Higiene pet: com o que se preocupar

Postado por PETZ, em 31/03/2021

Cães
Higiene pet: com o que se preocupar

Entre os principais cuidados para manter o amigo de quatro patas sempre saudável e sem desconfortos está a higiene. E mesmo tomando todas as medidas possíveis, é comum se descuidar e acabar esquecendo de alguma parte do corpo para fazer a higienização. Por isso, estar atento à higiene pet é a dica básica para que o peludo permaneça saudável. 

cachorro tomando banho

Nesse caso, se você já leva o cãozinho ou gatinho para banho e tosa no pet shop, é provável que ele permaneça limpinho por uns dias. Isso porque, além de fazer a higienização da pelagem, os especialistas também limpam as orelhas, cortam as unhas e verificam possíveis sujeiras no peludo. 

No entanto, pode ser que alguma região passe despercebida ou que você não tenha levado seu peludo por um longo período. Além disso, também acontece de não higienizarmos regiões importantes, como as patas. Em casos como esse, preparamos uma lista com cuidados com pet que vai deixar seu peludo limpinho e cheiroso!

Escovação diária 

Muitas pessoas não fazem a escovação diária em seus animais de estimação por acreditarem que não há necessidade. Mas a verdade é que a escovação é muito importante, pois além de eliminar os pelos mortos, permite que novos pelos surjam. 

Outra vantagem da escovação no caso de cães e gatos de pelos longos é que ela previne nós e acúmulo de bactérias nos pelos. Ou seja, a escovação é parte básica da higiene pet e de uma tutoria responsável. 

Higienização das patas

Após os passeios diários as patas do cachorrinho provavelmente estará bastante suja. Fazer a higienização pet do local antes mesmo de entrar em casa permite que o peludo não traga doenças para dentro de casa e não contamine objetos como a caminha dele, o sofá e outros locais. 

Então, ao se perguntar como cuidar de um pet, lembre-se sempre de sua patinha, pois essa parte do corpo carrega doenças que podem ser transmitidas, inclusive, para os humanos! 

Fique sempre de olho na região das orelhas 

Principalmente para animais de orelhas longas, a região pode causar diversos desconfortos e doenças como, por exemplo, a otite. Isso ocorre porque, após os banhos, quando as orelhas não estão secas corretamente, as bactérias se aglomeram e provocam problemas de saúde no pet. 

Nesse caso, entre os cuidados com seu pet na região da orelha, se você perceber que as orelhinhas dele estão úmidas, seque-a imediatamente. Além disso, com o auxílio do algodão tire possíveis sujeiras que podem estar presentes na região. E, caso verifique alguma anormalidade, não exite em procurar um médico veterinário. 

cachorro feliz

Escove os dentes do seu cão e do seu gato

Escovar os dentes do seu peludo é de grande importância. Assim como nós, os animais estão suscetíveis a cáries, tártaros e mau hálito no decorrer da vida. Mas, quando é feita a higienização pet correta, esses incômodos bucais não são uma preocupação.

Portanto, não deixe de ter um dedal ou uma escova de dentes próprias para a espécie do seu bicho de estimação, também obtenha uma pasta de dente própria para cães e gatos. Fazer a limpeza bucal pelo menos duas vezes na semana vai deixar seu peludo com a boca livre de doenças e com um hálito fresco! 

Cuidados com o pet no verão e no inverno

O verão é uma época quente que incomoda até mesmo os animais, principalmente os mais peludos. E quando falamos em higiene e cuidados com o pet no verão, é preciso estar atento, pois além da secura que pode provocar incômodos no focinho, as patas também podem ser queimadas pela calçada quente.

Por isso, se você quer uma higiene completa, hidrate o focinho do peludo com certa frequência, hidrate-o bastante e, dependendo da temperatura, aumente os períodos dos banhos. 

Já no caso de cuidados com o pet no inverno, apesar de ser mais ameno para os cãezinhos e gatinhos que aguentam baixas temperaturas, os cuidados com a higiene pet podem ser diferentes. Por exemplo, em um dia frio em vez levar o seu amigo para o banho, é possível fazer a higienização pet com um banho a seco. 

É importante lembrar que o banho a seco não substitui o banho tradicional, no entanto, não corre o risco de provocar doenças como pneumonia, por exemplo! A escovação no inverno também ajuda a diminuir os banhos, dado que não são formados nós e os pelos não ficam embaraçados.

tutor tirando pelo de cachorro

Saber os principais cuidados com a higiene pet vai favorecer seu amigo de estimação para que ele tenha uma vida longa e saudável. E se você gosta de conteúdos como este, veja outros artigos aqui, no blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *