Como saber se o cio da cadela acabou?

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 30, 2020

Bem-Estar
Como saber se o cio da cadela acabou?
Tempo de leitura: 4 minutos

Especialmente para tutores que não planejam promover o cruzamento da cadelinha, o período do cio pode ser muito conturbado. Além de lidar com as muitas mudanças físicas e comportamentais características dessa fase, nesses casos ainda é preciso se empenhar para manter os cães machos à distância, o que nem sempre é tarefa fácil. Então, como saber se o cio da cadela acabou? Confira abaixo algumas dicas!

cadela preta

Saiba mais sobre as fases do ciclo estral

O cio de cadela é o período que vai da preparação do organismo da cadela, passando pela fecundação até o fim do período em que a fêmea se torna permissiva à monta propriamente dita. Nesse sentido, o Dr. Rafael Passetti Cerqueira, médico-veterinário da Petz, explica que o chamado ciclo estral se divide em quatro fases:

  • Proestro: é a fase inicial do ciclo, quando tem início a estimulação hormonal. De acordo com Rafael, nesta fase costumam ser identificadas algumas alterações físicas e comportamentais na cadela, como aumento do volume da vulva, presença de secreção sero-sanguinolenta e início da atração dos machos decorrente da liberação de feromônios. “Porém, ainda sem aceite à monta”, explica o especialista. A duração média da fase é de 5 a 15 dias;
  • Estro: é o período fértil da cadela. Nesta fase, ela se torna apta à inseminação, mostrando-se receptiva à monta e ao contato próximo dos machos. “As características físicas se alteram, com ausência de secreção e redução ou estabilização do edema vulvar”, descreve o veterinário. Em média, esta fase costuma durar de 3 a 10 dias;
  • Diestro: “É a fase na qual ocorrem os estímulos hormonais necessários para a manutenção de uma gestação”, explica Rafael. Nesse sentido, o veterinário diz que ela ocorre mesmo nas cadelas que não foram fecundadas, o que as torna propensas à pseudociese, popularmente conhecida como gravidez psicológica. A duração média da fase é de 56 a 90 dias,
  • Anestro: é a fase que corresponde ao intervalo até o reinício das fases principais do ciclo estral. Este período é marcado por uma menor liberação de hormônios pelos ovários. Ou seja, é uma fase de recuperação após a gestação (ou diestro em cadelas não prenhes). Costuma durar de 3 a 10 meses.

cadela deitada na madeira

Deu para perceber que a duração de cada fase pode mudar muito de uma cadela para outra e também de um ciclo para outro, não é? Por isso mesmo, embora possa servir de base, contar apenas com o calendário não é suficiente para determinar quanto tempo dura o cio de uma cadela. É necessário recorrer a outras estratégias.

Como saber se a cadela não está mais no cio?

Para saber quantos dias a cadela sangra no cio e quando ela não está mais nesse período, uma das dicas é ficar atento aos sinais de que ela está nas fases de proestro e estro, atentando-se às alterações tanto físicas quanto comportamentais. Entre os sintomas do cio estão:

  • Edema (aumento do volume) da vulva;
  • Eritema (vermelhidão) discreta ou escurecimento da região;
  • Secreção vaginal sero-sanguinolenta;
  • Carência;
  • Inquietação;
  • Cachorra no cio tem cólica;
  • Agressividade,
  • Receptividade ao macho.

A respeito dos sinais da cadela no cio, é importante destacar que durante o estro — isto é, durante o período em que a cadelinha é permissiva à cópula — alguns sintomas, como o inchaço e a vermelhidão vulvar, tendem a se tornar menos evidentes e a se estabilizar, enquanto a secreção tende a desaparecer completamente.

Após observar esses sinais, você será capaz de dizer quando o primeiro cio de cachorro está para acontecer, e os próximos, também. Além desses sinais, um dos principais indícios de que o cio da cadela acabou é ela não se mostrar mais receptiva à monta e deixar de atrair os machos. 

O início do diestro também é marcado pelo aumento das mamas, decorrente do estímulo das glândulas mamárias. 

Tecnicamente, os exames de citologia vaginal e dosagem hormonal são outras maneiras de descobrir se a cadela já não está mais em sua fase fértil.

Como saber se a cadela pegou cria?

Então, sua cadelinha ficou no cio e você não tem certeza se ela cruzou ou não durante o período fértil? 

Nesse caso, a melhor maneira de descobrir se sua amiga está prenhe é levá-la para uma consulta com o veterinário. Isso porque, ao contrário da nossa, a gestação dos cachorros é bastante rápida, com duração média de até 60 dias, com sintomas bastante discretos no início do processo. 

Com aproximadamente 20 dias após a fecundação, o veterinário já consegue identificar a gestação por meio de exames de imagem, como o ultrassom. Além de necessário para identificar o tamanho da ninhada e dar início ao pré-natal, a consulta também é importante para descartar ou confirmar um quadro de gravidez psicológica.

cadela com rosto na madeira

Para terminar, se você não tem a intenção de cruzar sua cadela ou cachorro, considere conversar com um veterinário sobre a castração. Além de diminuir o risco de uma prole indesejada, o procedimento ainda ajuda a prevenir uma série de doenças, como alguns tipos de câncer, pseudociese e piometra (infecção uterina).

Se você se interessou pelo tema e deseja saber mais sobre como cuidar da saúde e do bem-estar dos seus bichinhos, continue acompanhando os artigos do blog da Petz!

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *