Saúde e Cuidados

Exames veterinários: quando eles são necessários?

Publicado em 26 de outubro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Quando o assunto é a nossa saúde, a orientação é bastante conhecida: devemos realizar check-ups médicos com certa periodicidade para prevenir problemas graves. Porém, você sabia que os pets também precisam realizar exames veterinários rotineiramente?

exames veterinarios

Além disso, realizar exames veterinários periódicos é fundamental para a identificação precoce das enfermidades. Dessa forma, a saúde do seu pet estará sempre em dia. A seguir, confira quais são os principais exames e qual é a função de cada um deles!

Exames complementares, histopatológicos e de imagem

Muitos são os exames veterinários que o profissional pode solicitar para o animal. Os exames complementares irão auxiliar o profissional a confirmar seu diagnóstico, complementá-lo ou descartar uma lista de doenças possíveis em cada caso.

Esses exames podem ser feitos com diversas amostras biológicas, como sangue, urina, fezes, pelos, pele, peças anatômicas oriundas de biópsias e citologias diversas. Os dois últimos são encaminhados para o histopatológico e analisados por um patologista.

Já os exames de imagem são inúmeros e são aqueles realizados com o auxílio de ultrassom, raio X, endoscópios, tomógrafos, eletrocardiógrafo e aparelhos de ressonância magnética.

Exames mais comuns na medicina veterinária

Abaixo, listamos os exames mais comumente solicitados pelos médicos veterinários. Lembre-se de que ele os está solicitando para ser mais assertivo no diagnóstico e tratamento do peludo, por isso, realize-os o mais rápido possível.

Hemograma

O hemograma é um dos principais exames laboratoriais veterinários. Ele é um exame de sangue usado para indicar processos inflamatórios e infecciosos, assim como anemias e presença de hemoparasitas, além de evidenciar alterações plaquetárias e sugerir problemas de medula óssea (de produção de células sanguíneas).

Esse é um procedimento feito por meio de amostra de sangue venoso, geralmente colhido das veias jugulares (no pescoço), cefálicas (na pata da frente) ou safena (na pata de trás). Para esse tipo de exame clínico veterinário não é preciso deixar o pet em jejum alimentar.

Exame de urina

O exame de urina em cães e gatos auxilia no diagnóstico de diabetes e outras doenças endócrinas. Além disso, esse procedimento indica a presença de infecção urinária e fornece informações importantes em relação ao funcionamento do rim do animal.

Mas como ele é feito? A urina é colhida por meio da micção espontânea, sondagem uretral ou da cistocentese, procedimento no qual a urina é retirada diretamente da bexiga, com auxílio de seringa e agulha, que entra pela barriguinha do pet. O ideal é que o animalzinho esteja com a bexiga cheia.

exames veterinarios

Exame coproparasitológico (exame de fezes)

Esse exame veterinário serve para detectar a presença de vermes e protozoários causadores de doenças intestinais, como a giardíase e a isosporose. Assim, seu cão ou gato ficará livre desses agentes prejudiciais.

O exame coproparasitológico veterinário é realizado por meio da coleta das fezes. Geralmente, são solicitadas amostras de dias alternados para um diagnóstico mais preciso e, consequentemente, para a segurança do seu pet.

Função hepática e renal

Esse é um exame que identifica alterações e possíveis doenças no fígado e rins. Sendo assim, está entre os mais importantes cuidados que devemos ter com os animais, uma vez que o bom funcionamento desses órgãos é fundamental.

Esse é um dos exames veterinários mais simples. É tudo feito pela análise da amostra de sangue, na qual são avaliadas as concentrações de substâncias ligadas à função dos órgãos. Para esses exames, é preciso que o pet esteja em jejum alimentar de 6 a 12 horas, dependendo do porte e idade dele.

Exame dos olhos

O exame oftalmológico também é bastante comum na veterinária. Ele é realizado por um especialista e envolve diversos exames complementares que dependem do animal apresentar sintomas ou como preventivo.

Os exames são bastante parecidos com os feitos em nós, como exame do fundo do olho (fundoscopia), aferição da pressão intraocular (tonometria), ultrassom ocular e medida do ângulo entre a íris e a córnea (gonioscopia).

Ultrassonografia abdominal

A ultrassonografia abdominal é um exame veterinário realizado para investigar alterações nos órgãos e nas glândulas abdominais, como pâncreas, fígado, rins, bexiga, adrenais e intestino. A origem dessas mudanças pode variar, como neoplásica (câncer), inflamatória, infecciosa, etc.

O exame só precisa que o pet esteja com a região do abdômen tosada, o que é feito na hora do procedimento. Para esse procedimento, o pet deve estar com a bexiga cheia, de jejum alimentar, e tomar um medicamento para eliminar os gases do intestino, pois eles atrapalham o exame.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma avalia a condução elétrica do coração, apontando a possível presença de arritmias. Além disso, esse exame pode sugerir alterações morfológicas de câmaras cardíacas, cujo diagnóstico definitivo deve ser feito por meio do ecocardiograma veterinário.

Esse exame é bem simples: o animal é deitado de lado e contido na mesa de exame. Em seguida, o médico-veterinário fixa alguns eletrodos no corpo do pet para captar a condução elétrica do coração. Não é preciso preparo e o animal não leva choque.

Esses são os principais exames feitos em animais de estimação e podem ser feitos como check-up anual ou para diagnóstico. Entretanto, além deles, outros tipos de procedimentos clínicos podem ser solicitados pelo veterinário. Tudo vai depender de fatores como a idade e o histórico médico do pet.

exames veterinarios

Esperamos que todas as suas dúvidas sobre os principais tipos de exames veterinários tenham sido respondidas. Se quiser mais uma dica, nós temos: não deixe de conferir o site da Petz! Nós temos vários produtos incríveis feitos especialmente para os animais. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog