Como eliminar carrapato do ambiente: veja dicas que podem ajudar

Postado por PETZ, em 14/09/2021

Dicas
Como eliminar carrapato do ambiente: veja dicas que podem ajudar

Além de ameaçarem o bem-estar dos pets, os parasitas podem trazer doenças para toda a família! Por isso, é importante saber como eliminar carrapatos do ambiente da forma correta e eficiente. 

cachorro deitado no sofá

Perigo quase invisível 

Quem tem um pet em casa geralmente lida com parasitas em um momento ou outro. Afinal, nossos peludos gostam de se divertir em parques e praças e, muitas vezes, trazem esses visitantes indesejados para dentro de casa. Porém, apesar de serem um mal comum, é necessário estar atento aos carrapatos. 

A Dra. Heloísa Souza, médica-veterinária da Petz, lembra que os carrapatos são vetores de muitas doenças. “Eles podem transmitir hemoparasitoses, ou seja, parasitas sanguíneos, que destroem as células do sangue, causando anemia severa e outras complicações”, comenta. 

Por isso, fique de olho no amigo de quatro patas. Ao perceber a presença de carrapatos, procure ajuda de um veterinário. Assim, você evita a proliferação e diversas doenças.

Carrapatos no ambiente 

Encontrar um parasita no pet pode ser assustador, entretanto, a Dra. Heloísa explica que, na verdade, essa é uma pequena amostra de como o ambiente está infectado! Por isso, é fundamental saber como eliminar carrapatos do ambiente. 

“Sabe-se que quando encontramos carrapatos em um pet, esse número representa apenas 5% dos carrapatos presentes no ambiente”, diz a especialista. Ou seja, se seu cãozinho está com cinco carrapatos presos ao corpo, provavelmente 95 outros bichinhos estão escondidos no chão, em frestas, roupas e outros locais de difícil acesso! 

sofá com manta sem pulgas e carrapatos

Assim, saber como acabar carrapatos no ambiente é essencial para evitar esses parasitas nos bichos. 

Como eliminar carrapatos do ambiente: recomendações para cada caso 

Se você encontrou parasitas em seu peludo, não se preocupe. Com alguns passos simples, é possível aprender como eliminar carrapatos do ambiente sem grandes problemas. 

No entanto, é necessário estar atento aos diferentes cômodos e suas características. A Dra. Priscilla Larrussa, médica-veterinária da Petz, explica o que fazer em cada caso. 

  • Dentro de casa: primeiramente, vamos analisar como tirar carrapato do ambiente interno. Por sorte, esse é o cenário mais fácil! Em lojas especializadas, como a Petz, há diversos produtos específicos para se livrar dos parasitas de forma segura e eficaz.

Desenvolvidos por profissionais, esses itens podem ser aplicados sem prejudicar o animal ou os outros membros de sua família. Os sprays são os mais indicados, pois possuem uma utilização mais fácil e menor concentração de substâncias;

  • quintais e ambientes externos: se o amigo peludo também convive em áreas como quintais de piso frio, garagens ou ambientes externos semelhantes, tirar os carrapatos será um pouco mais complicado. 

Para acabar com os parasitas, recomenda-se uma dedetização completa, com remédio para matar carrapato mais forte e concentrado. Vale ressaltar que, nesse caso, seu pet deverá ficar afastado do local por, pelo menos, 24 horas. Após esse período, lave o local antes de liberá-lo para o peludo; 

  • jardins: se sua casa possui um belo e florido jardim, o cuidado contra os parasitas deve ser constante. Isso porque esse é o local favorito dos carrapatos que, muitas vezes, montam ninhos próximos às plantas, muito difíceis de serem identificados a olho nu. Por isso, para eliminar carrapatos é necessária uma dedetização a cada 30 dias. 

Limpe roupas e acessórios

Para se ver livre dos parasitas não basta saber como eliminar carrapatos do ambiente. Esses visitantes indesejados também gostam de se infiltrar em roupas e acessórios, sendo necessária uma faxina geral para matar o carrapato de vez. 

A Dra. Priscilla lembra que os carrapatos gostam muito de ficar nos sofás, roupas de cama, cobertores, cortinas e até mesmo travesseiros! Por isso, lave bem esses itens e não se esqueça dos acessórios do pet, como caminha, comedouro, bebedouro e brinquedos. 

Uma dica de como eliminar carrapatos do ambiente externo ou interno é a água morna. Para acabar com as pulgas de uma vez, utilize água morna na lavagem dos objetos. 

Proteja o peludo

A melhor maneira de ver seu lar livre dos parasitas é protegendo o amigo de quatro patas! Afinal, os peludos são os principais responsáveis por trazer pulgas e carrapatos para dentro de casa.

casa limpa

Depois de conferir como eliminar carrapatos do ambiente, acesse o blog da Petz para ler mais conteúdos sobre bem-estar e saúde animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *