Gato urinando sangue: o que fazer?

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 6, 2020

Bem-Estar
Gato urinando sangue: o que fazer?
Tempo de leitura: 5 minutos

Cuidar da saúde de nosso pet é sempre uma grande responsabilidade, e alguns sintomas nos deixam apreensivos por sua gravidade. É o caso de gato urinando sangue. Ao notar que o xixi de seu filho de quatro patas está com uma cor diferente, é compreensível que o tutor fique receoso.

gato olhando para foto

Afinal, esse parece ser um sintoma sério! Mas o pode deixar a urina do gato com sangue? Como ajudar nossos amigos nessa situação? Consultamos uma especialista e tiramos todas as dúvidas sobre o assunto. Continue lendo e saiba mais!

Gato urinando sangue: um problema grave?

Encontrar sangue é sempre motivo para preocupação. Esse é um dos sintomas de gato doente relacionado a problemas complexos e difíceis. Mas será que gato urinando sangue é um problema grave? 

A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que devemos, sim, ficar preocupados com esse sintoma. “Pode significar algum problema no trato urinário, o que necessita atenção”, complementa. Assim, se perceber que seu gato está urinando sangue, procure um veterinário o mais rápido possível.

Percebendo problemas urinários

Gatos são pets muito higiênicos, e isso é visto como uma ótima qualidade por muitos tutores! Afinal, com os bichanos não precisamos nos preocupar em ensinar onde fazer suas necessidades: eles naturalmente buscam a caixa de areia! Entretanto, essa característica dos bichanos pode atrapalhar a identificação de doenças.

Como as areias geralmente formam uma mistura bem uniforme, fica difícil notar um gato doente urinando sangue. Para perceber se seu pet precisa de ajuda, a dica é ficar de olho no modelo de areia utilizado.

  • A sílica é um tipo de areia mais moderno, que absorve melhor a urina e o odor. Além dessas qualidades, costuma ser de cor clara. Assim, fica mais fácil observar se há algo diferente na urina do seu amigo.
  • A areia higiênica para gato geralmente confunde a cor da urina dos felinos. Por ser marrom, o sangue pode ficar escondido. Assim, a Dra. Cássia recomenda o uso do tapete higiênico. “Se o tutor desconfiar de alguma alteração, coloque um tapete higiênico embaixo da areia, pois parte da urina fica retida.”, explica.

Mas não espere ter certeza para buscar ajuda médica. Ao menor sinal de necessidades com sangue ou comportamento diferente de seu pet, como o gato chorando, procure logo um veterinário. Outros sintomas de que seu amigo pode estar com problemas urinários são:

  • Dificuldade para urinar;
  • Incontinência urinária;
  • Ir várias vezes à caixinha sem conseguir urinar;
  • Demonstração de dor;
  • Letargia;
  • Falta de apetite,
  • Mudanças de comportamento.

Para saber se um bichano está doente, há uma dica importante. Como os felinos cuidam muito de sua higiene, basta observar se o pet está sujo. Quando o gato começa a aparecer com pelos ensebados, mau cheiro ou outros sinais de sujeira, busque logo ajuda veterinária.

Gato urinando sangue: o que pode ser?

Assim como em outros casos, gato urinando sangue é um sintoma, não uma doença em si. A Dra. Cássia explica que diferentes enfermidades podem deixar nossos amigos peludos com problemas no sistema urinário. Entre as mais comuns, a veterinária cita:

  • Cistite idiopática: também conhecida como doença do trato urinário inferior, é uma inflamação na bexiga, que causa dor e desconforto para o pet. A inflamação pode ter diferentes causas, e o gato urinar sangue é um sintoma comum;
  • Cálculos em vias urinárias: o cálculo ou pedra é outro problema comum em bichanos. Ele pode se originar em diferentes locais, como rim, bexiga ou canal urinário, sempre causando muita dor e incômodo,
  • Neoplasias: tumores em diferentes órgãos também podem ter a urina no sangue como sintoma.

Como podemos observar, urina no sangue de gato é um dos sinais de que o gato está doente. Assim, o melhor é buscar ajuda de um veterinário experiente, que saberá receitar o tratamento correto.

Diagnóstico e tratamento

Quando um veterinário recebe um gato com urina no sangue em seu consultório, irá realizar uma série de exames que podem envolver raio x, ultrassom, exame de sangue, entre outros.

gato deitado no chão

Com os resultados em mãos, o especialista poderá verificar qual o tratamento mais indicado. A Dra. Cássia explica brevemente como cuidar de algumas doenças comuns:

  • Cistite idiopática: a mudança na alimentação e melhora da ingestão de líquidos é essencial. O tratamento também pode envolver ansiolíticos e mudanças na rotina do pet;
  • Cálculo em vias urinárias: dependendo do tamanho da pedra, é tratado com analgésicos, mudança de alimentação e ingestão de água. Caso seja maior, pode ser necessário intervenção cirúrgica,
  • Neoplasias: no caso de tumores, vai depender da localização e desenvolvimento da doença. Geralmente, intervenção cirúrgica e quimioterapia costumam ser o tratamento mais indicado.

Lembrando que a urina no sangue pode ser um sintoma sério. Nunca tente uma receita caseira sem antes consultar um veterinário. Muitas vezes, sem o diagnóstico correto, podemos atrapalhar a recuperação do pet por falta de informação.

Gatos e água: uma relação difícil

Quem tem um bichano em casa sabe que esses pets não são muito chegados em água. Além de odiarem tomar banho, às vezes passam horas ou até mesmo um dia inteiro sem se hidratar. Essa é causa de boa parte das doenças urinárias em gatos!

Segundo especialistas, isso ocorre porque os bichanos não gostam de água suja ou parada: preferem água em movimento. Por isso que, em muitos casos, os gatos sobem na pia, pedindo para o tutor deixar a torneira pingando para que eles se hidratem.

gato deitado olhando para foto

Para mais informações sobre como cuidar do gato urinando sangue e outras doenças de felinos, visite o blog da Petz! Além disso, você também pode contar com a ajuda de nossos veterinários quanto a saúde do seu peludo.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *