Saúde e Cuidados

Como limpar a orelha de cachorro e evitar complicações?

Publicado em 10 de abril de 2018

Tempo de leitura: 4min

Um dos procedimentos essenciais para prevenir a otite canina é a limpeza dos ouvidos. Quer aprender como executar essa tarefa? Confira as nossas dicas

orelha de cachorro

Cuidar da higiene de um animal de estimação é essencial para que ele viva sempre forte e saudável. Algumas partes do corpo são muito delicadas e precisam de alguns cuidados especiais, uma delas, a orelha de cachorro, deve ser limpa com muita frequência para evitar alguma complicação nesta região.

Uma das doenças mais comuns no sistema auricular dos cãezinhos é a otite, que ocorre geralmente pela infestação de fungos, bactérias e pelo excesso de cera; e também acontece com mais frequência nos bichinhos com as orelhas compridas e mais caídas.

Manter o ouvido dos nossos amiguinhos sempre limpinho é um dos passos fundamentais para que isso não ocorra. No entanto, por ser uma região considerada sensível, muitas pessoas têm medo ou não sabem como essa tarefa deve ser executada corretamente.  Por isso, vamos te explicar como o processo deve ser feito, sem causar nenhum probleminha ao seu pet, claro.

Como limpar ouvido de cachorro?

Muitos acham que a melhor forma de como limpar ouvido de cachorro é com pinças e cotonetes. No entanto, essa prática pode acabar machucando seu amiguinho. Isso porque o conduto auditivo dele tem o formato de um L e com esse tipo de instrumento você pode tocar em algo que machuque-o, ou então faça ele sentir uma sensação desagradável.

Além disso, o próprio ouvido do seu cãozinho já expulsa o excesso de cera que é formado. O ideal é utilizar o dedo para fazer a limpeza. Além de ser muito mais confortável para o seu pet, você conseguirá sentir com o tato toda a região. É muito importante lembrar: você deve limpar apenas a área que consegue enxergar. Assim, fica muito mais fácil evitar possíveis acidentes e machucados.

Inicialmente, o cãozinho pode ficar um pouco agitado enquanto você limpa a orelha dele, por isso, é essencial que o acostume com essa tarefa desde a infância. Além de evitar problemas futuros, é nessa fase da vida que ele tem mais facilidade para se adaptar com coisas novas. Dessa forma, ao longo dos anos, ficará muito mais fácil de cuidar de sua higiene.

Mas você deve estar se perguntando com qual frequência deve limpar o ouvido do seu cachorro. O ideal é que semanalmente você faça a limpeza. Também lembrando: o produto para limpar orelha de cachorro deve ser recomendado por um veterinário.

Como fazer a prevenção de otite canina?

orelha de cachorro

A melhor forma de fazer a prevenção de otite canina é higienizando as orelhas do seu cãozinho com a frequência certa. Utilizando as loções e os medicamentos corretos, o ouvido dele ficará muito mais protegido contras as inflamações.

Além disso, cuidar para que o seu pet mantenha os ouvidos sempre secos também é muito importante, já que alguns cãezinhos podem molhá-las enquanto estiverem bebendo água, principalmente os que possuem as orelhas mais compridas.

Quanto mais úmidas elas ficam, maior é a chance do cãozinho ter algum tipo de probleminha nessa região. Por isso, também é extremamente importante secar bem as orelhas dele após os banhos.

Geralmente, os cachorros vivem coçando as orelhinhas. No entanto, quando alguma complicação começa a ocorrer, eles fazem isso com mais frequência, já que eles começam a sentir muito mais incômodo nesta região.

Quando o pet está com esse problema, há excesso de cera na região, e em alguns casos, uma secreção começa a ser expelida. Quanto antes a doença for diagnosticada e tratada, melhor será para o seu companheiro. Por isso, as visitas recorrentes ao veterinário são essenciais!

Qual o melhor produto para limpar orelha de cachorro?

No mercado, há diversas loções e produtos especiais para limpar essa região do corpo, que é tão importante. Levando o seu bichinho ao veterinário, ele recomendará o melhor produto para limpar orelha de cachorro e ajudará a manter o seu pet sempre protegido.

A Maria Cândida teve um bate papo super bacana com o Willian Galharde, groomer da Petz, com diversas dicas para limpar a orelha do seu pet.

Seguindo todas essas dicas para limpar orelha de cachorro, o seu pet com certeza ficará sempre mais protegido.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Mais no blog