Saúde e Cuidados

Como eliminar pulgas e carrapatos em cães e gatos?

Publicado em 07 de fevereiro de 2018

Tempo de leitura: 6min

Verdadeiros incômodos aos pets, as infestações podem, além de causar desconforto, transmitir doenças aos bichinhos. Saiba como tratar e prevenir

Coceirinha pra lá, coceirinha pra cá… mesmo que esse hábito seja muito comum na maioria dos animais de estimação, é possível notar quando algo não está normal. A coceira é um dos principais sinais da infestação de alguns parasitas no corpo do pet e, por isso, é muito importante que você saiba como eliminar pulgas e carrapatos em cães e gatos.

Possivelmente, você já deve ter ouvido falar que é muito comum isso ocorrer em animais que vivem em áreas verdes extensas ou aqueles que são criados em grandes quintais. No entanto, os pets que vivem em apartamentos também podem ser afetados por insetos e aracnídeos, geralmente quando têm algum tipo de contato externo ou com outro animal que esteja infestados.

Em que momento pulgas e carrapatos podem se infestar em meu pet?

As pulgas são bichinhos muito pequenos e extremamente rápidos. Durante algum passeio no parque, quando o cãozinho encontra algum amiguinho, esses insetos podem acabar pulando no corpo do pet em questão de segundos.

E não são só os cachorros que podem ser afetados pelas pulgas: alguns gatinhos também podem acabar sofrendo com esse tipo de infestação, e também precisarão de alguns cuidados especiais. Geralmente, elas são encontradas na costas, na base da cauda, nas orelhinhas e na barriga do pet.

Mesmo pequenas, é muito fácil notar quando pulgas estão no corpo de um animal de estimação. Elas são aqueles ‘pontinhos’ pretos, que ficam andando por todo o corpo o pet. Apesar do tamanho, elas podem causá-lo um grande incômodo.

Cachorrinho se coçando

Carrapatos, no entanto, são mais encontrados em cãezinhos. Esses aracnídeos estão mais presentes nas áreas verdes e possuem um tamanho um pouco maior que as pulgas. Os moradores das cidades maiores costumam levar seus animais de estimação em parques e praças e, geralmente, nesses lugares sempre há alguma área com grama e muitas árvores.

Por isso, para evitar que esses parasitas possam afetar os animais de estimação, são necessários saber também como podemos preveni-los desses problemas.

Como eliminar esses parasitas?

Quando você notar que o animal de estimação está se coçando mais do que o normal, com a pele um pouco mais avermelhada, ou então com pequenas lesões pelo corpo, pode ser um sinal de incomodo e, consequentemente, a presença desses parasitas no corpo dele.

Sempre que esse tipo de situação ocorrer, um especialista deverá ser consultado para recomendar a melhor maneira de eliminar esses parasitas. Hoje, já existem diversas formas para tratar cães e gatos que estão com esses problemas: coleiras, sprays, medicamentos e xampus… conheça algumas delas.

Coleiras

Uma das melhores opções de como eliminar pulgas e carrapatos em cães e gatos é com a utilização da coleira antipulgas. Na maior parte dos casos, ela é feita de silicone e contém substâncias que se espalham por todo o organismo animal, através da própria oleosidade da pele.

A vantagem da utilização desse remédio está em sua durabilidade, que é maior que a pipeta e pode chegar até a 6 meses. Além disso, o item não atrapalha a coleira convencional, ou seja, não atrapalha os passeios rotineiros entre família.

Sprays

Outra forma bastante utilizada quando o assunto é como eliminar pulgas e carrapatos são os sprays. A vantagem desse produto é a sua fácil aplicação, que pode ser feita com o pelo ainda seco. Ele é administrado no sentido contrário do crescimento da pelagem do cão e atua diretamente na pele.

Medicamentos orais

Existem também comprimidos que são administrados via oral e, em boa parte dos casos, são utilizados nos casos de infestações maiores. Eles também são bastante eficazes no tratamento contra esses insetos e podem prevenir as infestações por meses.

Bravecto na Petz

Bravecto – O comprimido é palatável com sabor e cheiro de um petisco.

Xampus

Também podem ser utilizados algum tipo de xampu antipulgas, no entanto, essa forma de tratamento demanda alguns cuidados especiais. Quando estamos falando de produtos contra pulgas e carrapatos, devemos entender que estes possuem substâncias químicas e, que, caso ingeridos pelo animal, podem causar uma série de complicações no organismo.

Por isso, caso seja essa a forma escolhida de como eliminar carrapatos e pulgas, é recomendado que o pet seja levado a uma Pet Shop especializada para tomar um banho antipulgas. Nessas lojas, as pessoas são treinadas e terão o extremo cuidado para que nada de ruim aconteça ao cão ou ao bichano.

Cachorro tomando banho

#PraCegoVer – Cachorro tomando banho

Como eliminar pulgas e carrapatos em cães e gatos?

Você já deve ter ouvido falar sobre retirar as pulgas e carrapatos com mãos, não é mesmo? No entanto, a maioria dos veterinários não recomenda esse tipo de práticas. Esses insetos podem causar alguma lesão na pele do pet e, às vezes, nossas unhas podem acabar os machucando.

O Dr. Felipi Bruno, veterinário da Petz, teve um bate-papo super bacana com a Maria Cândida, sobre como tratar a infestação desses insetos. Confira as dicas para deixar o seu animal sempre protegido e como eliminar pulgas e carrapatos em cães e gatos de uma vez por todas.

E agora? Como prevenir pulgas e carrapatos em cães e gatos?

Atualmente, já existem produtos que podem prevenir que esses insetos e aracnídeos causem incômodo e desconforto nos animais de estimação. Uma ótima forma, por exemplo, é o uso de pipetas com remédio contra carrapato e pulgas.

Basicamente, são tubinhos com um líquido, aplicado na nuca do pet, capaz de protegê-lo por mais de um mês, dependendo do produto. Geralmente, esse tipo de antipulgas para gatos e cães podem ser usados como método preventivo e como tratamento para animais de todas as idades, após os primeiras quatro semanas de vida do pet.

Para manter os animaizinhos sempre protegidos, é recomendado que esse medicamento seja utilizado a cada 30 dias. Assim, ele poderá passear tranquilamente por praças, parques, ou até mesmo ir à praia — local que infelizmente não está imune à infestação desses insetos.

É sempre importante lembrar: quanto mais limpo e higienizado for o ambiente em que o pet vive, menor será a chance dele ser afetado por esses insetos tão desagradáveis. Por isso, é sempre importante, manter a higiene dos cãezinhos sempre e ordem, assim como o lar em que ele viverá — além de, claro, dar muito amor e carinho.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Mais no blog