Cachorros

Coprofagia: saiba o que é e como evitar este comportamento inadequado

Publicado em 25 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Muito mais que um hábito desagradável, a coprofagia (ato de comer fezes) pode ser sintoma de algum problema de saúde. Além disso, essa “mania” apresentada por alguns cães pode facilitar a entrada de parasitas no organismo. Assim, há uma exposição maior a giardíases, verminoses e outras doenças. 

Cachorro com pelos caramelos olhando para o lado com expressão triste.

Por isso, se avistar seu cachorro comendo fezes, o ideal é consultar um veterinário. O profissional vai investigar o que está causando esse comportamento.  Para você ficar tranquilo e resolver a questão com mais facilidade, vamos falar um pouco sobre coprofagia a seguir. 

Por que o cachorro come as próprias fezes?

Antes de mais nada, é importante dizer que não existe uma única causa para a coprofagia. De acordo com as médicas-veterinárias Juliana Cury e Karina Mussolino, da Petz, o problema pode ter origem relacionada tanto a fatores fisiológicos quanto comportamentais.

Causas fisiológicas

Do lado fisiológico, a Dra. Juliana explica que os motivos mais comuns dizem respeito à nutrição. Como exemplo, ela cita que cães com dietas inadequadas podem recorrer à coprofagia como forma de buscar mais nutrientes. 

Cachorros com polifagia (apetite excessivo) ou que fazem alguma dieta restritiva para perda de peso também podem apresentar o comportamento. Em outros casos,  pode ser sinal de má-absorção nutricional (causada, normalmente, por problemas no fígado do pet). 

“Nessas situações, o pet pode precisar de nutrientes adicionais e buscar suplementação por meio da coprofagia”, diz a veterinária. Por isso, é sempre importante investigar os motivos que levam o peludo a recorrer a esse hábito desagradável e prejudicial. 

Causas comportamentais

Do ponto de vista comportamental, as causas são igualmente variadas. No entanto, segundo a Dra. Juliana, uma das mais comuns é fazer isso para chamar a atenção do tutor. “A atenção dada imediatamente após a ingestão das fezes, mesmo que negativa, pode estimular o comportamento”, explica Juliana.

Além disso, a veterinária alerta o seguinte: “tutores que utilizam técnicas de reforço negativo, como esfregar o focinho do pet nas fezes e dar broncas verbais, fazem com que ele associe a punição ao ato de defecar”. Assim, o amigo pode passar a ingerir as fezes para escondê-las.

Não é normal cachorro comer fezes. Porém, existe outra causa bem chocante para essa atividade “peculiar”. A Dra. Juliana diz o seguinte: “alguns cães realizam a coprofagia porque gostam do cheiro, da textura e do sabor do cocô”. Eca!

Cachorro comendo direto no comedouro de inox.

Coprofagia tem a ver com as raças?

Ainda não há pesquisas conclusivas sobre o assunto. Entretanto, a Dra. Juliana Cury cita um estudo publicado no periódico Veterinary Medicine and Science, que indica quais são as raças mais propensas à coprofagia canina. A pesquisa foi feita por Benjamin e Lynette Hart, da Universidade da Califórnia. 

Segundo o estudo, Hounds e Terriers são mais propensos a realizar coprofagia. Por outro lado, os Poodles seriam os peludos que menos têm costume de ingerir as próprias fezes. 

“Na realidade brasileira, as raças pequenas são as que mais apresentam o comportamento”, diz a veterinária. Nesse sentido, ela cita como exemplo os cães das raças Shih-Tzu, Yorkshire, Spitz Alemão e Lhasa-Apso — embora os de grande porte e até gatos também possam apresentar essa “mania”.

Como fazer cachorro parar de comer fezes?

Saber o que é coprofagia e identificar as causas são os primeiros passos para começar a tratá-la. Afinal, os métodos para acabar com esse problema costumam estar diretamente ligados aos motivos que levam o pet a ingerir fezes. Isso sem contar que a saúde do peludo pode estar comprometida. 

Assim, se você quer saber como fazer cachorro parar de comer fezes, é importante seguir todas as recomendações do veterinário do pet à risca. A seguir, confira algumas indicações das nossas especialistas que podem ajudar a solucionar o problema: 

  • ofereça somente rações balanceadas e de qualidade;
  • se você prefere a alimentação caseira, procure um nutricionista-veterinário para montar um cardápio de acordo com as necessidades específicas do seu amigo;
  • se for possível, recolha as fezes imediatamente após a defecação;
  • não utilize técnicas de reforço negativo para ensinar ao pet onde fazer as necessidades. Em vez disso, recompense-o com petiscos, brinquedos e carinho sempre que ele as fizer no lugar certo;
  • lembre-se que, muitas vezes, as broncas servem apenas como fonte de atenção para o cachorro, não como forma educativa;
  • tente não recolher as fezes na frente do pet. Em alguns casos, isso pode levá-lo a querer “removê-las” na sua ausência;
  • hoje em dia, na Petz, você encontra produtos capazes de dar cheiro e sabor desagradável para as fezes, desencorajando o pet a ingeri-las.

Cachorro da raça bernese olhando para o lado.

Agora que você já sabe como evitar a coprofagia, vai ser muito mais simples cuidar do seu bichinho. Se as técnicas acima não funcionarem, você deve consultar o veterinário o mais rápido possível. Não se esqueça: aqui, no blog da Petz, você encontra as melhores dicas de cuidados com os peludos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Um comentário em "Coprofagia: saiba o que é e como evitar este comportamento inadequado"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog