Saúde e Cuidados

Aprenda como matar pulgas em cães e gatos

Quem quer garantir o bem-estar e a saúde do amigo de quatro patas precisa aprender como matar pulgas. Esses parasitas podem viver tanto em cachorros quanto em gatos. Além de causarem muito incômodo, quando a infestação está muito grave, esses insetos podem fazer o animal ficar anêmico.

A infestação pode se agravar de maneira veloz, já que pulgas se reproduzem rapidamente e as fêmeas dessa espécie colocam entre 200 a 600 ovos. Assim, caso tenha contato com esse inseto, em pouco tempo, seu pet pode começar a sofrer de uma infestação grave. Por isso, é importante saber como matar pulgas.

Como saber se seu pet tem pulgas?

Geralmente, quando tem pulgas, o pet costuma se coçar bastante. Contudo, você não precisa esperar que seu gato ou seu cachorro manifeste sinais como esse para ver se ele está sofrendo com uma infestação de parasitas.

O ideal é analisar constantemente a pelagem do pet para identificar a presença do inseto. As pulgas são pequenas e apresentam uma coloração preta. É fácil percebê-las em gatos e cachorros com pelos claros.

No caso dos animais com pelo escuro, é preciso escová-los de maneira calma e cuidadosa, em um local com boa luminosidade, para enxergar a presença desse parasita.

Como ocorre a infestação por pulgas?

Antes de aprender como matar pulgas, é importante que você saiba como os cachorros e os gatos adquirem esses parasitas. Na maioria dos casos, eles podem ser transmitidos de um animal para o outro.

Sendo assim, se tiver contato com um pet infectado durante um passeio ou uma ida ao veterinário, seu amigo de quatro patas certamente vai voltar para casa com algumas pulgas.

Além disso, esses insetos podem ser transmitidos por ambientes contaminados, tanto externos quanto internos. Por isso, é fundamental manter a casa, o quintal e os brinquedos do pet limpos.

Como matar pulgas?

Além de saber como esses parasitas são transmitidos, é essencial aprender como eliminar pulgas de maneira eficaz. Há várias formas de acabar com esses insetos e, em casos de infestação grave, pode ser recomendado usar mais de um método de eliminação. Contudo, isso só deve ser feito com orientação profissional.

Quanto mais cedo você perceber uma infestação de parasitas no seu amigo de quatro patas, mais fácil e rápido será o tratamento de pulgas. A seguir, veja algumas formas eficazes de livrar seu pet desse inseto.

Shampoo

Caso a infestação ainda esteja no início, uma boa forma de acabar com as pulgas no cachorro é higienizar o pet com um shampoo antipulgas. Contudo, caso o problema já tenha se agravado, pode ser necessário usar outros métodos em conjunto com esse.

Remédios

Uma das formas mais eficazes de eliminar as pulgas nos gatos e nos cachorros é ministrar remédios que combatam esse tipo de parasita. Um dos benefícios desse método é que, além de matar os parasitas que já estão no corpo do pet, ele deixa o animal protegido por algum tempo.

Porém, antes de comprar um remédio para pulga para seu amigo de quatro patas, é importante consultar um médico-veterinário para saber se é realmente a melhor opção e, caso seja, qual medicamento comprar.

Soluções

Outra opção de tratamento de pulgas é usar uma solução líquida para combater esse parasita. Ela pode ser aplicada diretamente no pelo do animal. Além de matar os insetos existentes, ela ajuda a prevenir novas infestações.

No entanto, assim como ocorre com os shampoos antipulgas, as soluções só são eficazes quando a infestação está no início. No entanto, um dos benefícios desse produto é poder utilizá-lo para prevenir infestações de pulgas.

Como eliminar as pulgas do ambiente?

Saber como matar pulgas em cães e gatos é muito importante, mas não é suficiente. Se o ambiente em que eles vivem estiver contaminado com esses parasitas, as infestações por esses insetos continuarão.

Caso seu cachorro apresente pulgas, além de tratá-lo, é necessário limpar todos os ambientes da casa. A melhor forma de fazer isso é usar um aspirador de pó e desinfetantes com capacidade de matar pulgas e outros parasitas.

Se você mora em uma casa com quintal e jardim, é preciso jogar um pouco de inseticida nesse local para acabar com qualquer foco de pulgas. Contudo, não deixe seu cachorro ficar nesse ambiente quando você aplicar o produto.

Como prevenir o aparecimento de pulgas?

Além de saber como matar pulgas, é muito importante aprender a prevenir a infestação por esse tipo de parasita. A primeira dica é manter a limpeza da casa em dia e usar produtos antipulgas.

Como esse inseto é transmissível de um animal para outro, você pode usar alguns produtos para evitar a infestação, como a coleira antipulgas. Além disso, você deve consultar um veterinário para saber quais são as formas de prevenção mais eficazes para seu pet.

Agora que mostramos como matar pulgas, saiba que, na Petz, você encontra todos os produtos necessários para tratar esse tipo de problema e prevenir infestações de parasitas.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

ESPÉCIES ENDÊMICAS

O que são espécies endêmicas? As espécies endêmicas são aquelas que têm uma distribuição restrita…

15 horas ago

O QUE É O IBAMA

O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, foi criado em…

15 horas ago

GATO PODE COMER KIWI

"Gato pode comer kiwi?". Essa é uma pergunta que pode surgir para quem tem felino…

16 horas ago

O QUE É POLINIZAÇÃO

Quando o assunto é plantas, um processo fundamental e muitas vezes subestimado governa a vida…

16 horas ago

O QUE FAZER COM OS ANIMAIS NA ENCHENTE

Prevenção: Preparando-se para possível enchente Quando se trata de se preparar para possíveis inundações, é…

16 horas ago

GATO PODE COMER ABOBRINHA?

Os gatos são conhecidos por sua seletividade alimentar e muitas vezes são vistos como carnívoros…

16 horas ago