Cães

Descubra se cachorro pode comer chocolate

Publicado em 09 de junho de 2022

Tempo de leitura: 4min

Para agradar ao cãozinho, muitas vezes, os tutores oferecem o que gostam de comer, imaginando que se eles comem, o bichinho também pode. Porém, não é bem assim! Muitas vezes, o que os humanos estão acostumados a ingerir, não faz bem para o corpo dos animais. Aí fica a dúvida: cachorro pode comer chocolate?

cachorro com olhar pidão

O cacau é um ingrediente muito importante na culinária, e é difícil encontrar quem não goste, porém, dar chocolate para cachorro não é uma boa ideia. Isso porque ele pode causar algumas consequências que fazem mal.

Assim, se você não sabe o que o chocolate faz no cachorro, vamos te ajudar! Para garantir a saúde do seu amigo de quatro patas peludinho, a seguir, criamos um conteúdo completo. Assim, você entende o que o cacau pode causar e como contornar isso sem deixar de mimar o seu pet. Continue lendo!

Afinal, cachorro pode ou não comer chocolate?

Muita gente se pergunta se cachorro pode comer chocolate, mas o ingrediente é tóxico. Por isso, por mais que os tutores gostem de compartilhar “as coisas boas da vida”, é importante lembrar que o cacau precisa estar fora do cardápio do companheiro do reino animal.

Assim, a indicação é que cachorro não pode comer chocolate de maneira nenhuma! Inclusive, sabia que a intoxicação pelo alimento é um problema muito recorrente e o terror de vários médicos-veterinários? Por isso, lembre-se de manter esse docinho longe dos pets.

 Por que chocolate é tóxico?

O chocolate é um produto feito a partir dos grãos de cacau (Theobroma cacao), que contêm dois ingredientes potencialmente letais para os cachorros: teobromina e cafeína. Em outras palavras, é importante manter o chocolate longe do pet de todas as formas.

Antes de questionar “não posso dar chocolate para cachorro de nenhum tipo?”, saiba que existem de 1 a 9 miligramas de teobromina por grama de chocolate, com níveis mais altos nos tipos mais escuros. Ou seja, quanto mais cacau tiver o produto, mais tóxico é ao cão.

Por isso, não importa o tipo de chocolate, se tiver cacau, imprescindível para o doce, o cachorro não pode comê-lo. Se isso acontecer, lembre-se de levá-lo para o veterinário para ser examinado.

Sintomas de cachorro que comeu chocolate 

Apesar de todo cuidado e sabendo que chocolate faz mal para cachorro, acontece do pet achar pedaços pela casa ou até em lugares escondidos. Então, como ter certeza de que o pequenino realmente comeu o chocolate?

Se estiver em dúvida, saiba que é possível perceber alguns sinais bem claros no seu companheiro do reino animal. A inquietação e a hiperatividade fora do normal são alguns comportamentos que podem ser ocasionados quando ele ingere o chocolate.

Isso acontece porque a cafeína é absorvida 10 vezes mais rapidamente que a teobromina, que leva até 10 horas para atingir o pico. Os sinais são vistos de 2 a 4 horas após a ingestão do chocolate e podem durar até 72 horas.

Assim que perceber que o cão comeu chocolate, leve-o imediatamente ao médico-veterinário. Dessa forma, você garante que o especialista faça a desintoxicação antes que o amigo de quatro patas tenha uma piora no quadro de saúde.

cachorro com cara triste

Além da hiperatividade, outros sintomas, como vômitos, diarreia, tremores musculares e hipertermia (alta temperatura corporal), podem ocorrer em níveis tóxicos. Por isso, é preciso estar atento a todos os sinais que o seu cachorrinho apresentar para não ter nenhum tipo de surpresa.

Chocolates próprios para cachorro

A Páscoa e o Natal são períodos agitados, nos quais as pessoas comem muitos alimentos com cacau e ficam com dó daqueles olhinhos brilhantes. A boa notícia é que os pets não precisam passar vontade.

Atualmente, existem muitas opções do doce próprio para o cão. Então, somente nesse caso, cachorro pode comer chocolate.

Assim, depois de ler este artigo e entender se cachorro pode comer chocolate ou não, é hora de pôr a mão na massa. Ou seja, tente manter o amigo peludo o mais distante possível do alimento para humanos. 

Por exemplo, se tiver filhos, instrua-os a não dar chocolate ao cachorro e explique o motivo. Mostre o petisco específico para pets e ofereça-o ao peludo.

Dessa forma, o seu companheiro do reino animal consegue comer algo gostoso sem ter problemas de saúde — uma boa ideia, não acha? Se quiser mais dicas, não deixe de conferir outros artigos em nosso blog, com diversos conselhos dados por especialistas.

cachorro com orelha baixa

Agora, se você quer dar chocolate canino para o seu pet, mas não sabe onde conseguir esse petisco delicioso e feito especialmente para ele, conte com a gente! No site da Petz, é possível encontrar diversos bifinhos, sachês e comidas gostosas para dar ao seu cachorrinho. Acesse e confira os nossos produtos.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog