Dicas

Como eliminar carrapatos do ambiente: as melhores dicas

Publicado em 28 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

Saber como eliminar carrapatos do ambiente é um conhecimento essencial para os tutores de cãezinhos. Afinal, além de ameaçarem o bem-estar dos pets, esses parasitas podem trazer doenças para toda a família. Febre maculosa e doença de Lyme são exemplos de complicações causadas pelos carrapatos.

sala com plantas e um quadro na parede

No texto que nós, da equipe da Petz, preparamos para você hoje, vamos te ensinar as melhores formas de eliminar carrapatos de casa. Você também vai conferir dicas de como eliminar esse parasita uma vez que ele já esteja infestado nos cãezinhos. Vem com a gente descobrir tudo sobre o assunto!

Perigos do carrapato

Geralmente, quem tem pet em casa lida com parasitas em um momento ou outro. Afinal, os peludos gostam de se divertir em parques e praças, locais que costumam contar com esses visitantes indesejados. Porém, apesar de ser um mal comum, é necessário estar atento e saber como eliminar carrapatos do ambiente. 

Esses parasitas são tão pequenos que, muitas vezes, podem passar despercebidos pelos tutores. Outras características do corpo são o formato redondo, a cor marrom ou acinzentada e várias pernas.

A Dra. Heloísa Souza, médica-veterinária da Petz, lembra que os carrapatos são vetores de muitas doenças. Algumas delas podem ser letais. “Eles podem transmitir hemoparasitoses, ou seja, parasitas sanguíneos que destroem as células do sangue, causando anemia severa e outras complicações”, comenta. 

Como eliminar carrapatos do cachorro

Fique de olho no amigo de quatro patas. Ao perceber a presença do parasita, procure auxílio de um veterinário. O médico vai te ajudar a lidar com o problema e recomendar formas de prevenir que ele volte a acontecer. Quer saber como eliminar carrapatos do cachorro em casa? Confira as dicas a seguir.

  • Coleira antipulga: este acessório contém substâncias que se espalham por todo o organismo do animal e ajudam a eliminar carrapatos;
  • Sprays: podem ser aplicados diretamente na pele dos cãezinhos para matar os carrapatos;
  • Medicamentos orais: costumam ser utilizados em casos de infestações maiores por carrapatos;
  • Shampoos: contêm algumas fórmulas com ingredientes indicados para eliminar carrapatos e pulgas dos pets.

De acordo com os veterinários, não é indicado tentar tirar o carrapato do cãozinho com as mãos. Isso porque os insetos podem lesionar a pele dos pets. Além disso, o contato com carrapatos pode transmitir várias doenças graves para os humanos.

gato siamês deitado em um móvel acolchoado

Como acabar com carrapato em casa

Se você notou a presença de parasitas no amigo peludo, pode ter certeza de que o restante da casa também está infestado. “Sabe-se que, quando encontramos carrapatos em um pet, esse número representa apenas 5% dos carrapatos presentes no ambiente”, diz a Dra. Débora. 

Ou seja, se seu cãozinho está com cinco carrapatos presos ao corpo, provavelmente 95 outros bichinhos estão escondidos no chão, em frestas, nas roupas e outros locais de difícil acesso! Então, como acabar com carrapato em casa?

A primeira dica de como eliminar carrapatos do ambiente é estar atento aos diferentes cômodos da casa e as características deles. Afinal, é muito importante usar produtos que não danifiquem móveis, tapetes e outros utensílios domésticos. Além disso, é importante optar por produtos seguros para cães.

É possível retirar carrapatos do ambiente interno de casa sem grandes problemas. Por sorte, esse é o cenário mais fácil! Em lojas especializadas, como a Petz, há diversos produtos específicos para se livrar dos parasitas de forma segura e eficaz.

Desenvolvidos por profissionais, esses itens podem ser aplicados sem prejudicar o animal ou os outros membros da família. Os sprays são os mais indicados, pois possuem uma utilização mais fácil e menor concentração de substâncias.

Como eliminar carrapatos do quintal

Quando o assunto é como eliminar carrapatos do quintal ou do jardim, usar outro método pode ser mais eficaz. Isso porque tirar os carrapatos dos ambientes externos costuma ser um processo um pouco mais complicado.

Na maioria dos casos, o mais recomendado para acabar com os parasitas é fazer uma dedetização completa, com um remédio mais forte e concentrado para matar carrapato. 

Para fazer isso, você pode entrar em contato com uma empresa especialista em dedetização contra insetos e parasitas. Vale ressaltar que, nesse caso, seu pet deve ficar afastado do local por, pelo menos, 24 horas. Após esse período, lave o local antes de liberá-lo para o peludo. 

Se a sua casa possui um belo e florido jardim, o cuidado contra os parasitas deve ser constante. Isso porque esse é o tipo de local favorito dos carrapatos para se reproduzir. Eles costumam montar ninhos próximos às plantas, muito difíceis de identificar a olho nu.

Nesse caso, o que mata carrapato do ambiente é fazer dedetizações frequentes, pelo menos, a cada 30 dias. Pode ser um hábito trabalhoso e custoso, mas é o mais indicado para preservar o bem-estar do pet e de toda a família.

Limpe roupas e acessórios

Para se ver livre dos parasitas, não basta saber como eliminar carrapatos do ambiente. Esses visitantes indesejados também gostam de se infiltrar em roupas e acessórios, sendo necessária uma faxina geral para matá-los de vez. Utilize água morna na lavagem de roupas e objetos para eliminá-los.

A Dra. Priscilla lembra que os carrapatos gostam muito de ficar nos sofás, nas roupas de cama, nos cobertores, nas cortinas e até nos travesseiros! Por isso, lave bem esses itens e não se esqueça dos acessórios do pet, como caminha, comedouro, bebedouro e brinquedos. 

interior de uma casa com plantas e móveis

Se gostou de saber como eliminar carrapatos do ambiente, não deixe de acessar a loja on-line da Petz. Lá, temos diversos produtos que podem te ajudar a evitar a proliferação desse parasita em casa. Assim, você mantém a sua saúde e a do seu amigo peludo sempre em dia. Conheça já o nosso catálogo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog