Bem-Estar

Como saber se o cio da cadela acabou?

Publicado em 17 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

O período do cio pode ser muito conturbado, especialmente para tutores que não planejam promover o cruzamento da cadelinha. Então, como saber se o cio da cadela acabou?

cadela preta

Além de lidar com muitas mudanças físicas e comportamentais características dessa fase, ainda é preciso se empenhar para manter os cães machos à distância, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Para facilitar, confira as dicas abaixo!

Saiba mais sobre as fases do ciclo estral

Não tem como saber se o cio da cadela acabou sem conhecer o ciclo estral. Por isso, vamos falar sobre como ele ocorre, desde a maturação sexual da cachorrinha até o final.

Aliás, você sabe quando ocorre o primeiro cio de cachorro? Isso varia para cada animal, mas, nas fêmeas, geralmente, ocorre entre sete e nove meses de idade. Nos machos, acontece entre oito e dez meses, mais tarde se o porte for grande e a raça for nórdica.

O cio de cadela é o período que vai da preparação do organismo da fêmea até o fim, em que ela se torna permissiva à monta propriamente dita. Nesse sentido, o Dr. Rafael Passetti Cerqueira, médico-veterinário da Petz, explica que o ciclo estral se divide em quatro fases.

  • Proestro: fase inicial do ciclo, quando a estimulação hormonal começa. De acordo com Rafael, nesta etapa, costumam ser identificadas algumas alterações físicas e comportamentais na cadela, como aumento do volume da vulva e presença de secreção sero-sanguinolenta.

Esse é o início da atração dos machos, decorrente da liberação de feromônios. “Porém, ainda sem aceite à monta”, explica o especialista. A duração média da fase de proestro é de 5 a 15 dias. Continue lendo para aprender como saber se o cio da cadela acabou.

  • Estro: período fértil da cadela. Nesta fase, ela se torna apta à inseminação, mostrando-se receptiva à monta e ao contato próximo dos machos. “As características físicas se alteram, com ausência de secreção e redução ou estabilização do edema vulvar”, descreve o veterinário.

Em média, esta etapa costuma durar de três a dez dias. É um momento delicado, em que os machos tentam cruzar com a fêmea, e o tutor pode ficar estressado, perguntando como saber se o cio da cadela acabou para finalmente relaxar.

  • Diestro: “fase na qual ocorrem os estímulos hormonais necessários para a manutenção de uma gestação”, explica Rafael. Nesse sentido, o veterinário diz que ela ocorre mesmo nas cadelas que não foram fecundadas.

Isso as torna propensas à pseudociese, popularmente conhecida como gravidez psicológica. A fêmea apresenta todos os sinais de gestação, sem estar prenhe de fato. A duração média da fase é de 56 a 90 dias.

  • Anestro: fase que corresponde ao intervalo até o reinício das etapas principais do ciclo estral. Este período é marcado por uma menor liberação de hormônios pelos ovários. Ou seja, é um momento de recuperação após a gestação (ou diestro em cadelas não prenhes). Costuma durar de três a dez meses.

cadela deitada na madeira

Então, para saber quanto tempo dura o cio da cadela, é preciso ficar atento aos sinais, pois a duração de cada fase pode mudar muito de uma cadela para outra, assim como de um ciclo para outro.

Por isso, embora possa servir de base, contar apenas com o calendário não é suficiente para determinar se o cio da cadela acabou. É necessário recorrer a outras estratégias.

Como saber se a cadela não está mais no cio?

Para saber quantos dias a cadela sangra no cio e quando ela não está mais nesse período, uma das dicas é ficar atento aos sinais de que ela está nas fases de proestro e estro. Entre os sintomas do cio, estão:

  • edema (aumento do volume) da vulva;
  • eritema (vermelhidão) discreta ou escurecimento da região;
  • secreção vaginal sero-sanguinolenta;
  • carência;
  • inquietação;
  • cachorra no cio tem cólica;
  • agressividade;
  • receptividade ao macho.

A respeito dos sinais da cachorra no cio, é importante destacar que, durante o estro, isto é, durante o período em que a cadelinha é permissiva à cópula, alguns sintomas, como o inchaço e a vermelhidão vulvar, tendem a se tornar menos evidentes, estabilizando-se, enquanto a secreção desaparece.

O início do diestro também é marcado pelo aumento das mamas, decorrente do estímulo das glândulas mamárias. Tecnicamente, os exames de citologia vaginal e dosagem hormonal são outras maneiras de descobrir se a cadela já não está mais na fase fértil.

Como saber se a cadela pegou cria?

Com 20 dias após a fecundação, o veterinário já identifica a gestação por meio de exames de imagem, como o ultrassom. Além de ser necessária para identificar o tamanho da ninhada e dar início ao pré-natal, a consulta é importante para descartar ou confirmar um quadro de gravidez psicológica.

Para terminar, se você não tem a intenção de cruzar sua cadela ou seu cachorro, considere conversar com um veterinário sobre a castração. Além de diminuir o risco de uma prole indesejada, o procedimento ainda ajuda a prevenir uma série de doenças, como alguns tipos de câncer, pseudociese e piometra.

cadela com rosto na madeira

Se você se interessou pelo tema como saber se o cio da cadela acabou e deseja saber mais sobre como cuidar da saúde e do bem-estar dos seus bichinhos, continue acompanhando os artigos da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog