Dicas

Saiba como plantar mamão de um jeito muito simples

Publicado em 13 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

O Brasil é um dos maiores produtores de mamão do mundo e, em decorrência disso, é também um grande consumidor. Muitas receitas podem ser encontradas na mesa das famílias brasileiras, das mais simples às mais elaboradas. Por isso, saber como plantar mamão pode ser muito útil.

mamao

Além de ensinar como plantar mamão, vamos compartilhar dicas de como fazer o melhor cultivo e receitas práticas para fazer com esse fruto muito saboroso. Mas antes, que tal ficar por dentro dos benefícios que ele traz para a nossa saúde? 

Conheça os benefícios do mamão para sua saúde

O mamão é um alimento supercompleto e contém, inclusive, propriedades medicinais. No Brasil, os tipos mais populares são Havaí, Papaya e Formosa. Para começar, a fruta é anti-inflamatória, cicatrizante, diurética, laxante e ainda ajuda na digestão. 

E tem mais: de acordo com a especialista em Nutrição Clínica com ênfase em metabolismo e terapia nutricional, Erivânia Fontes, os caroços desse fruto são potentes vermífugos naturais. Incrível como um fruto pode abarcar tantas funções, não é mesmo?

Por fim, falemos dos seus nutrientes. O mamoeiro é rico em açúcares, fibras, vitaminas C, E e K, e minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, zinco, sódio e muitos outros. 

Saiba como plantar mamão 

Agora que você sabe o quanto o fruto faz bem para a saúde, vai querer tê-lo sempre em casa. O bom é que para plantar mamoeiro não precisa ser um entendedor nato de agricultura. Com as explicações a seguir, você vai ver como pode ser fácil ter um desses no quintal.

Quando plantar

Não existem restrições para o período do plantio. A vantagem do mamoeiro é que ele pode ser cultivado em qualquer época, basta que receba irrigação adequada e em qualquer lugar. Uma sugestão é cumprir essa tarefa na estação mais chuvosa para economizar no uso da água.

Clima e local

Se você mora em uma região onde a temperatura média varia entre 22 ºC e 26 ºC, já é um ponto muito positivo para aprender como plantar mamão. E o local certo é o mais ensolarado que você tiver disponível, no solo ou no vaso.

Dicas de como plantar

O mamoeiro é plantado, na maioria das vezes, a partir das sementes. Elas podem ser adquiridas ao abrir o fruto ou em lojas especializadas. Alguns cuidados precisam ser tomados antes de fazer o plantio: ao adquirir as sementes, retire a membrana e aperte-as em uma peneira. Lave e deixe secar em um local com pouca luz.

vaso com terra e uma pá vermelha

Sementes prontas, o próximo passo é definir onde elas serão plantadas. Uma das opções é aprender como plantar mamão em vaso. Atenção! Se o vaso for pequeno, a planta terá que ser transplantada para a terra para que o mamoeiro se desenvolva bem. O ideal é escolher um vaso de 100 litros com boa adubação. Se você tiver um espaço que permita plantar diretamente no solo, melhor ainda! 

Sabe como plantar mamão na terra? Muito fácil. Confira algumas dicas importantes para que tudo corra bem: 

  • coloque as sementes a 1,25 cm de profundidade, com distância entre si de 5 cm;
  • obtenha plantas machos e fêmeas, caso queira produzir frutos;
  • o espaçamento para plantio pode ser de três a quatro metros entre as linhas e 1,80 m a 2,50 m entre as plantas;
  • invista em adubação pelo menos uma vez ao mês ou uma vez a cada dois meses, em solos mais úmidos;
  • irrigue pelo menos duas vezes ao dia.

Qual é o cultivo ideal?

Após seguir as orientações do plantio, as atenções precisam estar voltadas para o cultivo correto da planta. Fique atento ao surgimento de doenças comuns nesse tipo de planta, como as viroses do mosaico do mamoeiro e o vírus da mancha anelar do mamoeiro, que causam o amarelamento e enrugamento das folhas mais novas.

O ideal é fazer a renovação do pomar de dois a quatro anos, para garantir a produção de bons frutos. No mais, é sempre bom verificar como está a irrigação e a nutrição do solo, fazendo o controle das plantas daninhas.  

Quando realizar a colheita?

Em geral, de quatro a seis semanas após a abertura da flor você já consegue colher os primeiros frutos. Será um momento muito prazeroso, acredite! Colher o alimento que você mesmo plantou tem todo um gostinho especial.

Receitas práticas com mamão

Com um mamoeiro por perto, ficará muito mais fácil, prático e, sobretudo, barato fazer receitas deliciosas. Confira a seguir duas dicas de pratos feitos com o fruto. Você vai se surpreender com a versatilidade desse alimento que, embora doce, se encaixa muito bem em receitas salgadas. Confira.

Costelinha de porco com mamão verde

É exatamente o mamão verde que traz o equilíbrio dos sabores deste prato. Ideal para quatro pessoas, o prato pode ser incrementado com polenta e salada de agrião. Experimente fazer o almoço da sua família!

Mamão com coalhada e aveia 

Talvez essa seja a receita mais simples que você vai encontrar. Basta descascar e cortar o fruto em cubos. Acrescente a coalhada e a aveia e misture bem. Pronto! Aí está uma dica de uma receita prática, saborosa e saudável para o café da manhã.

mamão

Agora que você já sabe como plantar mamão, cultivar a planta da maneira adequada e até preparar receitas simples, não tem porque não colocar tudo isso em prática. Vá até a loja da Petz mais próxima e adquira os produtos necessários para fazer o plantio. Estamos esperando por você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog