Gato pode comer chocolate? Descubra aqui!

Postado por PETZ, em 19/02/2021

Gatos
Gato pode comer chocolate? Descubra aqui!

Diferentemente de outros pets, os bichanos são muito seletivos em sua dieta. Por isso, é raro que um bigodudo assalte a dispensa e acabe se intoxicando com um alimento indevido. Entretanto, acidentes podem acontecer. Por isso, é importante saber, por exemplo, se gato pode comer chocolate

gato branco de perfil

Os doces, em sua maioria, não são indicados para os peludos. Mas será que há exceções? Se você deseja saber se gato pode comer chocolate, continue lendo! Aprenda sobre a alimentação do seu amigo! 

Gato pode comer chocolate? 

Apesar de ser delicioso, o chocolate deve ser ingerido com cuidado. O excesso de açúcar pode causar problemas de saúde, como diabetes, obesidade e hipertensão! Porém, para os pets, esse alimento é ainda mais perigoso! Afinal, há diversas razões porque gato não pode comer chocolate.

Esse alimento contém um composto chamado teobromina, que nossos amigos peludos não conseguem digerir. Dessa forma, a substância se acumula no organismo, levando a quadro de intoxicação. Por isso, se você está se perguntando se gato pode comer chocolate, saiba que o alimento está proibido para os bichanos! 

Ah, e isso vale para todos os diferentes tipos do produto! Então, se você está se perguntando se gatos podem comer chocolate branco, por exemplo, saiba que a resposta é a mesma: não podem! Se desconfiar que seu pet comeu um doce escondido, procure um veterinário o mais rápido o possível. 

Os gatos e os alimentos doces

Se você é fã de doce, provavelmente já pensou em compartilhar a sobremesa com seu filho de quatro patas, não é mesmo? Porém, nem sempre isso é uma boa ideia! Os bichanos, por exemplo, não são capazes de sentir os sabores doces. Como são exclusivamente carnívoros, esse tipo de alimento não faz parte de sua dieta. 

Além disso, alimentos impróprios para pets podem causar intoxicação! Por isso, não precisa ficar com pena por não dividir o chocolate com seu amigo! O melhor é buscar um petisco próprio para os bigodudos! Certamente, seu bichano irá desfrutar muito mais, e de forma segura! 

gato malhado deitado

Meu gato comeu chocolate, e agora? 

Mesmo que os bichanos não sejam fãs de doces, acidentes podem acontecer. Por isso, se você acha que seu pet ingeriu chocolate, é necessário atenção! Abaixo, separamos algumas recomendações sobre o que fazer quando o gato come chocolate.

  • Busque um veterinário: se o gato comeu chocolate, o primeiro passo é buscar um veterinário de sua confiança. Mesmo que o pet não esteja apresentando qualquer sintoma, procurar ajuda profissional é essencial. Intoxicação por chocolate é um assunto grave, que pode trazer consequências para a saúde do bichano; 
  • Não administre qualquer remédio: a medicação deverá ser aplicada somente com orientação de um veterinário. Mesmo que você tenha um remédio para gatos em sua casa, consulte um especialista antes de dá-lo para seu peludo. A dosagem do medicamento deve ser calculada pelo profissional, 
  • Fuja dos remédios caseiros: sob nenhuma hipótese ofereça remédios caseiros para seu pet. A ingestão de uma substância sem orientação médica pode complicar ainda mais a saúde de seu bichano. Por isso, esqueça as receitas milagrosas e busque ajuda profissional. 

Sabendo o que acontece se gato comer chocolate e seguindo os passos acima, você poderá cuidar do seu peludo com mais segurança. Apesar da intoxicação pelo alimento ser um tópico que merece atenção, quando o tratamento correto é aplicado o bichano tem grandes chances de se recuperar sem grandes complicações! 

Oferecendo uma alimentação saudável

Uma dieta equilibrada é essencial para uma rotina saudável. Como tutores, devemos oferecer sempre o melhor para nossos filhos de quatro patas! Por sorte, esse é um tópico fácil de se resolver. Especialistas sempre concordam que o melhor alimento para os pets é a ração. 

Elaborado de forma cuidadosa, esse alimento contém tudo que os peludos precisam na medida certa! Basta procurar a Petz mais próxima e escolher a ração que mais se encaixe aos gostos de seu bichano! 

Ah, e se quiser variar no cardápio do peludo também é muito fácil! Na Petz você encontra petiscos saudáveis e seguros que irão ajudar a dar aquele agrado especial para seu bichano! Procure a unidade mais próxima ou acesse nossa loja virtual! 

gato com preguiça

Agora que sabe se gato pode comer chocolate, veja outros alimentos tóxicos para o felino no blog da Petz. Por aqui, você encontra diversos conteúdos que auxiliam na tutoria responsável. Confira!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *