Curiosidades

Gato pode comer couve? Saiba se o vegetal está liberado!

Publicado em 06 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

A couve é um alimento tipicamente brasileiro, presente nas mesas e cardápios de todo o país! Seja na clássica feijoada ou como acompanhamento, essa deliciosa folha é sucesso absoluto! Mas será que gato pode comer couve

gato brincando

Se você está interessado na dieta do seu bichano, continue lendo! A seguir, aprenda se gatos podem comer couve e quais os petiscos permitidos para os amigos de quatro patas! 

Seguindo a dieta dos felinos

Uma das principais recomendações para uma tutoria responsável é seguir os instintos naturais de nossos amigos peludos. Respeitando a natureza dos pets, garantimos uma rotina mais saudável e segura a eles! Isso vale também para a alimentação. 

Conforme lembra a Dra. Suelen Silva, médica-veterinária da Petz, os bichanos são exclusivamente carnívoros. Na vida selvagem, os felinos sobrevivem de suas caças. É esse o motivo pelo qual os bichanos possuem garras afiadas e são tão silenciosos! 

Assim, a dieta dos gatos deve ser sempre rica em proteínas e gorduras, que são os principais nutrientes encontrados em carnes.

Adaptando a dieta para o ambiente doméstico

Sabendo que a dieta dos bichanos é exclusivamente carnívora, é comum surgir dúvidas sobre comidas que gatos podem comer. A Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, explica que essa é uma questão mais fácil do que parece. 

“A ração é sempre o alimento mais indicado. Isso porque atende todas as exigências nutricionais do gato”, comenta. Ou seja, um bom pote de ração contém tudo o que seu peludo precisa! 

Além disso, a veterinária ressalta a praticidade do alimento. “É de fácil acesso, tem um tempo de conservação maior e oferece facilidade para os tutores na hora da alimentação”. 

Em outras palavras, a ração é item indispensável nos lares dos pais e mães de pets! Por isso, se você está se perguntando o que gato pode comer, pare e pense: seu bichano já recebeu um bom pote de ração hoje? 

gato na cama

Gato pode comer couve? 

Mesmo sabendo que a dieta dos bichanos é exclusivamente carnívora, muitas vezes os tutores pensam em formas de variar o cardápio dos seus pets. Os petiscos são sempre muito bem-vindos, mas será que gato pode comer couve? 

A Dra. Luiza comenta que esse alimento, apesar de não ser o mais indicado, está liberado para a dieta dos felinos! “É verdade que os gatos são exclusivamente carnívoros, mas os vegetais e plantas contêm fibras que auxiliam no processo de digestão e trânsito intestinal”, comenta. 

Por isso, verduras para gatos, como a couve, estão permitidas! Porém, é importante lembrar que os vegetais devem ser apenas um petisco. Os felinos precisam de proteína em sua dieta, e, por isso, a ração deve ser a base de sua alimentação. 

Como servir couve para os gatos

Apesar de ser considerado um alimento seguro, para servir couve para gatos é necessário seguir algumas recomendações. Isso vale não só para a hora da preparação, mas também para a frequência e quantidade. Seguindo as recomendações abaixo, seu peludo poderá desfrutar do vegetal de forma mais segura: 

  • Prefira alimentos orgânicos: os alimentos orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos. Por isso, são mais seguros para os pets; 
  • Higienize bem os vegetais: todo vegetal deve ser bem-higienizado antes do consumo. No caso da couve, é uma boa ideia deixar as folhas de molho por alguns minutos; 
  • Não tempere: a couve pode ser ingerida crua ou refogada. Independente da opção escolhida, é importante que você ofereça o vegetal sem nenhum tempero. Sal, alho e cebola são tóxicos para os bichanos; 
  • Corte em pedaços pequenos: as porções pequenas irão facilitar a ingestão. 
  • Controle as porções: a couve deve ser oferecida como petisco. Meia folha é o suficiente para seu bichano aproveitar o vegetal! 

Seguindo os passos acima, seu gato pode comer couve de forma mais segura. Entretanto, lembre-se que, por ser um vegetal, esse alimento não contém os nutrientes que os bichanos precisam. Por isso, ofereça sempre uma ração de qualidade para seu bigodudo! 

gato filhote brincando

Gato pode comer couve, mas será que há verduras proibidas para os bichanos? Tire essa e outras dúvidas a respeito da alimentação dos gatos aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog