Dicas

Como tratar água da piscina: um guia rápido e prático

Publicado em 04 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Dizem alguns espertinhos que o melhor não é ter uma piscina, mas ser próximo de alguém que tenha esse espaço de lazer em casa. Concorde você ou não, o fato é que o gracejo esconde um trabalho e uma dúvida bastante comum: como tratar água da piscina?

pessoas brincando na piscina

Isso porque as piscinas precisam estar sempre limpinhas e cristalinas para evitar diversos problemas de saúde causados por fungos e sujeiras. Mas, afinal, como tratar água da piscina da maneira correta? Será que é mesmo tão trabalhoso assim? Descubra a seguir.

A importância do tratamento para a família e a comunidade

Assim como o cuidado com as plantas de um jardim, a manutenção de piscina é um cuidado que deve fazer parte da rotina de quem conta com a estrutura em casa. Até porque a gente nunca sabe quando irá bater aquela vontade de dar um mergulho. 

Além disso, é muito frustrante quando o dia amanhece ensolarado, mas não podemos entrar na água porque ela está muito suja. Por mais que nessas horas possa vir o ímpeto de mergulhar na água suja mesmo, burlar as regras nesse caso não é nada recomendado. 

Isso porque uma água de piscina muito suja e não tratada pode estar contaminada por diversos microrganismos. Estes, por sua vez, podem desencadear quadros de diarreia, infecções respiratórias, otites, entre outros problemas de saúde.

Além de ser nocivo para aqueles que venham a entrar na piscina suja, uma água sem tratamento também é muito ruim para a comunidade em geral, uma vez que se torna um local propício para o desenvolvimento dos ovos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. 

Como tratar a água da piscina: passo a passo

A regra é clara: quanto mais tempo você deixar a água da piscina sem tratamento, mais trabalhoso e demorado será para colocá-la nos eixos novamente! Mesmo assim, aprender como tratar água da piscina não é nenhum bicho de sete cabeças, como mostra este guia rápido.

Passo 1: avaliação dos parâmetros da água

Olhando para uma piscina turva ou esverdeada, a gente logo suspeita que deve haver algo errado com a água. No entanto, para fazer as correções adequadas, é preciso aprender como tratar água verde da piscina e saber exatamente o que precisa ser corrigido. É para isso que existem os testes de água.

fundo de piscina

Vendidos em lojas como a Petz, assim como em lojas especializadas em produtos para piscina, esses testes consistem numa fitinha que funciona por colorimetria. Uma vez inserida na água, a fita de teste mostra os seguintes níveis:

  • alcalinidade: refere-se à quantidade de sais presentes na água e é importante para evitar mudanças no pH. O parâmetro ideal é entre 80 a 120 ppm;
  • pH: refere-se à quantidade de hidrogênio presente na água. É o que define se a água está ácida, neutra ou alcalina. Deve ficar entre 7,0 e 7,4;
  • Cloro livre: como o nome sugere, refere-se à quantidade de cloro presente na água. Ele ajuda a evitar a contaminação por micro-organismos. Deve estar entre 1 e 3 ppm, 
  • Ácido cianúrico: presente nas formulações de cloro, o composto pode ser prejudicial à saúde, devendo ser mantido sempre abaixo de 80 ppm.

Para um resultado mais preciso, procure inserir a fita em uma profundidade média, pelo menos 30 cm abaixo do nível da água. Conte lentamente até três, retire a fita da água e aguarde alguns segundos até que as cores fiquem bem definidas.

Passo 2: correção do pH e da alcalinidade

Uma vez verificados os níveis de alcalinidade, pH, cloro livre e ácido cianúrico, é chegado o momento de fazer as devidas correções. Então, para tratar água de piscina, não deixe de obter um redutor ou elevador de alcalinidade. Isso é importante, pois uma alcalinidade inadequada contribui para alterar o pH. 

Para aplicar, siga as orientações do fabricante referentes à diluição do produto e à quantidade necessária para mil litros de água. Após a aplicação, aguarde até que a água tenha sido filtrada por pelo menos seis horas antes de fazer o teste novamente.

Em seguida, faça o mesmo procedimento, dessa vez com o uso de redutores ou elevadores de pH. Você deve aguardar pelo menos três horas de filtragem antes de testar a água novamente. 

Passo 3: purificação da água

Fundamental para a manutenção da piscina, o cloro pode ser tanto mocinho quanto vilão. Vai depender da quantidade do composto por mil litros de água. Se, por um lado, o cloro pode provocar ardor nos olhos, problemas na pele, entre outros; por outro, ele é fundamental para desinfectar a piscina, eliminando bactérias e outros microrganismos. 

Portanto, mantenha a água sempre clorada! Mas fique atento à quantidade de cloro para piscina recomendada pelo fabricante por cada mil litros de água. Após tratamento rotineiro, a piscina poderá ser usada em seguida. 

É importante destacar que medidas preventivas e o uso de produtos químicos para piscina adequados ajudam a manter os parâmetros da água estáveis por mais tempo. Assim, você aprende como cuidar da água da piscina de modo fácil e completamente adequado.

Outra dica é manter a piscina coberta quando ela não estiver em uso, verificar o funcionamento do filtro, recolher folhas e outros detritos orgânicos com a ajuda de uma peneira, escovar piso e paredes e remover sujeiras acumuladas no fundo com a ajuda de um aspirador. 

boia rosa em uma piscina
Após aprender como tratar água da piscina de forma completa e fácil, no blog da Petz, não deixe de ver outros conteúdos que auxiliam e facilitam a vida de quem possui esse divertido item em sua casa.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog