais rapidamente que a teobromina, que leva até dez horas para atingir o pico. Os sinais geralmente são vistos de duas a quatro horas após a ingestão do chocolate e podem durar até 72 horas.

Assim que perceber que o cão comeu chocolate, leve-o imediatamente ao médico-veterinário. Dessa forma, você garante que o especialista faça a desintoxicação antes que o amigo de quatro patas tenha uma piora no quadro de saúde.

Além da hiperatividade, outros sintomas, como vômitos, diarreia, tremores musculares e hipertermia (alta temperatura corporal), podem ocorrer em níveis tóxicos.

Chocolates próprios para cachorro

Como sabemos que a Páscoa e o Natal são períodos agitados e nos quais as pessoas acabam comendo bastante alimentos com cacau, é possível não deixar o cãozinho só olhando. Existem muitas opções no mercado de chocolate para cachorro, e, somente nesse caso, cachorro pode comer chocolate.

Portanto, tente manter o amigo peludo o mais distante possível do alimento para humanos. Por exemplo, se tiver filhos, instrua-os a não oferecer chocolate ao cachorro e explique o motivo. Em vez disso, mostre o petisco específico para pets e o dê ao peludo.

cachorro com orelha baixa

Agora que você sabe se cachorro pode comer chocolate ou não, confira o blog da Petz e tenha outros conteúdos de bem-estar e saúde animal em primeira mão. Dessa forma, você garante a felicidade e a qualidade de vida do cãozinho. 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *