Dicas

Como eliminar carrapatos do ambiente e do pet de uma vez por todas

Publicado em 03 de julho de 2025

Tempo de leitura: 5min

Saber como eliminar carrapatos do ambiente e do cachorro de forma rápida e eficaz é fundamental para proteger toda a sua família.

Cachorro de pelos brancos deitado no tapete da sala.

Apesar de ser um mal comum, é necessário estar atento e saber o que fazer caso aviste um carrapato.

Uma vez que eles entram em casa, reproduzem-se rapidamente e se escondem em frestas, gramas e tecidos, dificultando a eliminação. Por isso, todo cuidado é pouco.

Por que é importante eliminar carrapatos do ambiente?

A Dra. Heloísa Souza, médica veterinária da Petz, lembra que os carrapatos são vetores de muitas doenças para o cachorro e para as pessoas. Algumas delas podem ser letais, como a febre maculosa.

“Eles também podem transmitir hemoparasitoses, ou seja, parasitas sanguíneos, que destroem as células do sangue, causando anemia severa e outras complicações”, comenta. Mesmo após um tratamento bem-sucedido, o paciente pode ser reinfectado.

Identificação da infestação

Você pode notar os sinais da infestação de carrapatos no ambiente e no cachorro. No pet, é comum a coceira generalizada intensa, irritações na pele, e, claro, a visualização do carrapato no animal.

Já no ambiente, o parasita gosta de se esconder em frestas, tapetes, rodapés, tomadas, revestimentos de móveis, especialmente se esses lugares forem altos. Sabendo disso, fica mais fácil acabar com eles em casa.

Viu um carrapato na grama? É comum que eles fiquem no alto da vegetação, esperando o pet passar para subir e infestá-lo. Além destes lugares, procure também em troncos e arbustos.

Entenda o ciclo de vida do carrapato

Para saber como eliminar carrapatos do ambiente, o responsável vai precisar conhecer o ciclo de vida do parasita, para poder atuar em todas as etapas de desenvolvimento do aracnídeo.

O ciclo de vida do carrapato possui quatro etapas: ovo, larva, ninfa e adulto. Todas as mudanças de uma fase para outra acontecem no ambiente. No animal, o carrapato só se alimenta, indo para o chão para mudança de fase. Por isso é tão importante saber como eliminar carrapatos do ambiente.

Higienização do ambiente interno

Se você notar a presença de parasitas no cachorro, pode ter certeza que o restante da casa também está infestado. “Sabe-se que, quando encontramos carrapatos em um pet, esse número representa apenas 5% dos carrapatos presentes”, diz a Dra. Heloísa.

Mas como acabar com os carrapatos em casa? Sabendo que o parasita busca lugares altos, o responsável deve usar produtos carrapaticidas no chão e na parede, até uma altura de 1,5 a 2 metros, de preferência em spray ou com um borrifador, para o veneno penetrar bem nas frestas.

O aspirador de pó pode ser usado nos buracos pequenos para tirar o carrapato em casa, mas lembre-se de limpar o filtro e o coletor do aparelho sempre que usá-lo. Além disso, lave panos, cobertores, camas e almofadas do pet com água fervente.

É importante não esquecer de retirar todos os animais do cômodo que está sendo limpo e só liberar o uso após o carrapaticida ter secado completamente. Respeite o período de duração para fazer novas aplicações e lave o que for possível com água fervente. Agora, confira como eliminar os carrapatos do quintal.

Sala de estar com plantas espalhadas.

Tratamento do ambiente externo

Você precisa cortar a grama e manter o quintal limpo e arejado. Depois, vai aplicar produtos carrapaticidas seguros para pets em tudo: canil, muro, plantas, árvores, pedras (embaixo também, se possível) e vasos. Mantenha o pet afastado durante o tratamento da área.

Cuidados com os animais

Para acabar com carrapatos em cachorros e no quintal — ou qualquer lugar da casa — é preciso combater tanto aqueles que já estão sugando o sangue do cachorro quanto os que estão no ambiente.

Por isso, lance mão de produtos que estão à venda nas lojas especializadas em produtos para animais, como a Petz, para acabar com os carrapatos. Confira, a seguir, os produtos que podem ser usados no cachorro:

  • coleira antipulgas e carrapatos: este acessório contém substâncias que se espalham por todo o organismo do animal e impedem que o carrapato suba e se prenda nele;
  • sprays: são aplicados diretamente na pele dos cães para matar os carrapatos;
  • medicamentos orais: assim que o carrapato pica o animal, ele morre se o pet faz uso desses medicamentos;
  • pipetas: são produtos em forma líquida para serem aplicados na pele da nuca do animal. Eles se espalham pelo corpo, protegendo-o dos carrapatos;
  • shampoos: contêm algumas fórmulas com ingredientes indicados para matar os carrapatos e as pulgas que estão no animal. Ele não tem poder residual, por isso não impede que outros parasitas infestem-no.

Prevenção contínua

Para evitar novas infestações, mantenha a limpeza da casa e do quintal em dia. Use os antiparasitários regularmente, seguindo a recomendação do profissional, e evite o contato com animais infestados ou com áreas de risco — com mato alto e terrenos baldios. Também faça visitas frequentes ao médico-veterinário. O profissional poderá observar o parasita ou picas com mais facilidade, indicando um tratamento direcionado ao seu pet.

Quando procurar ajuda profissional

Se a infestação for extensa e de difícil controle, se ainda houver a presença de carrapatos mesmo após tentativas de controle ou se os humanos ou pets apresentarem sinais de doenças transmitidas por carrapatos, é hora de buscar ajuda profissional.

Você pode entrar em contato com uma empresa especializada em dedetização para saber como matar carrapato no quintal e na casa. Vale ressaltar que, nesse caso, o pet deve ficar afastado, de acordo com as orientações dos especialistas. Após esse período, lave a área antes de liberá-la para o animal.

Carrapato sendo segurado por uma pinça com cachorro ao fundo.

Se você gostou de saber como eliminar carrapatos do ambiente, não deixe de acessar a loja online da Petz. Lá, temos diversos produtos que podem te ajudar a evitar a proliferação desse parasita em casa e no pet.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog

[the_ad_placement id="arroba-banner"]