Bem-Estar

7 cuidados pós-castração de gato

Publicado em 29 de março de 2020

Tempo de leitura: 6min

Levar seu filho de quatro patas para castração é um grande passo. Contudo, apesar dessa pequena cirurgia ser amplamente recomendada por veterinários e especialistas, sempre há um receio sobre como o bichano vai reagir! Assim, é perfeitamente normal se preocupar com os cuidados pós-castração do gato

gato cinza

Entretanto, podemos garantir que não há motivo de pânico. Com alguns passos, o peludo logo estará recuperado e saudável! Abaixo, separamos sete dicas de como ajudá-lo a ter uma recuperação mais tranquila. 

1. Deixe o gato descansar

O primeiro passo nos cuidados pós-castração do gato é deixar ele descansar. Não se esqueça que seu amigo passou por uma cirurgia e merece todo o conforto possível! Por isso, separe um quarto confortável, com caminha, caixa de areia limpa, comedouro e bebedouro. 

Dessa forma, o pet poderá ter tudo o que necessita nesse primeiro momento. Por mais que você queira encher o fofinho de carinho nesse momento, controle sua vontade e deixe-o sozinho por algumas horas. 

O bichano precisa descansar e o contato com outros membros da família pode estressá-lo. Em aproximadamente 24h seu amigo estará mais animado e poderá receber todo amor que merece!  

2. Proteja o curativo

Uma das cautelas pós-castração de gato mais importantes é proteger o curativo. Pets em geral costumam morder e lamber a região do corte em uma tentativa de aliviar o incômodo que sentem. 

A Dra. Renata Brunetto, médica-veterinária da Petz, afirma que o cuidado do tutor nessa fase é muito importante. Por sorte, podemos ajudar os bichanos sem muito esforço. 

Para os machos, basta providenciar um colar elizabetano — aquele acessório parecido com um abajur, que os deixa com uma aparência engraçada! Apesar de seu aspecto estranho, o item é importantíssimo e evita que seu amigo se machuque. 

Para as fêmeas, o mais indicado é a roupa cirúrgica, um coletinho de material especial que cobre todo o corpinho da gata. Isso porque a cirurgia das bichanas é mais delicada. A roupa cirúrgica protege não só das lambidas, mas também de outros possíveis agentes contaminadores. 

3. Mantenha a calma 

Outro ponto importante entre os cuidados pós-castração do gato cabe ao tutor, e não ao pet: manter a calma! É compreensível que você fique aflito ao ver seu filho de quatro patas demonstrando dor e aflição. Afinal, ele é tão pequeno e indefeso que queremos protegê-lo a qualquer custo. 

Entretanto, a Dra. Renata reforça que essa é uma cirurgia simples. Se for feita em condições ideais e os cuidados pós castração forem respeitados, não há motivo de preocupação. 

É normal que o bichano fique indefeso e assustado nos primeiros dias. Alguns podem se esconder em locais tranquilos, buscando proteção. Outros, ficam dengosos e  carentes, pedindo colo e carícias. 

Independentemente do comportamento do felino, saiba que o processo de recuperação ao castrar gato é rápido e fácil. Em pouco tempo, o bichano estará se divertindo pela casa, seguro e saudável! 

gato se lambendo

4. Observe a recuperação

Observar como está seu amigo peludo é outro passo importante nos primeiros dias após a castração. Conforme reforça a Dra. Renata, a cirurgia é simples e rápida. Entretanto, em alguns casos, o bichano pode ter reações adversas, como uma inflamação ou infecção. 

Caso isso ocorra, o veterinário deve ser procurado o mais rápido possível. Para evitar complicações, o tutor deve ficar de olho em seu amigo. Se o machucado estiver com aparência inflamada, vazando ou sangrando, consulte seu veterinário. 

5. Siga as recomendações do veterinário

Há alguns cuidados pós-castração em gato que são gerais e se aplicam a todos os pets. Outros precisam ser verificados diretamente com o veterinário do seu bichano. A Dra. Renata reforça que cada caso é um caso, e o especialista poderá passar recomendações específicas de acordo com o perfil, idade e personalidade do seu amigo. 

A veterinária lembra, ainda, que há especificações médicas que o tutor deve tomar. “O uso de antisséptico local e medicações como anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos é importante na recuperação do pet”, explica. Entretanto, esses procedimentos devem ser tomados apenas com a indicação de um médico veterinário. 

6. Volte ao normal aos poucos 

Após poucos dias, o bichano já estará recuperado. Entretanto, num primeiro momento, é recomendado voltar à rotina normal de maneira controlada. Alguns bichanos são bem ativos, gostam de escalar móveis, pular e brincar. 

Em casos como esse, cuide para que seu amigo não exagere nos movimentos. Afinal, não podemos esquecer que por mais simples que seja, a castração é uma cirurgia que envolve cicatrização. 

A Dra. Renata explica que em pouco tempo o felino estará de volta ao seu ritmo de sempre. “Nos machos, esse tempo é de aproximadamente uma semana. Nas fêmeas, dez dias.”, comenta. É um prazo pequeno considerando os diversos benefícios que a castração traz!

7. Acostume o bichano à vida de castrado

A última recomendação de cuidados após castrar gata no cio ou não é ajudá-la a se adaptar à nova rotina! De maneira geral, o estilo de vida dos bichanos não costuma mudar muito. 

Entretanto, é verdade que uma gata castrada e um gato castrado podem ficar mais sedentários se fizerem a cirurgia quando adultos. Por isso, para evitar que seu amigo desenvolva problemas de saúde, é recomendado estimular suas atividades com brinquedos e acessórios. 

Além do mais, muitos veterinários recomendam alterar a alimentação para uma ração específica de bichanos castrados. Esse alimento é desenvolvido por especialistas, e contém os nutrientes exatos que o bichano precisa, sem correr riscos de obesidade ou outras doenças!

Viu como os cuidados pós-castração de gato são simples? Dando a atenção necessária ao bichano, em pouco tempo ele estará levando sua vida no ritmo de sempre! Não se esqueça que a castrar gato macho e fêmea traz diversos benefícios, e é sempre recomendado. 

gato dormindo

Quer saber mais sobre felinos, além dos cuidados pós castração de gato? Confira o blog da Petz e saiba tudo sobre bem-estar e saúde animal.

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog