Saúde e Cuidados

Gato com barriga inchada: o que pode ser e como tratar

Publicado em 07 de março de 2021

Tempo de leitura: 5min

Se você notou que seu bichano está um pouco mais gordinho que o normal, é bom ficar de olho. Gato com barriga inchada pode ser sinal de problemas de saúde! Esse sintoma está relacionado a diferentes doenças, e cabe ao tutor ficar atento e buscar ajuda veterinária o mais rápido possível.

gato com barriga inchada

Como perceber uma barriga inchada

Muitos tutores reclamam: “meu gato tá com a barriga inchada”. Nesse caso, o sintoma também pode confundir. Como saber quando é sinal de problema e quando o pet está mais gordinho?

Um gato com gases e barriga inchada pode estar com um problema mais grave. Para tirar todas as dúvidas, conversamos com a Dra. Heloísa Souza, médica-veterinária da Petz, que explicou como perceber uma barriga inchada.

“Geralmente, a região abdominal ganha a forma arredondada. Esse volume vai desde o final das costelas até a região pélvica, entre as pernas”, comenta. Ou seja, se a barriga do seu pet está inchada e com formato arredondado, é um sinal de alerta. Ao notar o gato com barriga inchada e mole, busque ajuda de um veterinário para um diagnóstico e tratamento!

Barriga inchada em gatos: 4 motivos mais comuns

Alguns fatores podem deixar um gato com barriga inchada. Afinal, é importante lembrar que esse é um sintoma, e não uma doença em si. Pode ser um sinal de que há alguma doença causando esse acúmulo de alguma substância na região abdominal. Veja as causas mais comuns para o problema.

1. Vermes

Os vermes estão entre as principais causas para a “barriga d’água” em gatos. O Dr. Ítalo Oliveira, médico-veterinário da Petz, explica que vários parasitas podem contaminar os bichanos.

Entretanto, dois se destacam por causar inchaço na região abdominal: a lombriga e a tênia. Esses vermes se alojam no intestino do bichano e, ali, começam a se reproduzir. Entre os sintomas, é comum encontrar o gato com a barriga inchada e dura.gato com barriga inchada

Outros sinais de verminoses são diarreia, vômitos e apatia. Por sorte, o tratamento não é complicado, e evitar a doença é mais fácil ainda. Basta manter a carteirinha de vacinação e vermifugação do seu pet em dia.

2. Peritonite infecciosa felina

Também chamada de PIF, essa é uma doença viral perigosa. É o que explica o Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz. “A PIF causa uma infecção severa na área chamada de peritônio, ou seja, a parte interna da barriga. É causada por um tipo de vírus particularmente agressivo, mas com baixa capacidade de transmissão”, comenta.

O contágio se dá através do contato com saliva, urina ou fezes de um pet contaminado. Além de gato com barriga inchada e dolorida, a PIV causa ainda febre, diarreia, vômitos e apatia.

Como a Peritonite Infecciosa Felina é uma doença agressiva, o tratamento é outro ponto delicado. “Infelizmente, não há um tratamento específico para curá-la”, comenta o Dr. Bruno. O veterinário, entretanto, pode receitar uma terapia de suporte, que irá auxiliar o organismo do pet a combater o vírus.

3. Tumores

Os tumores costumam assustar os tutores. Entretanto, essa condição nem sempre é tão agressiva. A Dra. Anna Carolina Massenzi, médica-veterinária da Petz, explica que o tumor nada mais é que o crescimento anormal de algumas células, gerando massa excessiva de tecido.

Eles podem ser tanto benignos quanto malignos, e apenas os do segundo tipo são chamados de cânceres. Alguns tumores em órgãos da região abdominal, como fígado, estômago e intestino, podem deixar o pet com uma aparência “inchada”.

Os sintomas dos tumores podem ser muito variáveis de acordo com o órgão afetado, e apenas um veterinário poderá diagnosticar o problema. Por isso, busque ajuda de um profissional o mais rápido o possível.

4. Síndrome de Cushing

A Síndrome de Cushing, também chamada de hiperadrenocorticismo, é caracterizada por uma alteração na produção de certos hormônios no organismo do pet. Esse quadro, por sua vez, geralmente está associado a tumores nas glândulas hipófise ou adrenal.

Apesar de ser mais comum em cães, a doença também pode afetar os bichanos, levando a diversos problemas, entre eles a barriga inchada. O tratamento vai depender da causa do problema. Caso seja um tumor, pode envolver cirurgia e quimioterapia.

As quatro doenças acima são os motivos mais comuns para barriga inchada em gatos. Entretanto, é importante relembrar que apenas um veterinário poderá determinar a origem do problema. Por isso, procure rapidamente a ajuda de um profissional!

Barriga inchada em gatos: diagnóstico e tratamento

O primeiro passo para diagnosticar a barriga inchada em gatos é determinar a origem do inchaço. Para isso, o veterinário poderá aplicar diversos exames, além de analisar o histórico do bichano e apalpar a região afetada.

Depois de descobrir a origem do sintoma, basta seguir o tratamento indicado. E essa etapa também pode variar bastante. Às vezes, um simples comprimido pode resolver o problema.

Em outros casos, o bichano pode precisar de cirurgia e outras terapias mais delicadas. Por isso, é muito importante seguir as recomendações de um profissional da saúde.

Remédio caseiro para gato com barriga inchada

Para gato com barriga inchada, remédio caseiro não funciona. Como vimos, esse quadro pode ter diversas origens, desde uma simples verminose até tumores ou doenças endocrinológicas.

Assim, procure um veterinário de sua confiança ao notar seu gato filhote com barriga inchada. Afinal, seu filho de quatro patas é motivo para tantas alegrias! Ele merece um tratamento de primeira, não é mesmo?gato com barriga inchada

Os Centros Veterinários Seres são um projeto da Petz, e lá você encontra profissionais especializados, que poderão tratar do seu amigo da forma mais eficaz! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita! Ficaremos felizes em ajudar você e seu bichano!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog