Como limpar gaiola de hamster? Descubra aqui!

Postado por PETZ, em 20/02/2020

Dicas
Como limpar gaiola de hamster? Descubra aqui!

A popularidade dos pets roedores não para de crescer! Fofos, divertidos e inteligentes, hamsters são excelentes companheiros e a escolha certa para muitas famílias. Entretanto, cuidar desses pequenos peludos pode ser um desafio. E entre as tarefas cotidianas, como limpar gaiola de hamster é um dos tópicos que mais geram dúvidas. 

hamster-escadinha

Afinal, esse é o lar de nossos amiguinhos. E todo mundo adora um ambiente limpo e confortável, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos um guia sobre o assunto! Continue lendo para aprender como limpar gaiola de hamster em 7 passos!

1. Tire o hamster da gaiola

Para uma boa faxina, não pode ter ninguém em casa. Assim, o primeiro passo do guia de como limpar gaiola de hamster é tirar seu amigo de dentro dela. Esse processo pode prejudicar a saúde do pet. Um dos motivos é que o bichinho pode ficar assustado com toda a movimentação. Além disso, não é recomendado utilizar produtos de limpeza enquanto o roedor está dentro do viveiro. 

Alguns minutos longe da gaiola serão ótimos para seu amigo. Aproveite para colocá-lo em sua bola de plástico de exercícios. Dessa forma, ele poderá se divertir durante a faxina e terá uma agradável surpresa ao voltar! 

2. Retire todos os objetos

Uma boa limpeza significa limpar também os objetos. E, para isso, removê-los da gaiola para hamster é essencial. Esta também é uma boa hora de verificar como estão os acessórios de seu pet e se ele precisa de itens novos. 

Além disso, você terá mais espaço para limpar a casinha de hamster. Retire a roda de exercícios, comedouro, bebedouro, brinquedos e todo o resto para uma boa limpeza. 

3. Renove o substrato higiênico

Nas casinhas de roedores encontramos, com frequência, um item essencial para a higiene do hamster: o substrato higiênico, que fica na base da gaiola. Ele pode ser feito de diferentes materiais, como serragem e granulado. Na hora da faxina, troque o material. Realize o descarte e coloque uma camada limpa e novinha para seu amigo. 

4. Limpe bem

Com a gaiola vazia, é hora de colocar a mão na massa. Limpe com água e, caso precise, uma esponja limpa. Aproveite para olhar com cuidado para a casa de seu amigo e retirar qualquer sujeira que tenha passado despercebida. Não utilize nenhum produto de limpeza comum, a sua composição pode prejudicar os pets. 

hamster-casinha

Se desejar uma faxina mais profunda, procure um desinfetante veterinário, com amônia quaternária. Esse produto, especial para pets, remove as impurezas sem comprometer a segurança de seu amigo. Entretanto, é recomendado que o utilize em pouca quantidade e bem diluído, seguindo as recomendações da embalagem. 

5. Lembre-se das paredes

Quando falamos de como limpar gaiola de hamster grande ou pequena, não podemos nos esquecer das paredes. Muitas vezes, os tutores se preocupam com a base da casinha e acabam deixando as paredes de lado. 

Os abrigos de alumínio precisam de atenção especial. Realize uma limpeza delicada, com água e uma esponja limpa. Para as casinhas de plástico, vale a mesma regra. Limpar bem a parede do lar é uma parte essencial da faxina da gaiola de hamster. 

6. Não se esqueça de secar bem! 

Outro ponto essencial de como limpar gaiola de hamster é a secagem. A umidade pode prejudicar a saúde de seu amigo. Para isso, deixe a casinha aberta ao sol até que esteja completamente seca. O processo vai depender do clima e do ambiente, mas especialistas informam que, em média, em 2 horas a gaiola deve estar completamente seca. 

7. Limpe os acessórios

Ao colocar a gaiola para secar, é hora de limpar os acessórios. Comedouros e bebedouros podem acumular sujeira e, com o tempo, comprometer a saúde de seu pet. Limpe cada item do lar do hamster da gaiola com cuidado, água e, caso necessário, utilize também a amônia quaternária. 

8. Coloque tudo em seu devido lugar 

Terminando a limpeza, é hora de colocar tudo no lugar. Aproveite para renovar a água e a ração de seu amigo, volte os acessórios e não se esqueça do substrato higiênico. Seu amigo roedor certamente vai adorar ver sua casinha limpa e agradável! 

Limpezas diárias

Uma boa faxina é uma parte importante de como limpar gaiola de hamster. No entanto, para deixar tudo mais fácil, o melhor é evitar que a sujeira se acumule. Para isso, limpezas diárias são muito úteis! 

Tenha a rotina de renovar o substrato higiênico da gaiola de seu amigo e verificar se está tudo bem com o comedouro e o bebedouro. Aproveite o momento para deixar seu hamster passear e se divertir em sua bola de exercícios! Com um lar confortável, ração de qualidade e exercícios regulares seu roedor ficará feliz e saudável! 

hamster-comendo

Para os amantes de roedores que buscam itens e acessórios para seus amigos, a Petz é o local ideal! Aqui, você encontra ração, granulados higiênicos, gaiolas, brinquedos e tudo o que você precisa para tornar seu lar o ambiente perfeito para seu amigo dentuço. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *